A Bíblia ganha voz para ensinar a Parábola do Semeador para as crianças. De forma divertida e pedagógica, ela narra a história de um homem que saiu a semear — e, conforme as sementes caíam em diferentes tipos de solo, representavam corações com atitudes distintas diante do Evangelho.
Por meio de cenas encenadas por crianças, o público vê exemplos reais: alguns rejeitam a Palavra por causa dos problemas, outros desanimam diante das dificuldades ou se deixam levar pelos prazeres do mundo. Mas há também aqueles que permanecem firmes, como Joana, que decide obedecer a Deus e dá muitos frutos de fé.
Ao final, todos aprendem que o coração que acolhe a Palavra com fé e obediência torna-se “terra boa”, capaz de produzir frutos para a glória de Deus.
BÍBLIA: Olá gente, eu sou a Bíblia. Hoje eu estou muito feliz! Sabe por quê? Porque vou contar uma história para essas crianças lindas aqui. Não vou ficar enrolando muito não, se não vai dar tempo de contar tudo. Vocês querem ouvir mesmo? Então vamos prestar muita atenção, muito silêncio agora.
(abre a Bíblia)
BÍBLIA: Jesus estava reunido com o povo assim como a gente aqui hoje, e começou a contar a história de um homem que saiu para semear, ou seja, que ia plantar algumas sementes. E quando ele começou a espalhar as sementes algumas caíram na beira do caminho.
(Nesse momento entram duas crianças conversando.)
FERNANDA: Sabe Deus é muito bom e Ele quer salvar você, basta você deixar, pois Ele quer mudar a sua vida e vai transformar a sua família.
RODRIGO: Que mudar de vida o que, meu pai não para de beber, minha irmã vive brigando comigo, ninguém pode mudar isso.
(vira a página da Bíblia)
BÍBLIA: iiiiiiiiih você viram o que aconteceu aqui? Na historia que Jesus contava fala que quando as sementes caíram na beira do caminho, os passarinhos vieram e comeram a semente, ou seja, não deu tempo de ter contato com a terra. Como aconteceu aqui, ela tentou falar da palavra de Deus para o amigo, mas o amigo estava com tantos problemas que nem prestou atenção e acha que sozinho ele vai conseguir resolver tudo. Tadinho dele.
(mostra a segunda imagem)
Continuando, na historia Jesus também disse que outra parte das sementes caiu em lugar que tinham muitas pedras e pouca terra, com isso as sementes logo brotaram, mas não tinham raízes, o sol veio e queimou.
(Ana Luiza entra na sala chorando, Maria Eduarda vendo aquilo fica preocupada.)
MARIA EDUARDA: O que aconteceu?
ANA LUIZA: Está muito difícil vir à igreja sabe? E não ficar mais brincando com os meus amigos, e para piorar essa semana está chovendo e eu não quero sair de casa para vir pra igreja na chuva, ainda que é na hora que passa o meu desenho favorito.
MARIA EDUARDA: Ué, mas você não aceitou a Jesus semana passada e estava fazendo tantos planos com muita alegria? Você até disse que era tudo muito bom e diferente. O que aconteceu?
ANA LUIZA: há! Eu cansei por que os meus amigos do mundo são mais legais, tem muitas coisa divertida e eu estou perdendo muito tempo vindo à igreja. Vou desistir de tudo. Tchau, a gente se encontra por ai (ela sai chorando da sala).
BÍBLIA: Estão vendo crianças? Deus compara as sementes que caíram entre as pedras com o coração de pessoas que vão à igreja, aceitam Jesus, acham tudo muito legal no começo, mas quando vem a primeira dificuldade e as primeiras escolhas difíceis, preferem sair a ficar na igreja e confiar em Deus. Maaaas… vamos continuar logo com isso por que eu tenho que terminar logo essa historia para a gente brincar. Mas na frente na historia fala de outras sementes que caíram entre os espinhos que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram.
JULIA: Você está sabendo da festa sábado que vem na igreja?
GABRIEL: Estou sim, você vai?
JULIA: Claro que sim, vou participar da peça. E ainda vai ter um concurso de dança lá. Aaah estamos precisando de pessoas pra peça você pode ir?
GABRIEL: Claro, faço tudo pra louvar ao nome do Senhor.
