A VISITA DO ANJO DO SENHOR

Fernando tornou-se um obreiro desanimado quando começou a sentir que não era muito importante para Deus. Sua vida muda quando Deus envia um anjo para ele, provando a sua grande importância.
Personagens: Anjo, Fernando, Alberto, Ângela, Namorado da Ângela, Chefão e os seus companheiros.
CENA 01 – O APARECIMENTO DO ANJO
Cenário de uma sala de estar bem iluminada com todas decorações de uma casa simples e confortável.
FERNANDO: (entrando falando ao celular) Oi? É o Gabriel? Sou eu, o Fernando lá da igreja.
Hoje à noite vai ter culto, vamos lá?
Hum.... Não pode ir? Mas vai ser bom.…
Deixar para outro dia? Tudo bem, que Deus te abençoe... (desliga o celular)
Mais uma vez o Gabriel falando que não pode ir...
Faz meses que tento chamá-lo para ir e nada dá certo, antigamente era mais fácil... (olhando para cima)
Senhor! Por quê tem que ser assim tão difícil?
Por quê nada dá certo?
Senhor, vejo que tudo que faço não está progredindo só retrocedendo....
Não quero fazer de conta que está tudo bem, sendo que não está...
São lutas sem fim!
Eu quero sossego, Senhor!
Sou obreiro da igreja, todos os dias estou orando por várias pessoas e acordo de madrugada para orar por eles…
(ajoelha ao chão de cabeça baixa)
Senhor, quero desistir...
Vejo que não sou tão importante para Ti...
Vejo que tudo que fiz parece que foi em vão.
ANJO: (aparece aos poucos ouvindo Fernando falar) Então você quer desistir de tudo?
Desistir da Obra de Deus, Servo do Senhor?
FERNANDO: (levanta rapidamente assustado)
Quem é você?
Como entrou aqui dentro de casa?
Nunca vi ninguém assim na minha vida.
ANJO: Acalme-se, Servo do Senhor. Eu sou um anjo, Deus ouviu sua oração e Ele me enviou para te ajudar...
FERNANDO: Me ajudar? Já está decidido, desisto de tudo....
O tanto que estou lutando, buscando a Presença de Deus, entrando em santidade para poder trazer vidas para Jesus, mas parece que nada faz efeito, parece que piora tudo, agora pouco chamei o Gabriel e faz meses com a mesma desculpa...
Se tivesse como eu voltar no passado e evitar toda essa dor, eu voltaria, talvez estaria bem melhor hoje e quem sabe muito feliz!
ANJO: Servo do Senhor, sei que tem passado por muitas lutas, mas saiba que irás adquirir vitória.
Deus jamais abandona o seu filho.
Eu estou aqui para te fazer abrir os seus olhos e ver o tanto que és importante para Deus!
FERNANDO: Anjo, não acredito que eu seja...
Mas como vai mostrar a mim que eu sou realmente importante para Ele? Como vai mostrar que fiz a diferença na vida de alguém?
ANJO: Você não gostaria de voltar ao passado? Voltar ao tempo antes de aceitar Jesus? Então terás que fazer uma viagem comigo, pois preciso te mostrar o passado das pessoas sem você. Se mesmo assim insistir que não foi importante, irei realizar o seu desejo e tudo que viveu será apagado completamente!
FERNANDO: (fica pensativo em silêncio) Anjo, então eu irei nessa viagem. A minha decisão não fará diferença e nem afetará na vida das pessoas.
ANJO: Servo do Senhor, segure em minha mão, a viagem pode ser muito perigosa e dolorosa, esteja forte para o que irás ver, Servo do Senhor.
CENA 02 – ÂNGELA, A JOVEM DEPRESSIVA
Cenário escuro, aos poucos vai iluminando e mostrando alguém em uma sala de estar sentada no sofá.
FERNANDO: Então essa é primeira cena do passado sem mim? Acho que eu lembro dela...
ANJO: Servo do Senhor, essa é a Ângela. Ela está com problemas de depressão e está agora em uma rede social chorando triste.
