Uma linda parábola sobre o plano de Deus ao criar um jardim e confiar ao homem e à mulher a missão de cultivá-lo. No início, o casal cuida com amor e dedicação, mas com o tempo se distrai com as ocupações e prazeres da vida, deixando o jardim se enfraquecer.
As belas plantinhas começam a morrer, simbolizando as consequências do descuido e da falta de comunhão familiar e espiritual.
Arrependidos, o homem e a mulher clamam a Deus, que, em Sua misericórdia, os orienta e restaura o jardim, mostrando que ainda há esperança quando voltamos ao Criador.
Objetivos:
1. Levar a conscientização e reflexão da necessidade do cuidado que se deve dedicar a criança em sua infância, pelos pais, igreja e sociedade.
2. Levar a criança a entender que ela é muito amada pelo Criador e que ela é muito importante no Reino de Deus.
Personagens:
Pai, mãe, 3 filhos (representados por plantinhas), pulgões (crianças menores), matinhos (crianças), sol (crianças) e narrador.
NARRADOR: Nasceu no coração de Deus um plano de ter um lindo jardim.
Com muito carinho e amor Ele iniciou a construção deste projeto. Mas o plano de Deus não era trabalhar sozinho, então chamou o homem e a mulher pra ajudá-lo a executar este tão lindo plano.
Deus entregou a eles por herança a dádiva de cultivar este jardim. E para isso colocou nas mãos do homem as sementes valiosas que deveriam ser semeadas para se tornarem lindas plantinhas que alegrariam o coração de Deus.
O Criador ainda os capacitou com dons, talentos e recursos para essa importante tarefa.
Tudo que o homem precisava para cultivar e cuidar do jardim ele tinha em suas mãos, agora era só encher o jardim com muitas plantinhas.
Será que o homem e a mulher executarão bem a tarefa que Deus lhes deu?
HOMEM: Olha mãe! Veja que belas sementes o Criador nos deu!
MULHER: Deixe-me ver pai, se são realmente boas sementes!
HOMEM: Olhe, olhe! Não são sementes quaisquer, são especiais, são excelentes! Claro que vindo do Deus todo poderoso, não poderiam ser ruins. Tudo que Ele é bom. E o projeto deste jardim é mais que bom, é muito bom.
MULHER: É verdade! São ótimas sementes. Talvez sendo sementes tão boas assim nem vamos ter muito trabalho para cuidar.
HOMEM: As sementes são boas mas ainda assim teremos que cuidar, porque eu me lembro do Criador falando que se não cultivarmos direito elas não se tornarão plantinhas saudáveis.
MULHER: Vamos logo. Vamos semear então.
NARRADOR: Homem e mulher juntos semearam e semearam. Com muito carinho eles regaram a terra e como num milagre as sementes germinaram e nasceram lindas plantinhas.
(COLOCAR UMA MÚSICA PARA OS PAIS DANÇAREM JUNTO DAS PLANTINHAS)
Mas Infelizmente o jardim de Deus corria sérios riscos de morrer, por causa das escolhas que o homem fez ao cuidar do jardim. No início até regaram direitinho e as plantinhas cresceram e cresceram, mas eles foram se distraindo com os afazeres do dia a dia e começaram a esquecer dos cuidados com o jardim de Deus.
HOMEM: Mãe, mãe! Está na hora de regar as plantinhas, o sol esteve bem forte hoje. Eu estou ocupado terminando um relatório que trouxe do trabalho, regue o jardim por mim.
MULHER: Sim, pode deixar que eu rego. Mas farei isso quando eu terminar de fazer minhas unhas, depois de assistir a novela das oito e fazer o jantar.
NARRADOR: Passou o tempo quando terminaram os afazeres, estavam cansados e se esqueceram do jardim. E as plantinhas definhavam. Foram ficando fraquinhas pois já não recebiam os cuidados necessários. O pouco que água que a terra tinha recebido fez com nascessem muitos matos feios ao redor das lindas plantas. E o grande Criador via lá de cima o que estava acontecendo com o seu jardim e esperava que o homem cuidasse dele.
MULHER: Olha pai, o mato esta tomando conta do jardim, é melhor capiná-lo. Eu até poderia te ajudar, mas eu tenho que ir pra faculdade agora.
HOMEM: Claro que eu vou capiná-lo. Assim que eu terminar de ler o jornal e dar uma olhada no facebook, whatsapp , instagram e meu twiter eu farei isso que você está me pedindo.
NARRADOR: O tempo passou e quando ele terminou toda sua lista de diversões, já era noite, então deixou para o dia seguinte aquela tarefa, e as plantinhas agonizavam, e pra piorar começaram a vir os pulgões e com isso as plantinha adoeceram.
MULHER: Você não tirou o mato do jardim, agora os pulgões estão tomando conta. Você é um pai imprestável mesmo. É sua culpa as plantinhas estarem doentes.
HOMEM: Sua louca. Não vê que sua culpa. Você que é uma péssima mãe. Fica o dia inteiro na frente da TV ou pendurada no telefone. E agora vem colocar a responsabilidade em mim? Nada disso é você que é culpada
NARRADOR: Enquanto o pai e a mãe discutiam e brigavam as coisas iam só piorando, perdiam tempo com as discussões. Quando de repente aconteceu o pior, quando foram olhar já era tarde demais, as plantinhas estavam morrendo.
MULHER: olhe pai, o que está acontecendo. As plantinhas estão morrendo. Meu Deus o que eu fiz?
HOMEM: Meu Deus! O que vamos fazer? Deus nos deu tudo para cuidar deste jardim e olha o que nós fizemos.
MULHER: Como vamos apresentar a Deus as plantinhas que ele tanto ama nesse estado. A final de contas o jardim é dEle, apenas fomos designados pra cuidar destas preciosas plantinhas.
HOMEM: Não vamos desistir. Talvez ainda haja esperança das plantinhas sobreviverem. Vamos clamar a Ele. Ele vai nos perdoar e vai nos ajudar.
NARRADOR: Então eles clamaram e Deus, o jardineiro supremo, interveio ajudando-os naquele momento tão difícil. Ele os orientou a tirar o mato e os pulgões, e também lhes deu a água da vida, que desceu do céu como chuva e era o remédio para operar o milagre de reviver as plantinhas. O grande milagre aconteceu, as plantinhas revigoraram e Deus juntamente com o pai e a mãe se alegraram pois as plantinhas estavam vivas e saudáveis novamente. Nunca mais o pai e a mãe se descuidaram do jardim de Deus.(MÚSICA FINAL PARA OS PAIS E AS PLANTINHAS DANÇAREM)
MÚSICAS
Milagre Da Vida – Cristina Mel
É Bom Amar – Elaine de Jesus
É tipo assim – Eliane Silva
Estas músicas poderão ser cantadas ou coreografadas pelas crianças e educadores.
Poderá ser usado o recurso de um vídeo, com fotos de todas as crianças, projetado durante a apresentação.
Outra sugestão é a confecção de “Corações” com foto das crianças da igreja. (Poderá ser confeccionado em papel color set vermelho ou EVA com glitter vermelho) Colocar as fotos das crianças e no coração e no momento da canção segurá-los ou mesmo usa-los durante a coreografia.
Fonte WEB CBN Dia das Crianças

