DOMINGO DE PÁSCOA

Compartilhe

A história do primeiro domingo de Páscoa da era Cristã.

Jesus tinha sido crucificado, morto e sepultado.

Os sacerdotes preocupados com medo que o corpo fosse roubado.

Os discípulos de Jesus abatidos com a morte do Mestre, as mulheres foram ao sepulcro…

As primeiras aparições de Jesus ressurreto.

(PALCO ESCURO – CÂNTICO DO HINO “SILÊNCIO” OU, NA AUSÊNCIA DO CÂNTICO, A NARRAÇÃO ABAIXO)

NARRADOR: E chegando ao lugar chamado gólgota, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um a direita e o outro a esquerda, e dizia JESUS: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. E todo o povo o olhava e também os príncipes zombavam dele, dizendo: “aos outros salvou… salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus”. E assim na cruz colocaram o título escrito em letras gregas, romanas e hebraicas, dizendo: Este é o rei dos judeus. E era quase a hora sexta e houve trevas em toda a terra até a hora nona; escurecendo-se o sol, rasgou-se o véu do templo ao meio. E clamando Jesus em alta voz, disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. E havendo dito isto, expirou e o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glórias a Deus, dizendo: “Na verdade, este homem era justo”.

(MONTAGEM DO CENÁRIO – LUZES APAGADAS – LUZES SE ACENDEM APÓS A MONTAGEM DO PALCO DE PILATOS)

NARRADOR: Após o sepultamento de Cristo, sacerdotes judeus foram até Pilatos para tentarem convencê-lo a colocar guardas na sepultura de Jesus, no intuito de evitar a sua ressurreição)

(Pilatos no trono com soldados)

1º SACERDOTE: Senhor, lembrem-se de aquele enganador dizia que era o Cristo quando estava vivo, e ele disse que voltaria a vida ao terceiro dia.

2º SACERDOTE: Manda, pois, guardar o sepulcro afim de que seu corpo seja vigiado com segurança.

1º SACERDOTE: Porque os discípulos podem roubar o corpo à noite, e dizer que ele ressuscitou dos mortos.

2º SACERDOTE: É! Desta forma o último erro será pior do que o primeiro.

PILATOS: (pensativo) Ide! Tens guardas suficientes para guardar o corpo. Fazei como bem entenderdes. (Pilatos pode fazer certa zombaria da fé dos judeus. Se possível, os guardas que o acompanham seriam os mesmos que ele mandaria para guardar o túmulo. Depois, os sacerdotes voltam para Pilatos e ele os acompanha, saindo do cenário).

(APAGAM-SE AS LUZES DESMONTAGEM DA CENA DE PILATOS – MONTAGEM DO TÚMULO- DOIS ANJOS SE APROXIMAM DA PORTA DO TÚMULO, GUARDADA POR DOIS GUARDAS)

(cena da ressurreição: com fundo musical, dois guardas vigiam o túmulo, em semi escuridão. De repente, um forte barulho, como de trovão, acompanhado de jogos de luzes é realizado na porta do túmulo. Um anjo aparece [o outro fica um pouco afastado], os guardas caem de medo, ele abre a porta, Jesus sai de dentro do túmulo. Os dois guardas ficam assustados no chão, diante da visão do anjo e de Jesus. Eles saem correndo. Jesus avança e lança um lençol e um lenço no chão, e sai pelo meio da igreja, seguido de um fundo musical vibrante. Os anjos ficam assentados [ou se afastam para um canto do cenário] perto da porta do túmulo, esperando as mulheres chegarem – apagam-se as luzes da igreja).

NARRADOR: e no 1º dia da semana, algumas mulheres, das que seguiam a Jesus, saíram para ir ao sepulcro.

(FUNDO MUSICAL, 1ª estrofe do hino “Jesus Vive”)

(NO PALCO, no chão lençóis brancos e lenço branco, colocados na porta do túmulo, na parte de dentro- luzes amarelas e vermelhas)

(JOGO DE LUZES NO PALCO)

MARIA MADALENA: Vejam! Houve um terremoto e afugentou todos os guardas.

JOANA: Onde eles estão? O que aconteceu?

MARIA: Olhei no sepulcro! O corpo não está mais. (pega no lenço que está no chão). Levaram o seu corpo! Quem terá feito isto? Quem terá feito uma maldade como esta?

(as mulheres sentam-se no chão, perto dos lençóis; pegam os lençóis e o lenço e choram).

(ANJO APROXIMA-SE)

ANJO: porque estão tristes e porque estão chorando?

MARIA: porque levaram o meu Senhor.

JOANA: (ajoelhando-se diante do anjo, chorando): Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste e eu o levarei comigo.

ANJO: porque buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Eis o lugar onde o puseram. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia, dizendo que era necessário que o Filho do Homem fosse entregue nas mãos dos homens pecadores, e fosse crucificado, mas que ao terceiro dia ressuscitasse.

MARIA: Há! Lembro-me bem! Jesus falou que ressuscitaria!

ANJO: Ide e dizei aos discípulos que ele já ressuscitou dos mortos. E eis que ele irá adiante de vós para a Galiléia. Ali o vereis. (elas saem apressadamente encontram-se com os discípulos pelo caminho – o lençol é deixado no mesmo lugar, dentro do túmulo, na porta ).

MARIA: Pedro!

JOANA: fomos ao sepulcro levar especiarias e não achamos nada, não havia corpo, só a pedra removida.

MARIA MADALENA: um anjo nos informou que Jesus havia ressuscitado.

Pedro: é mesmo verdade o que estás dizendo?

MARIA: foi, sim! E mais: o anjo nos disse que fôssemos para a Galiléia e lá o veríamos.

(os demais discípulos ficam fazendo gestos negativos de que não acreditam no que elas falavam e vão saindo um por um para fora da igreja)

Pedro (ficando sozinho, após todos saírem, corre para o túmulo, olha e diz): realmente Cristo não está mais aqui. (Pedro sai andando de forma apressada para fora da igreja).

(LUZES DA IGREJA APAGADAS – MONTAGEM DO NOVO CENÁRIO: OS DISCÍPULOS ENTRAM PELA IGREJA; NA FRENTE, TOMÉ E PEDRO CONVERSAM. PEDRO FALA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO, TOMÉ NÃO ACREDITA. TODOS SENTAM-SE NO CHÃO – SEMI-ESCURIDÃO)

( CÂNTICO DA 2ª ESTROFE DO HINO “ JESUS VIVE”)

(AO TÉRMINO DA 2ª ESTROFE DO HINO, JESUS APARECE DE FORMA RADIANTE E OS DISCÍPULOS FICAM DIANTE DELE DE JOELHOS, TOCANDO O SEU CORPO PARA VERIFICAREM QUE É ELE MESMO – OCORRE A FALA DOS DISCÍPULOS E DE JESUS- O CENÁRIO É ILUMINADO DE FORMA MAIS FORTE).

JESUS: Paz seja convosco! (aproximando-se de Tomé). Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; põe também a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente.

TOMÉ: Senhor meu e Deus meu!

JESUS: porque me vistes, crestes! Bem-aventurado os que não viram e creram!

(aproximando-se mais dos discípulos)

JESUS: toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (JESUS SAI DE CENA)

(CÂNTICO DO CORO DO HINO “JESUS VIVE” – DISCÍPULOS SAEM PELO MEIO DA IGREJA EXCLAMANDO QUE JESUS ESTÁ VIVO, QUE ELE RESSUSCITOU)

 

Autores:
admin admin