FERNANDO: Eu lembrei dela! Mas ela postou na rede social que conseguiu vencer a depressão. Ela tinha lido uma mensagem falando que Jesus poderia mudar a sua vida e curar suas enfermidades. Então se converteu, venceu a depressão e virou uma adoradora de excelência e tem uma família feliz. Ela é líder das mulheres de oração da minha igreja.
ANJO: Sim, porém essa postagem era sua...
FERNANDO: Nossa, fui eu que postei?
ANJO: Sim, os amigos da rede social dela postavam fotos, status e indiretas como toda rede social. Mas sua postagem apareceu no momento certo e então ela decidiu mudar de vida... mas com sua decisão, a história dela foi afetada e ela não leu sua postagem, veja o que aconteceu com ela...
ÂNGELA: (sentada no sofá com o celular, com roupas pretas, maquiagem escura) Parece que o mundo virou contra mim.... Sinto uma angustia no meu coração. Tento preencher o vazio com baladas, festas e nada.... Essa angustia está me matando.... Sinto muitas dores em minha alma, dores insuportáveis e parece que está me matando aos poucos. Nas redes sociais falando mal de mim e só mandam indiretas sempre. (abre um sorriso) Pelo menos eu sei quem me ama: meu namorado. Posso sentir segura com ele. (mexendo no celular) Ele colocou em um relacionamento sério? Vamos dá olhada em qual foto que ele colocou... Essa não sou eu! É uma outra menina que está com relacionamento sério? Deve ter sido alguém entrou na rede social dele, vou ligar para ele. (ligando) Oi amor! Alguém entrou em sua rede social e fez uma brincadeira de mal gosto, colocaram você com um relacionamento sério com uma outra garota.
NAMORADO: Ângela, fui eu mesmo coloquei, pensei que fosse a garota que conhecia, não é a Ângela com quem namorava, na verdade nunca foi...
ÂNGELA: Amor, eu te amo, sou a mesma e sempre fui fiel a você.
NAMORADO: Como fui idiota em acreditar em suas mentiras, Ângela? Você só sabe mentir e mentir. Eu ouvia boatos e até meus amigos falando que estava nas festas ficando com outros caras e ainda quer dizer que é fiel? Acho que não entendeu o meu recado, acabou Ângela! Estou sendo mal falado em todas as festas que vou por causa de você, eu não quero mais você! Melhor seguir a sua vida! Não quero ser rude com você!
ÂNGELA: Não acredite nessas histórias desse pessoal que quer acabar com nosso amor! (O namorado desliga e ela abaixa a cabeça)
Eu pensava que meu namorado era importante para mim.... Eu me enganei, mas eu entendi que a realidade é: a única pessoa que dizia me amar.... Não me ama mais.... Quer dizer, acredito que ninguém me ama mesmo, todas as pessoas são iguais, não existe alguém que poderia me amar, por quê continuar a sofrer?
Porque continuar a insistir em algo vai dá o mesmo final?
Nem meu namorado me ama... por causa de mentiras, meu namoro acabou.
Então vou me matar logo, preciso aliviar essa dor dentro de mim de uma vez por todas, talvez assim eu tenha sossego dessa vida e finalmente descansar de todos os meus problemas. (Ângela desaparece da cena)
FERNANDO: Cadê ela? O que aconteceu? Ela conheceu Jesus? Alguém apareceu e pregou? Ou postou algo na rede social dela falando de Jesus? Não aconteceu algo ou alguém evitar essa tragédia?
ANJO: Servo do Senhor... Essa cena eu preferi não lhe mostrar.... É uma cena forte. Ângela tomou vários remédios que tinha em sua casa e vendo que não fez efeito, foi ao seu quarto, pegou uma corda e se enforcou.
FERNANDO: Não poder ser..... Isso só pode ser um pesadelo. Isso não pode ter acontecido, minha postagem ela existiu! Eu sei disso! Eu sei que isso é um sonho, isso não é real, nunca foi real isso!
ANJO: Servo do Senhor, isso é mais real do que pensa. Você se esqueceu que pediu para voltar ao passado? Essa é a nova realidade! Como ela era sozinha demorou dias para os vizinhos sentirem sua falta. Quando se lembraram, já estava em estado de decomposição.
