COMO PODE UM PALHAÇO IR PRO CÉU?

COMO PODE UM PALHAÇO IR PRO CÉU?
Não é apenas a forma de um palhaço ir ao céu. 
A peça mostra como você, eu, seu vizinho… podemos ir ao céu.
Contém a ilustração “Livro sem Palavras”.

Personagens:
PALHAÇO 1; PALHAÇO 2; EVANGELISTA

Materiais: Uma cadeira para subir e tentar voar- Par de assas de cartão – Escada – Caixa grande de geladeira ou fogão pintar e arrumar para simular um foguete. – Bombinha para explodir no foguete.
Fazer o livro sem palavras grande do tamanho da folha de cartolina para o evangelista.
PALHAÇO 1: (O palhaço entra olhando para cima, como observando um passarinho, imitando-o.
Mexendo os braços e pulando como quem quer voar) -Tem que ter um jeito, eu não to conseguindo.
PALHAÇO 2: (Entra gesticulando) Onde você estava! Procurei você por todo lugar!
PALHAÇO 1: Estava observando os passarinhos. Sabe? To querendo voar como eles fazem. (e mexe os braços imitando um passarinho)
PALHAÇO 2: (Enquanto Palhaço 1 imita passarinhos ele vai por trás seguindo-o, ate que o Palhaço 1 para e choca com o Palhaço 2 e os dois caem no chão) Voando como passarinho? Para que você quer voar como passarinho?
PALHAÇO 1: É que eu quero chegar ao céu e estar perto de Deus. E para chegar perto eu tenho que voar como os passarinhos voam. Mas, sabe porque não to conseguindo? É porque tenho que subir num lugar alto para ganhar impulso e assim chegar bem alto. (sobe numa cadeira e tenta voar, caindo no chão)
PALHAÇO 2: Assim você vai quebrar todos os seus ossinhos! Sabe porque não conseguiu voar ainda? Porque precisa de assas, os passarinhos só podem voar porque tem assas!!
PALHAÇO 1: É mesmo, eu não tinha pensado nisso, mas onde eu vou conseguir assas?
PALHAÇO 2: Deixa comigo! (Ele sai e volta trazendo assas de cartão e amarra as assas no braço do outro palhaço)
PALHAÇO 1: (muito emocionado sobe na cadeira com as suas assas novas e começa a mexer os braços como para voar)
PALHAÇO 2: Mais rápido, mais rápido, mais rápido!!! (incentiva Palhaço 2)
PALHAÇO 1: (Mexe os braços cada vez mais rápido e pula tentando voar e cai no chão e estraga as assas, começa a chorar dizendo) Não deu certo!!! Buuuuaaaaa!!! Eu queria voar para chegar pertinho de Deus! (aponta com o dedo para o céu enquanto chora)
PALHAÇO 2: (consola ao seu amigo e logo fica de pé com muito animo disse) A gente não pode se render! Temos que pensar! (Eles ficam de pé e começam o “jogo de pensar” é uma rotina de movimentos na que fazem gestos iguais como se estivessem pensando.
(Alguns movimentos: Caminhando em círculos com uma mão no queixo e a outra coçando a cabeça, eles se encontram e coçam a cabeça do outro e seguram o queixo do outro. Um fica de quatro no chão e o outro senta em cima com pensando. Ficam de pé e um coloca o cotovelo no ombro do outro depois se olham como se tivessem uma grandiosa ideia e depois de um pouquinho dizem)
