ACORDEM! VAMOS PARA A ESCOLA BÍBLICA!

Compartilhe

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15
Numa igreja pentecostal o pastor resolveu chamar os irmãos para a responsabilidade com a Escola Bíblica.
Um por um dos crentes preferia abandonar a igreja a se comprometer.
Num certo dia todos retornam confessando que estavam errados ao se abraçarem as suas desculpas e se distanciarem da Casa de Deus

Personagens: Pastor, Crente Pentecostal, Dona de Casa, Dorminhoco, Mãe desnaturada ,Filho 1, Filho 2, Crente Trabalhador .

CENA 01 – Ato 01 – Noite/Antes do Culto/Pastor e ir. Layce/ Reunião

Pastor está sentado em sua mesa quando a irmã Layce chega

IRMÃ LAYCE: Pastor! Vim aqui falar de um grave problema pro Senhor que está acontecendo aqui na nossa igreja.

PASTOR: Oi minha irmã, a Paz do Senhor, diga o que é.

IRMÃ LAYCE: É o seguinte Pastor, quase ninguém vem pra Escola Bíblica! Isso é um prejuízo muito grande para a igreja e para a vida espiritual dos irmãos!

PASTOR: Com certeza irmã, eu já estava aqui pensando nisso também. Sente aqui irmã ( Ir. Layce se senta) Olha irmã, eu não sei mais o que fazer! Já apelei no púlpito em todos os cultos da semana! Já fiz de tudo, e nada, os irmãos parece que não atentam para o valor que tem a Escola Bíblica. Sim, entendo alguns , porque são exceções, mas a maioria não vem sem nenhum motivo. Eu sempre tento dar o melhor, a senhora também, os professores também…( Pastor para e pensa) Aaah ! Mas agora já sei! Vou saber o porque eles não vêm! Isso é uma falta de compromisso não comigo nem com os professores, mas com Deus. Já, já tem culto e vou perguntar de um por um o motivo deles não virem para a Escola Bíblica.

CENA 02 – Ato 02 – Noite/Culto/ Todos os personagens

(As cadeiras estão posicionadas em fileiras como se fosse a igreja e uma mesa como se fosse o púlpito) (Os irmãos chegam alegres e satisfeitos)

(As crianças correm pela igreja) (Irmã Layce se levanta da cadeira e vai atrás das crianças)

IRMÃ LAYCE: Eeii crianças!!Rita! Matias!!! (Grita e corre atrás delas) Não é pra correr dentro da igreja!! Fiquem sentadinhos e não conversem (Coloca os meninos perto da mãe deles)

(Os irmãos ficam conversando baixo em 2º plano)

FILHO 1: Aff Tia Layce!! A senhora só fica atrás da gente!

FILHO 2: É mesmo! Me dá logo um bombom ai!

MÃE DESNATURADA: Menino!! Se comporte! Olha o respeito (Fala toda sem sal)

IRMÃ LAYCE: Késia, toma de conta dos teus filhos! Ensina eles a se comportarem!

MÃE DESNATURADA: Valha! Eu não vou nem me estressar, porque hoje eu quero é receber! Eu to cheinha!

(Ir. Layce vai no Pastor e fala com ele)

IRMÃ LAYCE: Pastorzinho querido! Eu vou ficar lá no bebedor tomando de conta pras crianças, pra não ficarem com baderna, tá certo!? Mas o senhor pode começar a reunião sem mim.

CRENTE PENTECOSTAL: Eita Jesus! Que hoje eu quero ouvir a tua voz e dar é lugar mermo! Fala comigo Senhor! Me entrega aquela bênção que eu preciso! Eita terra!

DONA DE CASA: Valei-me Jesus dos Crentes! Me esqueci de dar o milho pras galinhas! Aii Jesus!! E agora! Tomara que esse culto termine cedo! E a janta nem tá pronta ainda.

HOMEM TRABALHADOR: É mesmo é irmã?