JULIA: É bom ver você tão animado em fazer as coisas de Deus, mas deixa eu ir lá por que ainda vou ensaiar com o pessoal a dança pra competição pois eu quero ganhar o prêmio. Tchau, até mais.
(entra outra criança)
RENATO: Oi e ai tudo bem? Está sabendo que vai ter campeonato de futebol, e depois a gente vai para o apartamento de Daniel pra jogar videogame e bolinha de papel em todo mundo?
GABRIEL: Caramba que maneiro quero muito ir. Quando vai ser?
RENATO: aah vai ser no sábado que vem, tem alguma coisa?
GABRIEL: Iiiih, tem festa na igreja vai dar pra ir não.
RENATO: Festa na igreja? Vai trocar tudo isso por uma festa na igreja? Não aquento mais ouvir você falando de igreja.
GABRIEL: Na verdade eu não estava querendo ir muito não, até porque eu não vou fazer nada de importante. Acho que dá pra ir sim e manda os meninos tomarem cuidado pois a taça do futebol quem vai levar vai ser o meu time.
RENATO: É assim que se fala me deixa ir lá, pois preciso ver se a Joana vai na festa por que eu gosto muito dela . Xau.
BÍBLIA: Nossa, que triste ver o que esse menino fez, trocar ir a igreja e ser uma benção, para brincar com os amigos e ainda mentiu dizendo que não ia fazer nada de importante… O tipo de semente que cai no meio dos espinhos é assim, pessoas que ouvem a Palavra e estão alegres na Igreja, falando que podem ir em todos os eventos, mas se vier alguém do mundo e falar sobre algo que pareça ser melhor, logo esquecem de Deus e escolhem ir para o mundo. Depois de vê tanta gente que não liga para nada e por causa de coisas do mundo esquecem-se da igreja, Jesus fala do último grupo de sementes que caíram em terra boa. Das sementes que floresceram e brotaram e dão muitoooooooooos frutos.
RENATO: Joana, que bom te encontrar. Você vai na festa no sábado?
JOANA: Na festa da igreja vou sim. Você vai?
RENATO: Festa de igreja? Fala serio! Eu estou falando da festinha que vai ter na casa do Daniel vamos?
JOANA: Que ir o que, Eu sou evangélica e Deus diz que essas festinhas não são lugares para se
frequentar, até porque vocês não vão fazer nada de bom.
RENATO: Claro que vamos, e outra você é da igreja desde quando era pequena, está na hora de aproveitar um pouco.
JOANA: Não não, esse tempo todo que eu estou na igreja eu prendi que temos que ser diferentes e essas coisas do mundo não vai me trazer nada de bom, pois eu leio a bíblia todo dia e está escrito pra gente guardar a palavra de Deus no nosso coração e não fazer as coisas erradas pois só Jesus nos dá a alegria verdadeira.
RENATO: Nossa ouvindo isso está dando até vontade de ir à festa da sua igreja acho que vou chamar o
pessoal pra ir junto.
BÍBLIA: Que coisa linda crianças a semente que caiu em terra boa, cresceu, a Joana é da igreja desde pequena e mesmo com todas as dificuldades que ela teve até o dia de hoje ela não desistiu de orar, e confiar em Deus pois sabia que só ele poderia dá a verdadeira felicidade. E ela deu muitos frutos, assim como está escrito na palavra que a semente que caísse em terra boa daria fruto de 30, 60 e até 100 grãos por um, ou seja, que só uma pessoa seria capaz de dar muitos frutos e salvar muitas outras vidas, será que isso realmente aconteceu?
(chega as crianças)
RODRIGO: Nossa a festa da igreja sábado foi muito boa.
GABRIEL: E o culto hoje foi uma bênção.
ANA LUIZA: Eu não pretendo mais largar Jesus por causa de uma dificuldade.
MARIA EDUARDA: Mas ainda tem muita gente que não tem a palavra de Deus no coração.
FERNANDA: Será que aqui tem alguém que queira aceitar Jesus?
JOANA: Já sei vamos orar para que todas as crianças tenham Jesus no coração?
(eles oram pelas crianças caso tenha alguma e se não tiver eles vem pedir pelas as crianças no mundo que ainda não aceitaram Jesus.)

