CENÁRIOS:
REINO DE DEUS:trono de Deus tendo à destra o livro selado;
REINO DO MAL: lado escuro do palco, onde estão o diabo e seus anjos.
PERSONAGENS:
Jesus
02 anjos
João (Patmos)
09 pessoas para o julgamento
Grupo de coreografia
Diabo e dois anjos .
Narrador
NARRADOR: Jesus veio a este mundo com o propósito de resgatar a humanidade. Nos três anos do seu ministério terreno, se ocupou em preparar os discípulos para a divulgação do Evangelho, até o Dia do Juízo Final, quando então voltará a este mundo para resgatar a sua Igreja. Muitos especulam como há de acontecer, outros não acreditam que vai acontecer, mas o próprio Jesus disse: “Passaram o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.”
(entra João trazendo um livro e uma pena de escrever. O cenário ainda encoberto)
JOÃO: Eu, João, também vosso irmão e companheiro na aflição e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. E fui arrebatado em espírito no Dia do Senhor, e ouvi de trás de mim uma voz como de trombeta:
VOZ: O QUE VÊS, ESCREVE-A NUM LIVRO… SOBE AQUÍ E MOSTRAR-TE-EI AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER.
(abre-se as cortinas e aparece o cenário do Reino de Deus onde Jesus está assentado, ladeado por dois anjos. Entra o pessoal da coreografia, João se afasta e fica caído no chão fazendo anotações, até o final da coreografia do hino “TREMENDO E SANTO” de Cassiane. Terminada a coreografia o grupo se afasta e fica por trás do trono de Jesus, João sai e começa o julgamento. O diabo e seus anjos ficam na porta do lado escuro|)
SOM DE TROMBETA
JESUS:Jorginho… apresente-se a mim.
(Jorginho entra meio assustado e o Diabo interpela)
DIABO:Ora… ora… vejam quem está aqui… O meu amiguinho Jorginho…. Então, meu camarada, veio contar pro pessoal como foi me pedir ajuda pra trair sua mulher?… Coitada… quantas vezes deixou de comprar um vestido ou um sapato, enquanto você… torrava o dinheiro com outras mulheres….
JORGINHO: Jesus, me perdoa?!…
DIABO: Há..ha..ha! Agora é tarde! Você nunca se arrependeu e não será agora que vai se livrar de mim… Tragam ele pra conhecer… o reino que tenho pra ele… Você vai adorar o que te aguarda… mane!
JESUS: (para Jorginho) Lembra que naquele dia, antes de você se encontrar no motel com aquela infeliz, enviei o me servo João para te aconselhar?… Pena que você não deu ouvidos ao que ele te falou… Se esqueceu do juramento que fez no dia do casamento e traiu a pessoa que mais te amou no mundo, que todos os dias te esperava aflita, acreditando que você estava trabalhando… Agora, é tarde demais! (apontando) Este aqui é o portal que leva ao céu… ali… é o reino do pecado e da morte.
DIABO: Arrastem esse infeliz pro nosso lado.
JESUS:Juliana, venha e apresente-se a mim.
JULIANA(mulher simples com um sorriso no rosto) Mestre, que bom que chegou este momento!!! Como ansiava ver o Seu rosto! Senhor, aquelas dores terríveis… já não sinto mais!… Ah! Se não fosse a certeza de encontrá-lo, eu não suportaria o sofrimento. Mas nos momentos mais difíceis eu me lembrava de suas palavras: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci e vós vencereis também.
(O diabo está enfurecido, Juliana é recebida pelo anjo que lhe dá uma capa branca)
JESUS: Minha serva Juliana, eu vi a tua fidelidade… Mesmo nos momentos mais cruéis, você suportou resignada… Venha filha, possuir por herança o reino que tenho preparado para você.
(o ano leva Juliana para trás e volta)
JESUS: Paula… venha até aqui e apresente-se a mim…
PAULA(RESSABIADA) Senhor, eu não esperava que voltasse tão depressa…Sabe, eu fui criada na Igreja… mas, precisava matar a curiosidade sobre as coisas lá de fora… via as minhas colegas se divertindo nas baladas, ficando cada dia com gatinho diferente… as propagandas de bebidas, sexo com segurança… mas na Igreja, não podia fazer nada… Eu ia voltar, pode crer, mas o senhor chegou tão de repente….
DIABO: Qual é gatinha, foi só eu estalar o dedo e… lembra como começou? O convite pra pracinha… o barzinho com a turma… aquele… inocente baile no clube… e você esqueceu rapidinho a chatice dos conselheiros, o falatório daquele pastorzinho chato…. e aquele introdutor carrapato que fica pegando no pé de todo mundo?… Agora, gatinha…. sem choro e sem vela… tragam ela..
JESUS: Que pena, Paula… você não deu ouvidos à sua mãe… se esqueceu da promessa que fez como Mensageira do rei…. Aparte-se de mim.
( o diabo ri e aplaude enquanto Paula é arrastada)
JESUS:Toninho?! Chegue meu pequeno…
TONINHO: (MENINO DE RUA) O Senhor é Jesus?… Sabe, eu vivia nas ruas, sem casa pra morar, sem pai, sem mãe…Já estava aprendendo muita coisa ruim, mas aí… conheci o seu João, sabe?! Ele dava uns folhetos pras pessoas na rua e falava do amor que o Senhor tinha por todos. Eu até pensei que o Senhor não me conhecesse, mas ele me falou que o Senhor deu sua vida por mim… Um dia fui com ele ao culto da Igreja e lá, aprendi que Deus não faz acepção de pessoas. Sabe, daquele dia em diante a minhya vida mudou… não que os meus problemas acabassem, mas, eu tinha esperança que este momento ia chegar. E eu ia poder ver o seu rosto!.