FERNANDO: Que morte mais horrível é essa? Ela não merecia isso... Ela é querida por todos, não podia ter terminado assim.
ANJO: Como ela não leu uma mensagem que postou, então fez isso.
Ela não sabia que Deus amava tanto e que tinha grandes planos na vida dela, como você falou a mim…
Servo do Senhor, as pessoas de hoje em dia acham que uma simples mensagem como “Jesus te ama” não pode fazer uma diferença, mas elas fazem.
O problema dela e de muitos é que ao invés de desabafar, limpar suas lagrimas com Deus que pode curar e libertar, eles preferem jogar em redes sociais a espera de uma palavra de conforto, que nem sempre vem.
O problema da Ângela e de muitos acham que a morte sem Jesus será paz e sossego e a solução de todos os seus problemas e acham que fazendo isso irão ao céu.
Elas não sabem que é no inferno que elas irão viver depois da morte.
Dores e sofrimentos sem fim que não vão acabar....
Seu corpo será destruído e depois restaurado para ser destruido novamente no ciclo sem fim, demônios ao redor não deixando ter sossego nem por um milésimo de segundo.
Servo do Senhor tenho outra cena á te mostrar, segure em minha mão.
FERNANDO: (preocupado) Anjo, foi horrível tudo que me falou...
Eu não sei se irei suportar a próxima cena...
Ainda estou abalado com isso.
ANJO: Servo do Senhor, seja forte! Precisamos fazer mais uma outra viagem.
FERNANDO: Então vamos...
CENA 03 – PESSOAS PERDIDAS E A MORTE DO SEU AMIGO
Cenário escuro, aos poucos vai iluminando e mostrando várias pessoas de todas as idades é classe sociais andando confusas em uma rua qualquer da cidade.
FERNANDO: Anjo, quem são essas pessoas? Você me disse iria mostrar o passado ao meu redor, mas essas pessoas nunca vi na minha vida. Elas não fazem parte do meu passado.
ANJO: Servo de Deus, elas fazem parte sim diretamente e indiretamente...
Eu quero te apresentar todas as pessoas que você orava pedindo proteção, a cura, a libertação e voltar para os caminhos de Deus, são essas pessoas, que muitas vezes orou de joelhos nas madrugadas!
FERNANDO: Minha nossa, são tantas pessoas!
Eu não tinha percebido isso, mas o que aconteceu com todas elas?
ANJO: Algumas morreram sem a Salvação, outras passam problemas em sua casa, com namoro e o casamento e tanto outros problemas.
Outras estão vivas, porém perdidas e talvez possam ser evangelizadas por outras pessoas.
Servo de Senhor, percebe que desejando voltar ao passado e não aceitar Jesus, você muda a história de várias pessoas?
Você fez a diferença nas vidas delas, será que nunca percebeu isso?
FERNANDO: (arrependido) Sim.. Agora percebi isso...
E percebi que fiz pedido muito idiota também.
Anjo, você fez abrir os meus olhos, obrigado.
Gostaria de voltar ao meu presente e seguir minha vida com Deus.
ANJO: Até que gostaria de fazer isso, mas ainda não acabou, existe mais uma pessoa muito importante para você ver.
FERNANDO: Outra pessoa?
Confesso que não tenho ninguém em mente no momento, Anjo.
Espero que eu esteja forte, cada viagem que fazemos parece que me machuca mais, e vejo o tão cego eu fui para desejar isso em minha vida.
ANJO: Segure em minha mão, vamos conhecer ela, é uma pessoa muito querida para você, servo do Senhor.
FERNANDO: (O cenário fica na completa escuridão e aos poucos vai iluminando com a entrada de Alberto.) Mas é claro, Alberto! O meu melhor amigo! Como pude esquecer dele?
Essa viagem está me deixando muito confuso da cabeça.
Mas o que está havendo?
Ele está diferente parece um...
ANJO: Com a decisão de voltar ao passado, a história da vida foi alterada e se tornou um drogado.
FERNANDO: (olha assustado ao anjo) Drogado? Mas eu tinha evangelizado!