PALHAÇOS: Naaaaaaoooooooo!! Com cara de desânimo. Caminham mais um pouco em círculos até que p Palhaço 2 tem uma ideia)
PALHAÇO 2: Eu tive uma grandiosa ideia! Você vai para o céu pertinho de Deus sim! Não é de assas que você precisa! Você precisa comer algum bichinho que voe! Por exemplo uma mosca!
PALHAÇO 1: Uhhhhhhh que nojo! Uma mosca!!!
PALHAÇO 2: Sim porque ela vai voar dentro de você e assim você poderá voar com ela! Você não viu que o homem aranha foi mordido por uma aranha e começou a agir igualzinho uma aranha?
PALHAÇO 1: É mesmo, não tinha pensado nisso! Eu como a mosca e…. vou me transformar no homem mosca!
PALHAÇO 2: Olha vou pegar um mosca pra você ( faz gestos como de alguém que caça mosca, até que pega uma na não, mas de conta que ela voa e ele tem dificuldade de segurar, então pega e pede para o Palhaço 1 abrir a boca e coloca a mosca dentro)
PALHAÇO 1: (começa fazer de conta que tem uma mosca dentro fazendo movimentos parecidos à da mosca e um barulho de mosca com a boca depois de um tempo disse:) Não vai dar certo! A mosca não voa alto!
PALHAÇO 2: É mesmo! Deixa eu te ajudar! (Bate nas costas com força e o Palhaço 1 expele a mosca tossindo) Temos que pensa de novo! (Fazer o “jogo do pensamento”)
PALHAÇO 1: Eu tive uma ideia! Vou subir com uma escada, bem alto e chegar ao céu! Aqui tem uma! (ele pega e vira atingindo Palhaço 2 virá para o outro lado e bate de frente no Palhaço 2. Vira novamente e Palhaço 2 se abaixa e fica se gabando o Palhaço 1 gira rapidamente e bate nele. Depois Palhaço 1 coloca a escada vertical e tenta subir sem ninguém segurar e desequilibra e cai, pede ajuda pro amigo, o Palhaço 2 vem segurar a escada, o Palhaço 1 conta com as crianças 1, 2 e 3 e corre em direção da escada e coloca a perna no buraco da escada batendo no Palhaço 2 que está segurando e os dois caem. Pede perdão e se prepara de novo para subir, conta com as crianças até o 3 e vem correndo, Palhaço 2 solta a escada e sai correndo e Palhaço 1 passa por cima)
PALHAÇO 2: (Volta chorando) Esse negocio de escada não vai dar certo! Você vai terminar me
machucando!
PALHAÇO 2: Temos que pensar mais! (Jogo do pensamento) Já sei tive uma ideia!! Um foguete vai te levar pro céu!!
PALHAÇO 1: Foguete!!!!????
PALHAÇO 2: Sim!! (Puxa a caixa do foguete até perto)
PALHAÇO 1: Uau! Que foguete mais fantástico! (Entra dentro da caixa)
PALHAÇO 2: Sim, e aqui esta o explosivo para você voar!
PALHAÇO 1: Explosivo!!??? (Tenta sair da caixa, mas o Palhaço 2 o empurra pra dentro de novo.)
(Depois que PALHAÇO 1 Entra na caixa ele se pinta o rosto de preto e bagunça a roupa e os cabelos simulando uma explosão, sem que as crianças vejam. Palhaço 2 fala com as crianças para fazer a conta regressiva 10-9-8-7-6-5-4-3-2-1-0 e ascende um fogo de artifício do lado de fora da caixa e se esconde tampando os ouvidos quando acontece a explosão o palhaço dentro da caixa grita por socorro e sai da caixa cambaleando por todo lado e cai no chão simulando que esta morto)