(satanás está furioso)
JESUS: Toninho, minha doce criança! Seu coração é puro e sua alma limpa! Seu sofrimento na terra, não poderá ser comparado ao seu lugar ao meu lado, venha…
( O ANJO RECEBE TONINHO E LHE DÁ UMA CAPA BRANCA)
JESUS:Charles… é a sua vez…
CHARLES: ( entra todo a vontade) Jesus, eu realmente desejo muito entrar aí nesse lugar… Se o negócio é dinheiro… tenho de montão. E tem mais, na terra fui bonzinho, dei esmolas, patrocinei obras de igreja, dei cesta básica, dinheiro pra advogado soltar aqueles pobre-coitados…
DIABO: (bate palmas) Muito bem… Ta esquecendo de dizer que escravizou seus empregados… gastou com orgias… fez agiotagem da pesada… e o pior de tudo: quando queria dinheiro fácil.. que te dava? Ele por acaso te ajudou nas jogatinas… nas roubalheiras?… Você não deve nada a ele… você deve e vai pagar amim, malandro…
JESUS: Meu jovem, o dinheiro de nada vale para entrar no céu. A salvação não foi comprada com moedas, mas com o meu sangue derramado na cruz do calvário!. Se lembra do seu empregado o meu servo João? Quantas vezes ele te falou de mim e você riu?… Nunca podia ir aos cultos que ele convidadva… quantos folhetos ele te deu e você jogou no lixo?… Não há lugar pra você aqui…. aparta-te de mim…
( O DIABO MANDA ARRASTÁLO)
JESUS: Priscila… apresente-se.
PRISCILA: (CANTANDO) Senhor formoso és, tua face eu quero ver…Jesus, filho do Altísssimo! O Senhor conhece o meu coração e sabe que é teu também! Como eu sou grata pelo Senhor ter me curado. Eu era tão doente, mas o meu amigo João orou por mim e eu fiquei curada! (cai de joelhos)
JESUS: Não te conheço! Não há morada preparada pra você. Ser curada, não significa ser salva. Você nunca se comprometeu comigo, com o meu evangelho… o seu testemunho, até serviu para a conversão de muitas pessoas, mas, você se julgou importante demais para ser minha serva… você se recusou a me ador com fidelidade… agora.. aceite o destino que você mesma escolheu…
DIABO: Caiu do muro, gatinha?… achou que podia enganar a quem? A Ele ou a mim?… Caiu… e caiu do meu lado…. quero ter o prazer te te trazer…
JESUS: Alice… Alice apresente-se a mim…
(satanás está furioso e olha pra Alice que fica com medo)
ALICE: Senhor, o que será de mim?… Eu sei que o Senhor me conhece, mas confesso que estou confusa… Não me lembro de nada que o diabo possa usar contra mim,mas…ele está me olhando de um jeito assustador.
JESUS: Minha filha, não temas… conheço a tua fidelidade… desde que me aceitou, permaneceu firme e constante na minha presença! Suas preces chegaram a mim como cheiro suave! Venha, entre no reino e seja feliz!
(o anjo recebe Alice)
JESUS: Carlos… apresente-se…
CARLOS: (DE TERNO, Bíblia na mão) Senhor, aqui estou para receber a minha coroa, já que em seu nome realizei muitas obras. Espero que seja das mais belas…
DIABO: Cala essa boca! Seu galardão é comigo!!! Pensa mesmo que vai entrar aí no céu?!
CARLOS: Claro que vou! Trabalhei na igreja como tesoureiro, presidente de organização, diretor de evangelismo, professor de EBD, conselheiro dos jovens, diácono…
DIABO: É… mas ta esquecendo de dizer como era em casa com a coitada da família, né?… Pois é , camarada… sempre te ajudei nas suas crise de raiva, lembra como ficava forte?… um valentão?… Agora acha que vai me largar?…
JESUS: Carlos, em verdade, não te conheço. Você disse muito bem: em meu nome você fez muitas obras, mas o seu coração é puro orgulho. Em nome de ser um bom cristão, você usou o poder para maltratar sua esposa e seus filhos. Abandonou os meus planos e fez tudo do seu jeito. Aparta-te de mim….
(o diabo manda que o arrastem)
JESUS: João… Meu servo João, apresente-se a mim…
JOÃO: (DE CABEÇA BAIXA) Meu Senhor…
JESUS: João, servo bom e fiel! Venha para a casa que te preparei desde a fundação do mundo! Digo a todos aqui presentes, que através do testemunho desse servo tão humilde, muitas almas se renderam a mim. João foi um verdadeiro adorador que nunca buscou o reconhecimento próprio, mas cuidou com zelo do seu bom nome de cristão. Foi submisso, obediente, solidário com todos os necessitados, tanto de consolo quanto de suprimentos. Eu só tenho elogios pra você, me servo. Vinde bendito do meu Pai, entra no gozo do seu Senhor. Aqui e
É o reino preparado para os salvos.
(o anjo recebe João que entra com Jesus e os demais salvos)
VOZ: Muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos. Eis que cedo venho, diz o Senhor, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.
APELO:
CÂNTICO:” Me Derramar”
PIBI-Italva-RJ