Lutamos durante muito tempo juntos!
Eu e os meus irmãos da igreja, oravam e jejuavam pela vida dele e ele se libertou!
É um amigo apaixonado por Deus, apaixonado de cuidar e amar o próximo, ele cuida bem de todos e todos admiram a grande mudança de vida!
ANJO: Servo do Senhor... Ele não foi evangelizado, porque muitas pessoas tinham medo dele, e ele se afundou mais nesse vício....
E agora veja o que aconteceu com seu melhor amigo...
ALBERTO: (entra em uma casa bagunçada e encontra o chefe sentado em sua mesa com seus dois empregados.) Me chamou Chefe!
CHEFE: Alberto! Hoje é o dia de pagar as mercadorias de drogas que você pegou na semana passada!
Está com dinheiro em mãos?
ALBERTO: (meio confuso) Mano, já vou te pagar...
Só vou procurar um jeito de... roubar ali e já te passo o seu dinheiro.
CHEFE: Está fazendo meses com essa promessa de pagamento! Você pensa que acredito nisso?
Mas como eu sabia que iria falar isso.
Eu irei fazer o que nosso contrato exige no dia que comprou minha mercadoria!
ALBERTO: Contrato? Mas eu não assinei nada! Apenas pegava a mercadoria e passava o dinheiro.
CHEFE: Passava o dinheiro?
Se toca idiota!
Quem faz as regras e o contrato aqui sou eu!
Quem está devendo e você!
Mas como você está apenas me dando prejuízo, está na hora de resolver conforme o contrato!
Empregados, coloquem aquela música que tanto gosto de ouvir e coloque alto, não quero que isso chame atenção do pessoal aqui perto!
ALBERTO: (fica assustado ao ouvir a música triste é sombria) Que música é essa? Parece triste e sombria.
CHEFE: Não entendes?
Essa é a minha música favorita!
Ela é muito triste, não acha?
Essa é para quem não cumpre o meu contrato de vendas.
Não é uma bela música de se ouvir?
ALBERTO: (assustado olhando, andando devagar para trás) O que vai fazer comigo? O que está acontecendo aqui?
CHEFE: Eu não irei fazer nada!
O contrato que assinou é a lei do mundo!
E essa lei é clara para quem não paga.
Empregados mostrem a ele as consequências de quem não paga em dia e não tenham nenhum tipo de piedade, melhor acabe logo com ele, pois desse aí nada terá proveito!
ALBERTO: Não façam nada, eu vou pagar, eu juro!
FERNANDO: (fica vendo os empregados espancam jogando ao chão e fica desesperado enquanto o Anjo o segura pelos braços e até ver Alberto morto) Alberto, saia daí!
Eles vão te matar!
Me solte, Anjo!
Tenho salvar a vida dele, ainda dá tempo de resgatá-lo.
ANJO: (segurando fortemente o Fernando) Servo do Senhor esse é novo futuro do seu amigo.
Ele não pode te ouvir e nem te ver.
Acabou tudo, esse é o fim e não tem volta!
FERNANDO: (se solta do Anjo e vai em direção do Alberto, porém desaparece) Alberto, cadê você, meu amigo?? Como fui idiota em pedir voltar ao passado e ter desejado nunca ter existido!
Anjo, eu não sabia se não tivesse pregado, poderia acontecer isso com as pessoas e até a morte do meu melhor amigo...
Meu amigo que tanto lutei pela vida dele para estar com Jesus e foi morto sem se defender, sem conhecer a verdade e a salvação.
Eu pensei apenas em mim, e me esqueci das pessoas ao meu redor....
Por minha decisão... Muitas pessoas não poderão conhecer Jesus....
Deixei que meus problemas me cegassem, deixei que lutas deixassem fraco e cego.
Mas Anjo, os meus olhos se abriram para uma realidade que não via...
Eu não sabia que era tão importante para obra de Deus, e o tanto que fui usado em todos os momentos...
Deus confiou em mim para fazer a obra.... (silêncio no lugar e o anjo sai aos poucos.)
Anjo, eu não posso viver nesse escuro.... Não quero que realize meu desejo!
