DE ONDE VEM A PÁSCOA?

Compartilhe

Uma fazenda recebe a visita da plateia.
Os animais têm o “poder” de conversar com as crianças.
Galinha, Coelho e Cachorro acham estranho, não acreditam mesmo na história de ovo de chocolate, coelho colocando ovo e tal…
Se reuniram e foram perguntar ao Fazendeiro quem inventou e como era esta história.
O Fazendeiro conta a real história da Páscoa, apresenta Jesus e o que ele fez por nós.
Todos são desafiados a aceitar Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
A ideia é mostrar o real sentido da Páscoa.

A interação das personagens com as crianças e os pais, é importante. Brinque com as crianças, deixe-as bem à vontade, mostre que “Jesus Cristo é o Cordeiro da Páscoa”, é o “Cordeiro de Deus”, interaja com os pais também.
Convide todos a aceitarem a Jesus, desafie-os a repetir uma oração aceitando e entregando a vida para Jesus.
O Pastor pode ser convidado para o palco(avise-o antecipadamente), peça-lhe que ore por todos.

NARRADOR:    Antes de iniciarmos pedimos que os papais e as mamães desliguem seus celulares ou coloquem no modo silencioso.
NARRADOR:   Em uma fazenda discutem dois animais que conhecemos o coelhinho e a galinha. Vamos ver o que se passa?
GALINHA:    Oi, criançada!  Vou contar até três e todo mundo fica quietinho e sentadinho para eu iniciar, tá bem? Vocês amam a Jesus Cristo?  Papai e Mamãe já falaram de Jesus Cristo para vocês?  Então vamos falar dele agora. Todo mundo quietinho? Vamos contar até três… pronto!
COELHINHO:     Quem disse que eu ponho ovo?  De quem é este ovo?  Chamam de Ovo de Páscoa! Mas eu só sei comer minhas cenouras e folhas!  Quem disse que eu ponho ovo? Ovo quem põe… é a galinha!
GALINHA:     Mas que coisa é essa!  Ovo deste tamanho, eu não ponho!  Nem ovinhos de codorna nem ovos de Avestruz! Deve ser culpa do Avestruz!  De quem é este ovo?  E ainda ovo de chocolate!
CACHORRO:         Quem inventou isso é muito mentiroso!  Eu sei que o fazendeiro falou de Páscoa mas o que ele leu no Livro que ele abre antes de levantar para cuidar de nós não tem este ovo!
COELHINHO:    Então quem criou? Quem fez esta mentira? Para que fez?
GALINHA:    Eu não sei, mas ainda bem que não sou eu.  Pegaram você para colocar ovos de páscoa!
COELHINHO:    Eu não ponho ovos! Sou mamífero!  Eu não ponho ovos!  Quem põe ovos é você, galinha!
GALINHA:     Vamos ver então quem é o verdadeiro símbolo da Páscoa!
CACHORRO:         Vamos procurar o fazendeiro que ele deve saber mais que a gente!
GALINHA, COELHINHO e CACHORRO:         Fazendeiro! Fazendeiro! O que é Páscoa?
FAZENDEIRO:       Páscoa foi a passagem do Povo de Deus para a libertação.  Páscoa é a ressurreição do Salvador!
GALINHA:    Não entendi nada!
FAZENDEIRO:    O Povo de Deus, aquele que criou tudo, estava preso como escravos no Egito por 400 anos!
COELHINHO:    É muito tempo para ficar preso!
FAZENDEIRO:    Pois é, coelhinho!  Eles pediram ajuda a Deus e Deus trouxe um salvador chamado Moisés!
GALINHA:    E o que aconteceu?
FAZENDEIRO:       Moisés fez maravilhas e pela ordem de Deus tirou o Povo do Egito.
COELHINHO:     E por que tem ovo de Páscoa?
FAZENDEIRO:       O Senhor mandou imolar o cordeiro que é o verdadeiro símbolo pascal!
GALINHA:    Mas cordeiro põe ovos? Eu ponho mas não deste tamanho e ainda… de… chocolate!?
COELHINHO:    Nem olhem pra mim, não fui eu que inventei esta mentira de coelho pôr ovos de páscoa!  Eu sou mamífero! Eu não ponho ovos de nenhum tamanho e ainda… de… chocolate!
FAZENDEIRO:    O cordeiro pascal não põe ovos também, mas ele é o escolhido por Deus como símbolo da Páscoa. Tem Igrejas que confundem a cabecinha das crianças colocando outros símbolos e até aceitando a ideia do Ovo de Chocolate mas não é verdade. A verdade está na Bíblia.
COELHINHO:     Então é isso que é páscoa!
FAZENDEIRO:    A primeira ordem foi para o Faraó deixar o povo ir e a segunda ordem foi para o Povo juntar tudo e sair do Egito com Moisés. Mas não termina aqui.  Deus tem mais coisas para o seu povo, a Nação Escolhida que ele preparou.
CACHORRO:         E tem mais?