PALHAÇO 2: (Chora aos gritos em cima do amigo que simula estar morto, Ele diz: Buaaaaaaaa , meu amigo era feio…. Mas eu gostava dele. Palhaço 1 levanta a cabeça e olha para as crianças com cara de irritado mas volta a simular estar morto. Palhaço 2 pode falar varias coisas e tentar reanimá-lo fazendo coisas engraçadas até que diz: -Já sei, tive uma ideia, foi uma bomba que tirou a vida do meu amigo, tal vez outra bomba a devolva…
PALHAÇO 1: Nãaaaaaaaaaaaaaaoooooooooo (Levanta apavorado e chorando)
PALHAÇO 1: Eu sei!!! Lembrei!! Na escola me disseram que para estar pertinho de Jesus devemos ser bonzinhos! Que não precisamos de mais nada! Somente ser bonzinhos!
PALHAÇO 1 e PALHAÇO 2: (emocionados agindo artificialmente começam a fazer boas obras entre o publico, carregam crianças no colo, penteiam as crianças, limpam o nariz, limpam os sapatos, fazem de conta que barrem, elogiam as pessoas, etc…)
PALHAÇO 1: (cansado de fazer o bem busca ao seu amigo puxando da roupa) Palhaço 2!
PALHAÇO 2: Espera ai!
PALHAÇO 1: (De novo puxa a roupa)
PALHAÇO 2: Espera ai, to ocupado!
PALHAÇO 1: (De novo puxa a roupa)
PALHAÇO 2: (responde furioso e fora de si e segurando do pescoço do Palhaço 1) O que é que você quer! No ta vendo que estou ocupado sendo bonzinho com as pessoas? (logo para e percebe o que estava fazendo e começa a chorar!) Eu não consigo ser bonzinho!!!! Eu quero ir pro céu pertinho de Deus! Mas eu não tenho assas pra voar, nem escada tão alta, nem foguete tão poderoso e meu coração é muito ruim!!!! Buuuuaaaa!!!! (agora os dois palhaços choram desconsoladamente se abraçando)
EVANGELISTA: O que foi que aconteceu com vocês amigos? Porque estão chorando dessa maneira?
PALHAÇO 1: Uaaaaaaaa!!! Porque queremos ir pertinho de Deus e não conseguimos, não sabemos voar!!!
PALHAÇO 2: É somos um fracasso! Nem conseguimos ser bonzinhos!!!!
EVANGELISTA:: Bonzinhos?
PALHAÇO 1: Sim é que os bonzinhos somente podem estar perto de Deus.
EVANGELISTA: Vocês estão equivocados!! Não são os bonzinhos, mas aqueles que recebem Jesus no coração!
PALHAÇO 1, PALHAÇO 2: No coração??? Como assim!???
EVANGELISTA: Vejam eu tenho boas notícias, eu tenho um livro muito especial aqui!
(Evangelismo com o livro sem palavras)
O LIVRO SEM PALAVRAS (é importante que seja explicado em poucos minutos, adapte segundo a idade do seu público)
Tenho na minha mão um livro, que não tem palavras, nem figuras. Chama-se o livro sem palavras. Tem páginas coloridas, como pode ver, e estas páginas contam uma história maravilhosa. Querem ouvi-la? (Os palhaços sentam junto com as crianças dizendo que sim com alegria)
Geralmente quando lemos um livro, começamos na frente, não é? Mas com este vamos começar com a ultima página para saber o fim da história. Minha história termina maravilhosamente no céu, no lugar que vocês querem ir!
Senhor Jesus na sua vida diária e ganhando outros para Ele.