Por favor, eu quero voltar ao meu presente!
Eu quero voltar a minha vida como antes, na presença de Deus!
Não quero que essas pessoas tenham esse fim!
Anjo? Meu Deus, me perdoa?
Eu não compreendia, eu estava cego, mas não me desampare nesse momento!
Deus me ouça!!
Estou arrependido quero voltar ao meu presente, a minha realidade...
CENA 04 – UMA SEGUNDA CHANCE!
Cenário de uma sala de estar bem iluminada com todas decorações de uma casa simples e confortável.
ALBERTO: (entra preocupado na sala vendo Fernando de joelhos no escuro com os olhos fechados orando desesperado) Fernando? O que foi que houve? Aconteceu alguma coisa? Ficou clamando por Deus e gritando meu nome; Parecia que eu tinha morrido.
FERNANDO: Alberto!? Gloria a Deus! Que Deus seja glorificado a todo sempre! (Levanta e o abraça forte ele) Você está vivo, não foi morto! Deus ouviu minha oração! Obrigado Deus não irei te decepcionar, Pai!!
ALBERTO: Morto? Do que está falando? Não estou entendendo nada...
FERNANDO: Alberto, um anjo apareceu a mim.
E me mostrou como seria a vida das pessoas se eu escolhesse voltar ao passado e não seguir a vida com Jesus... Ele mostrou você viciado nas drogas e sendo morto por dois caras, pois não tinha dinheiro para pagar mercadorias de drogas.
E muitas pessoas que morreram, que se perderam ou nem conheceram Jesus, através de mim.
ALBERTO: Nossa que viagem amigo?
Não querendo duvidar de você, mas tem certeza que foi um Anjo mesmo que apareceu aqui?
Eu te vi aqui caído no chão, chorando, acho que estava sonhando. Tem certeza que isso foi real, Fernando?
FERNANDO: Foi muito real, até a Ângela tinha se enforcado por causa da depressão que ela tinha.
Ela não tinha lido a mensagem de ânimo e salvação que postei na rede social.
ALBERTO: Fernando está tudo bem, eu conversei agora pouco com a Ângela e ela está bem, e pediu nossa ajuda para servir no jantar dos casais.
Não aconteceu nada disso, ela está bem, apenas precisando de ajuda no jantar dos casais.
E nós temos que ir logo, o culto já vai começar, convidei meus colegas do meu trabalho para irem com a gente.
FERNANDO: Glória Deus!
Ela está viva!!
Alberto, fale para ela que vamos sim, ajudar no jantar.
É benção demais ter conseguindo chamar os seus colegas para irem à igreja. Então busque eles, que eu vou me arrumar.
Se precisar de ajuda me chame meu amigo, estou aqui para servir.
ALBERTO: Tudo bem, muito obrigado meu amigo irmão! Já estou de saída! Te espero lá, a paz do Senhor.
FERNANDO: Amém! (Telefone toca) Alô? Oi Gabriel tudo bem?
Vai aparecer no culto? Que bom fico muito feliz por isso!
Não é o problema, eu vou te buscar em sua casa, me espera viu?
Ok até... (desliga o telefone)
Oh glória a Deus!
Gabriel vai para o culto, não acredito!
Obrigado Deus, obrigado!! (Olha para frente)
Ei você aí que está me vendo: Você é alguém muito especial e muito importante para obra de Deus!
Então não desista!
Continue orando sem cessar.
Talvez você não veja os efeitos imediatos, mas Deus está vendo todos!
Ele vai te honrar tremendamente!
Você é um vaso de honra meu querido e minha querida!
E não deixe que os seus problemas e as lutas durante essa caminhada te cegarem.
Siga em frente e não desista!
Desistir é para os fracos!
Nós servimos a Deus!
Deus está na frente meu irmão e minha irmã!
Que Deus abençoe a todos!
Melhor eu correr, eu tenho uma nova alma para levar para Jesus, a paz do Senhor!
Oh glória!
Para dúvidas, sugestões e elogios relacionado as peças de teatro minha autoria, entre contato comigo através do e-mail: italo_carlos@outlook.com