DONA DE CASA: Num é! Nem fiz ainda porque hoje eu lavei a louça, fiz almoço, paguei as contas, lavei as roupas, passei as roupas, lavei os banheiros, lavei a varanda, limpei o quintal, arrumei as camas, espanei as janelas e as telhas, bati os tapetes, e um monte de outras coisas.

HOMEM TRABALHADOR: E eu to aqui cansadão, mais um dia de trabalho! Com aquele chefe tal de Jacaré. Ai, ai! Mas eu sei, eu sei que Deus vai me colocar em um cargo maior ainda, vou ser diretor daquela empresa. Amo meu trabalho irmã, amo mesmo.

(Jovem dorminhoco está cochilando na cadeira) (As crianças vão fazer barulho perto dele)

(Jovem acorda assustado)

DORMINHOCO: O que? Onde eu estou? Aah! Saiam daqui crianças! Aff, sei não, precisam é de uma oração de libertação! Tava aqui dando um cochilo e essas pestinhas me acordam.

CENA 03/ Ato 02

PASTOR: Bem irmãos. A Paz do Senhor Jesus! Vamos dar início a mais um culto de doutrina pra honra e glória do Senhor! Hoje o culto vai ser importante e vamos mudar a liturgia. Vamos começar com a pregação e terminar mais cedo, amém?

TODOS: Amém!

CRENTE PENTECOSTAL: Eita Jesus!! Já vai logo começar falando é? OOO Glóriiias! Maravilhas!

DONA DE CASA: Ahh!! Então o culto vai terminar cedo! Dá tempo eu botar a comida pras galinhas e fazer a janta! Ah coisa boa!

Jovem DORMINHOCO: Bom mesmo o! Só assim eu chego em casa e durmo mais tempo!

PASTOR: Amém, sem mais delongas , vamos começar! Abram suas Bíblias no livro de II Pedro 3:18 que diz assim: Crescei na graça e no conhecimento. Agora abram no livro de ____________ que diz o povo peca por falta de conhecimento. Amém?? Vocês podem sentar glorificando ao Senhor.

TODOS: Glória a Deus! Aleluia!

PASTOR: A Palavra de Deus nos dá uma ordem, a ordem é pra crescer na graça e no conhecimento.

Existem muitas pessoas hoje em dia que querem crescer no conhecimento.

Fazem curso de teologia, procuram ter carteirinha de convenção e até se autointitulam doutores em divindade, para muitos só pode ser Pastor se tiver curso de teologia.

Do que adianta você ter grandes conhecimentos da Bíblia se não tiver espiritualidade?

Do que adianta decorar a Bíblia de ponta a ponta e não ter o Espírito Santo de Deus e nem acreditar nos seus movimentos?

Do que adianta ter um curso de teologia e não ter o Espírito Santo nem o chamado de Deus na vida?

Crente Pentecostal : Eitaa!! É verdade Senhor!

PASTOR: Mas calma!! Esse não é o problema daqui da igreja, estou apenas começando a mensagem, o problema daqui é que o povo só quer crescer na graça.

Só quer crescer no comodismo, debaixo do amor de Deus, e não busca o conhecimento.

Só querem receber e receber, querem dons, querem isso, querem aquilo.

Mas o conhecimento que é bom?

Nada!

A Bíblia nos fala que o povo peca por falta de conhecimento.

Não peque meu irmão, e muito menos por falta de conhecimento.

Procure conhecer as escrituras, procure buscar a Deus.

A Escola Bíblica foi feita pra isso, para aprendermos e conhecermos as Escrituras.

Não podemos viver no comodismo, comodismo esse que nos prende ao sono da negligência. Irmão Douglas! Porque que você não vem para a Escola Bíblica e quando vem pros cultos só sabe dormir?

DORMINHOCO: É o que seu pastor? Você tá ficando doido é? Olha aqui, eu não venho pra Escola Bíblica porque eu durmo de manhã. Durmo o sono dos justos. E a Bíblia fala pra gente descansar nos braços do Senhor! Eu num to nem ai!

PASTOR: Onde é que está escrito isso? Que devemos descansar nos braços do Senhor?

DORMINHOCO: Sei não ó pastor! Só sei que tem escrito!