Página Dourada:
Pergunte a criança do que ela lembra quando vê a página dourada, provavelmente ela diga que lembra de joias, anéis, correntes de ouro. Diga que realmente essas coisas são muito valiosas e especiais, mas que esta página te faz lembrar de um lugar especial chamado Céu. É lá onde vive Deus. Comente que a Bíblia diz que lá no Céu, a praça da cidade é feita de ouro puro e transparente como o vidro. Lá também ninguém fica triste, doente ou morre. E lá não há noite. No Céu todas as pessoas serão muito felizes. E a coisa mais maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus estão lá. Se a criança não souber quem é Deus, explique que Ele é o criador de todas as coisas, inclusive da criança, diga que Deus a ama muito. Afirme isso com o versículo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira…”. Diga que Deus a ama tanto que deseja que ela
faça parte de Sua família e vá morar com Ele no céu. E o Céu é um lugar perfeito, como Deus também é perfeito.
Frase de ligação: E no Céu não pode entrar o pecado.

Página Escura:
Pergunte a criança se ela sabe o que é pecado. Explique a ela que pecado são as coisas ruins que fazemos, pensamos ou dizemos, aquilo que não agrada a Deus. O pecado causa sofrimento, tristeza em nosso mundo. Pergunte a ela se ela pode citar algum exemplo do que é pecado. Espere-a dizer e fale que em Romanos 3: 23, diz que “Todos pecaram…”, inclusive você e a criança. Diga que pecamos porque nascemos com o desejo de fazer coisas erradas, e que Deus disse que o pecado merece castigo, e o castigo para o pecado é a morte, ou seja, ficar separado de Deus para sempre. Também diga que Deus sabia que a criança não pode fazer nada para se livrar do pecado então Deus arrumou um meio para livrá-la do seu pecado.
Frase de ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que não sejamos castigados pelos nossos pecados.

Página Vermelha:

Conte à criança que Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, Jesus Cristo, a este mundo, ele nasceu como um bebê, cresceu, tornou-se homem e nunca fez nada de errado, diga que Ele é perfeito. Fale que homens maus resolveram maltratar Jesus, colocaram nEle uma coroa de espinhos e o pregaram numa cruz, saindo assim sangue dEle. Comente sobre Hebreus 9: 22b e diga que Jesus recebeu o castigo que nós merecíamos pelos nossos pecados, enquanto Ele estava na cruz, recebeu o castigo de todas as pessoas. Afirme que Ele recebeu o castigo, porém não tinha pecado. Utilize também I Coríntios 15: 3,4 para confirmar que Jesus morreu e ressuscitou para nos perdoar os pecados.
Frase de ligação: Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados.

Página Branca:
Este é o momento do apelo, fale a criança que Deus quer perdoar seus pecados e quer que seja Seu filho. Leia juntamente com a criança João 1: 12. Analise juntamente com ela cada parte do versículo e explique que receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos pecados e que ressuscitou. Diga que a criança precisa estar disposta a abandonar os pecados e crer que somente Jesus pode perdoá-la, e assim poderá ser chamado de filha de Deus.
Pergunte a criança se ela quer dizer que pecou e crê que Jesus morreu para perdoá-la. Pergunte se ela quer receber Jesus como seu salvador. Em seguida, ore juntamente com a criança, peça que ela ore com as palavras dela. Logo que ela encerrar a oração pergunte se ela sabe de quem é filha agora (de Deus). Leia novamente o versículo com a criança agora colocando o nome dela no versículo. Leia com a criança Hebreus 13:5b e explique que o Senhor Jesus nunca irá abandoná-la e que ela pode conversar com Ele sempre que quiser (para completar leia Hebreus 13:6).
Frase de ligação: Quando você se torna filho de Deus, Ele quer que você O conheça melhor.

Página verde:
Este página servirá para a confissão de pecados. Diga à criança que a cor verde lembra folhas, grama, flores, coisas que estão crescendo. Fale que esta é uma página que lembra uma nova vida, a vida eterna que a criança recebeu de Deus. Conte a criança que agora é como se ela fosse um recém-nascido na família de Deus, e Ele quer que ela cresça e aprenda mais sobre Jesus. E aprendendo mais sobre Jesus compreenderá que deve fazer o que O agrada, mas se algum dia pecar, desobedecer a Deus, a coisa certa a fazer é confessar seu pecado, ou seja, contar a Deus o que fez de errado e depois deve pedir a
Deus que o ajude a fazer o que é certo. Afirme que Jesus é um grande Salvador e amigo. Fale para a criança de que forma ela pode aprender mais sobre Jesus: Orar (falar com Deus todos os dias); Ler e obedecer a Bíblia; Dar testemunho (contar aos outros o que Jesus fez por todas as pessoas); Ir a igreja e a escola bíblica.
Querido evangelista, faça um chamado para todas as crianças que querem receber Jesus como salvador das suas vidas. Ore com elas e convide-as a participar dos cultos e escolinha bíblica.

Igreja Boa Semente.

Receba novos posts por email

Deixe seu nome e email para receber as atualizações do Teatro Cristão diretamente em sua caixa postal.

Rolar para cima