FAZENDEIRO:    Deus prometeu um outro Salvador que sofreu e morreu.
CACHORRO:         Ele morreu?  Ele morreu!  Que tristeza!  E o que tem isso com a páscoa?
FAZENDEIRO:       Este homem é Jesus Cristo que festejamos seu nascimento no Natal, mas também festejamos sua ressurreição. Ele venceu a morte e nos deu a salvação eterna!  Páscoa é passagem, ele nos tira do pecado para o Reino de Deus!  Ele nos torna Novas Criaturas!
CACHORRO:         Não entendi!
COELHINHO:    Ainda não sei por que tem ovo de chocolate e fazem uso de minha imagem sem permissão!
FAZENDEIRO:       Esta ideia é comercial e não religiosa, não tem fundamento, é só mentira para vender ovos de chocolate.  A verdade é que festejamos a Páscoa de Cristo e temos que fazer isso com chocolate ou sem chocolate. Temos que viver a Festa da Ressurreição de Jesus Cristo que veio para nos salvar.
CACHORRO:     Mas os homens comem chocolate!  As crianças gostam de chocolate!
FAZENDEIRO:    Mas não é a Festa do Chocolate que importa, é a Festa do Cordeiro de Deus. Jesus Cristo se entregou como cordeiro pascal para nos salvar. Isso é o que devemos contar para nossos amiguinhos porque a verdade é esta.
COELHINHO:    Viram crianças!  Não sou coelho de Páscoa nem ponho ovos de chocolate mas tem uma Festa maior que é festejada pelos anjos dos céus com Deus, é a vitória de Jesus Cristo.
GALINHA:     Ah!  Então esta coisa de chocolate não é bíblica?  É coisa dos homens que querem vender chocolate bem caro em forma de ovo?  Oh! E ainda deixar os dentes das crianças com cáries! Oh!  Eu não tenho problema porque não tenho dente, eu tenho bico (risadas).  Mas vocês, crianças, não comam chocolate demais porque os bichinhos podem deixar seus dentinhos doentes porque comeram chocolate demais!
FAZENDEIRO:       Crianças, não é preciso comer chocolate, até mesmo porque machuca os dentes sadios,  e os bichinhos atacam os dentes que começam a doer.  Não é proibido comer ovo de páscoa mas comer demais não é bom para a saúde!  Mesmo sendo doce, o doce ajuda os bichinhos a atacar os dentes das crianças! Agradeçam seus pais por tudo que ganham, são eles que fazem tudo por você. E se disseram para não comer chocolate é porque ele não é bom para vocês, não é coelhinho?
COELHINHO:     É verdade! Crianças de Deus, obedeçam seus pais, e não peçam muito chocolate para que os bichinhos não ataquem os dentes e criem tártaros e cáries, eles são difíceis de tirar quando entram nos dentes e atacam eles.  Coma pouco chocolate ou não coma mas saiba que a verdadeira Páscoa é a que festejamos com Jesus Cristo.   Amem a Jesus Cristo que nos salva e a seus pais que amam Jesus e amam vocês.
FAZENDEIRO:    É isso mesmo!  Os pais devem contar a verdade da Páscoa para seus filhos como o Pastor nos mostra na Palavra de Deus.  Esta é a verdade da Páscoa,  Deus salva seu Povo por Moisés e salva a Nação de Deus por Jesus Cristo.
COELHINHO:     Eu salto de alegria ao saber que a mentira que eu ponho ovos foi destruída! Não é crianças? Coelho põe ovos? E ainda de chocolate!  É tudo mentira dos homens que querem vender ovos de páscoa! Não caiam nessa, tá, crianças! Comam coisas sadias como eu como… cenoura… verduras… coisas sadias! Olha como sou sadio!  Vocês querem ser sadios como o coelhinho? E você, galinha?
GALINHA:    Eu gosto de milho, coisa sadia também.  Eu ponho ovos mas não deste tamanhão!  E ainda de chocolate!  Quem tem televisão? Quem tem computador?  Pois é, se mostrarem coelho com ovo de páscoa! Já sabe… é mentira!  A Bíblia nos diz a verdade.
FAZENDEIRO:        Peça para o papai e a mamãe anotarem estas leituras para lerem com vocês depois que a gente terminar nossa conversa com o coelhinho e a galinha.   Pode anotar no celular, no ipad, no tablet, em um papel, ou guardar na cabeça. Pode gravar em vídeo também para sempre lembrarem, tá, crianças!  Vamos bem devagar e vamos repetir duas vezes para dar tempo de anotar.
“Vi a aflição do meu povo e ouvi as suas súplicas” Êxodo 3:7
A primeira ordem foi para Faraó: “Deixa o meu povo ir” Êxodo 5:1.
“Diga ao povo que marche” – Êxodo 14:15