PASTOR: Tá vendo ai! É pra isso que serve a Escola Bíblica, nem o versículo você sabe onde está e ainda está interpretando de forma errada, por isso está pecando!

DORMINHOCO: Me chamou de burro?? Pois fique sabendo que aqui eu não piso mais!” Cansei! Cansei mesmo! Vou dormir!

(Dorminhoco sai da igreja)

PASTOR: Ei irmão!

CRENTE PENTECOSTAL: Eu? (Aponta pra ele e fica olhando pra trás)

PASTOR: É ! É você mesmo!

(O Crente Pentecostal levanta a mão e começa a glorificar!)

CRENTE PENTECOSTAL: Eita!! Eu to é crendo! Aleluia! Aleluia! Fala Deus!

PASTOR: Se você é profeta leia mais a Bíblia e saiba que na Bíblia também tem a Escola de Profetas! Até os profetas iam para a Escola! Venha pra Escola Bíblica irmão! O crescimento não é só na graça não!

CRENTE PENTECOSTAL: Eis que eu te digo: Mexeu comigo, come terra viu?! Eu ein! Sai pra lá! Levo desaforo de ninguém não! Com minha presença aqui você não conte mais! Fui!

(Crente Pentecostal sai da igreja)

PASTOR: Você ai irmã Késia! Tome vergonha! Deixe de trazer seus filhos pra cá e voltar pra casa. Venha com eles e fique na Escola Bíblica também, dê exemplo para eles!

MÃE DESNATURADA: Pastor! Eu não aguento esses meninos!

PASTOR: Deixe de ser desnaturada e ponha moral e ordem em sua casa, mas só te digo uma coisa, dê exemplo primeiro!

MÃE DESNATURADA: Pastor! Esses meninos não querem vir pra igreja! E quando vem não se comportam!

PASTOR: Olha aqui ! Crie vergonha primeiro,e venha com eles pra Escola Bíblica e pros cultos e coloque moral neles dentro da Casa de Deus também!

MÃE DESNATURADA: Pois sabe de uma coisa, não vem é mais ninguém! Nem eles nem eu! Fui!

(Mãe Desnaturada sai da igreja)

PASTOR: E você irmã! Por que você não vem pra Escola Bíblica?

DONA DE CASA: Olha Pastor! Eu tenho almoço pra fazer, roupa pra lavar, casa pra varrer, banheiro pra limpar, roupa pra passar, quintal pra limpar…

PASTOR: Chega irmã! Sua vida não se resume só nisso! Organize seu tempo a partir de hoje! Você tem que fazer sim seus afazeres de casa, mas primeiramente pense na obra do Senhor! Faça suas coisas cedo e dedique seu tempo ao Senhor também…

DONA DE CASA: Mas eu dedico sim meu tempo ao Senhor, você quer que eu fique sem almoçar é? Você quer que meus filhos e meu esposo passem fome??

PASTOR: Olha aqui irmã! A Escola Bíblica começa nove horas, se você se acordar sete horas dá tempo você fazer seu almoço, vir pra escola e ainda vai chegar cedo em casa, A Escola Bíblica termina onze horas. Agora você que está falhando e está sendo uma mulher tola nesse ponto.

DONA DE CASA: Maninho! Eu fui tola mesmo em vim pra cá. Negócio de Escola Bíblica, tenho tantos anos de cristã e nunca precisei disso! Fui!

(Dona de casa sai da igreja)

PASTOR: E você irmão, por que você não vem?

HOMEM TRABALHADOR: Olha aqui Pastor! Eu fico segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado trabalhando, será que eu não posso nem descansar no domingo?

PASTOR: Pode sim irmão! O problema é que você ama seu trabalho! Acaba se esquecendo de Deus primeiramente e depois da sua família.

HOMEM TRABALHADOR: Amo sim meu trabalho, mas você que está errado, eu dedico meu tempo a Deus e pra minha família, quando dá. Eu sempre dizimo e quem é que não gosta de mais um dinheirinho no final do mês? Por isso faço horas extras.

PASTOR: Olha irmão, como Deus vai te deixar ser diretor de uma empresa, se nesse cargo que você está você já está errando? Você não pode amar seu trabalho mais do que Deus, se sacrifique pra pelo menos ficar 2 horinhas na Escola Bíblica. Você tem que se contentar com o que tem, não precisa ficar se matando fazendo hora extra e depois não vir pra igreja. Vigia irmão!

HOMEM TRABALHADOR: Ah então quer dizer que você está dizendo que eu não vou conseguir? Eu também vou sair dessa igreja e pode ficar sabendo que aqui eu não dizimo mais.

(Homem Trabalhador sai da igreja)

NARRADOR: Tempos depois, os irmãos começaram a perceber que longe da Casa do Senhor e da Escola Bíblica, suas vidas deram uma reviravolta e ficaram ainda piores! Então decidiram voltar a igreja e cumprir o compromisso com o Senhor de ir a Escola Bíblica.

Blackout / Fade in

PASTOR: (orando de joelhos) É Senhor, a verdade é dura , mas tem que ser falada!

(Chegam os irmãos na igreja)

TODOS: Pastor!! Pastor!!

(Pastor se levanta e vai falar com eles)

PASTOR: O que houve amados?

HOMEM TRABALHADOR: Nós reconhecemos que estamos errados!! Precisamos vir sim para a Escola Bíblica, eu amava demais o meu trabalho e colocava ele como prioridade e primeiro lugar em minha vida. Mas agora me dei conta de que você passa metade da vida trabalhando e outra metade gastando o dinheiro que conseguiu com remédios. Não quero isso pra mim!!

MÃE DESNATURADA: A minha casa ficou de mal a pior, sem meus filhos virem para a igreja, eles ficaram ainda mais rebeldes. Eu quero ensinar meus filhos no caminho em que se deve andar. Vou sim tomar uma atitude, dar exemplos e vir para a Escola Bíblica com eles, pois é muito importante!

CRENTE PENTECOSTAL: Reconheci que não adianta eu correr atrás de dons, de bênçãos e muitas vezes eu dizia que queria ouvir a voz de Deus, indo pra todos os cultos pentecostais, mas agora sei, que Deus deixou a sua Palavra, que é a Bíblia e nela eu posso sim ouvir a voz dele e saber qual a vontade dele para a minha vida. Hoje volto pra igreja e vou participar da Escola Bíblica.

DORMINHOCO: É como a Palavra diz Desperta tu que dormes e Cristo te esclarecerá, eu ia para os cultos e muitas vezes nem me dava conta deste privilégio, dormia quase todos os cultos na hora da pregação. As musicas eram legais, os meus amigos, é bom encontrar a galera, mas na hora da pregação eu sempre dormia. Não quero mais ser um dorminhoco, tanto fisicamente na igreja, quanto espiritualmente na Palavra, quero ser um jovem de Deus de verdade! Vou sim voltar para a Casa de Deus e ir para a Escola Bíblica, quero ser a diferença!

DONA DE CASA: Eu sempre colocava empecilhos para não vir para a Escola Bíblica e até mesmo muitos cultos, mas hoje sei que tenho que administrar bem o meu lar! Posso sim servir a Deus com todas as forças e sendo uma grande mulher para meu esposo e uma ótima dona de casa! Tenho que estabelecer ordem! E isso irei fazer a partir de agora! Vou voltar para a Casa de Deus e vou sim para a Escola Bíblica!

PASTOR: Glória a Deus!! Deus sabe o que faz!! Aleluia! Então me deem um abraço!!

NARRADOR: E a história da Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil em Matões termina com um final feliz, todos os irmãos vão para a Escola Bíblica e todos vivem felizes para sempre!!

Venha você também para a Escola Bíblica! Falta só você!

 

Twitter: @aldair_xavier_

Instagram: Aldair.xavier

O autor solicita ser comunicado via email por cada grupo que for montá-la. (josealdair782@gmail.com)

Peça: Acordem!! Vamos para a Escola Bíblica! – Teatro Peniel – 29/06/2015

Autores:
davikr