Toda manhã e noite, um cordeiro era sacrificado no Templo pelos pecados do povo (Êxodo 29:38-42)
“Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (João 1:29)
COELHINHO:    Nossa! Obrigado, fazendeiro, eu agora entendo. Quem é o verdadeiro símbolo da Páscoa para nós cristãos?
Crianças repitam comigo bem alto. Quem é o verdadeiro símbolo da Páscoa cristã? Papai e mamãe repitam com as crianças. Quem é o verdadeiro símbolo da páscoa para nós cristãos?
TODOS:     É o cordeiro Pascal! Jesus Cristo!
GALINHA:    Palmas para o cordeiro de Deus,  Jesus Cristo! Palmas! Mais forte! Isso!
FAZENDEIRO:    Vamos ver se vocês aprenderam direitinho, crianças!   E quem é o cordeiro Pascal?
GALINHA:     Espera, fazendeiro!  Crianças, eu vou ajudar vocês!  Jesus Cristo!   Ele é o cordeiro Pascal! Agora pode!
FAZENDEIRO:    Quem é o cordeiro da Páscoa cristã?  Isso é o que a Bíblia nos ensina!  É a verdade!
COELHINHO:     Nunca esqueçam disso, crianças!  Obedeçam seus pais que fazem tudo por vocês como nosso Pai, lá do céu, faz por nós e ele entregou seu Filho Jesus Cristo para nos salvar, e ele venceu a morte! Obedeçam seus pais e não levantem a voz, nem briguem com seus irmãos e amiguinhos, sempre lembrem de Jesus Cristo em suas vidas, tá?
CACHORRO:         Vocês entenderam o que o Coelhinho disse? Sim ou não? Então o que temos que fazer? Isso! Temos que obedecer papai e mamãe!  Coelho bota ovos de chocolate?  Galinha põe ovos de chocolate?  Isso tudo é o que mesmo?  Quem é o verdadeiro símbolo da Páscoa?
GALINHA:     Espera, cachorro, eu vou ajudar vocês!  Jesus Cristo! Jesus é o Cordeiro de Deus, é o verdadeiro símbolo da Páscoa.
COELHINHO:    Muito bem! Vocês vem no culto de Páscoa?  Papai e mamãe trazem vocês para o culto?  Tem que trazer!  Vocês vão festejar com Jesus Cristo o dia de hoje?  Isso mesmo!  Quem é o Pastor aqui?  Vamos aplaudir o Pastor ________ que fala de Deus e de Jesus Cristo todos os cultos para a gente saber que Jesus Cristo nos salva!
GALINHA:    Ele ressuscitou para o nosso bem!   Ele ressuscitou para o nosso bem!  Viva Jesus Cristo!  Viva! Viva! Viva! Não é Pastor?  O Pastor disse que sim e vocês, crianças!  Então vamos dar um Sim bem forte e lindo para Jesus Cristo!
FAZENDEIRO:       Hosana ao Filho de Deus!  Viva Jesus! Viva a Igreja de Jesus Cristo! Viva a todos nós que cremos na ressurreição e sabemos que Jesus Cristo está vivo! Sim, aceitamos e reconhecemos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas!  Vocês aceitam Jesus Cristo em suas vidas?  Sim ou não?  Papai e mamãe aceita Jesus Cristo em suas vidas e na de seus filhos?
COELHINHO:     Crianças!  Jesus Cristo venceu a morte e está vivo!  Você crê nisso! Você acredita que a Bíblia diz a verdade de Deus?  Então peço ao Senhor que abençoe o seu papai, a sua mamãe e toda a sua família, e que abençoe a todos os presentes em nome de Jesus Cristo.  Quem é o verdadeiro símbolo da Páscoa?  É isso aí, Jesus Cristo.
NARRADOR:    E aqui termina mais um dia na fazenda.
É hora de dar tchau e esperar outra vez para falarmos de Jesus Cristo e da verdade que só a Bíblia nos diz,  porque a verdade que ela diz vem de Deus.
Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo é o símbolo pascal, e vemos como um cordeirinho porque ele morreu por nós e venceu a morte.
Viva Jesus Cristo! Viva Jesus Cristo! Viva Jesus Cristo!
Obrigado crianças por terem prestado atenção e ficado quietinhos, agora você sabe a verdade e guarde para você e leve para quem quiser saber a verdade.
Obedeçam seus pais sempre como Jesus Cristo obedece ao Pai do céu sempre.
NARRADOR:    Chamamos todas as personagens para aplaudir vocês que aceitam Jesus Cristo em suas vidas.  Agradecemos ao Pastor ________________  e que possa vir abençoar estas famílias e as crianças que ficaram bem quietinhas e são obedientes a seus pais como Jesus Cristo é com o nosso Pai dos céus.

Obs. : Os diálogos dos personagens foram colocados de forma a incentivar a interação com as crianças e pode haver improvisos cuidando pra não perder a linha lógica do texto.

Autores:
admin admin