
O que aconteceria se, quando você fosse orar, Deus o interrompesse? Neste divertido teatro, nosso jovem se prepara para fazer sua oração diária antes de ir para a cama quando uma voz o interrompe. Uma pequena e simples dramatização. Ideal para realizar na igreja ou qualquer noite de juventude.
Cenário: Uma cama e o jovem que faz a oração está em pijama pronto para dormir.
JOVEM: Como estou cansado! Estou com tanto sono que acho que vou adormecer no meio da oração. Já sei, vou fazer uma oração muito curta e a cama. (Ele se ajoelha e começa a orar). "Pai nosso que está no céu...
VOZ: Sim? O que você quer meu filho / filha?
JOVEM: Não me interrompe, Senhor, estou orando.
VOZ: Mas você me chamou.
JOVEM: Eu chamei você? Eu não chamei você. Estou apenas orando: "Pai nosso, que está no céu..."
VOZ: Veja? Você fez isso novamente.
JOVEM: O que eu fiz?
VOZ: Você me chamou. Você disse: "Pai nosso, que estás no céu".
JOVEM: Mas eu não queria dizer nada com isso. Você sabe? Eu estava fazendo a oração da noite. Às vezes eu repito a oração modelo: Oração do Senhor, isso me faz sentir bem, é a sensação de que cumpri com minha obrigação.
VOZ: Bem, continue orando.
JOVEM: "Santificado seja Seu nome..."
VOZ: Espere um momento, o que você quer dizer com isso?
JOVEM: Com o quê?
VOZ: Com o “santificado seja Seu nome”
JOVEM: Significa... significa... E eu é que sei?! Não sei o que isso significa. Como eu poderia saber? Só sei que é parte dessa oração. Aproveitando então... o que quer dizer?
VOZ: Significa honesto, santo, maravilhoso.
JOVEM: Ah! Isso já faz sentido. Nunca antes pensei o que significava a palavra "santificado". Bem, eu continuo: "Seu reino venha, sua vontade será feita no céu como na Terra..."
VOZ: Você realmente quis dizer isso?
JOVEM: Claro, por que não?
VOZ: E o que você vai fazer por isso?
JOVEM: Não? Não acho nada. Eu acho que seria muito melhor se você assumisse o controle de tudo aqui, como Você o faz lá.
VOZ: Você acha que tenho controle sobre você?
JOVEM: Bem, eu vou à igreja, às vezes eu faço a lição...
VOZ: Não foi o que eu lhe perguntei. Eu estava me referindo a seus desejos, sua inveja, seu mau comportamento, seu caráter, sua rendição incondicional para mim. Você sabe? Agora você tem um grande problema a respeito disso. Além disso, existem outras coisas, como a forma como você gasta dinheiro... apenas para você. E que tipo de livros você lê, ou que tipo de música você ouve ou o que você assiste?
JOVEM: Não olhe só para mim. A final eu sou igual a muitos da igreja.
VOZ: Espere um momento, pensei que você estava pedindo para que minha vontade fosse feita? E se isso acontecer, deve começar com aqueles que oram, como você, por exemplo.
JOVEM: Ok, está tudo bem. Penso que sim, tenho algumas deficiências. E depois que Você mencionou o assunto, eu poderia citar mais algumas coisas.
VOZ: Eu também.
JOVEM: Nunca pensei nisso até agora, mas gostaria de corrigir todas essas falhas.
VOZ: Ótimo, você já começou. Vamos trabalhar juntos você e eu. Com a minha ajuda, você pode realmente obter muitas vitórias.
JOVEM: Olha, senhor, preciso terminar esta oração. Já está me levando mais do que o habitual. "Dê-nos o nosso pão diário hoje..."
VOZ: E o resto do pão que você jogou fora ontem?
JOVEM: O que é isso, o dia da crítica? Eu estava aqui cumprindo um dever religioso, e de repente você entra e me lembram de todas as minhas deficiências e as coisas que eu faço de errado.
VOZ: Orar é perigoso. Você pode acabar sendo mudado, você sabia? É isso que eu estou tentando fazer. Você me chamou e aqui estou, agora é tarde demais para parar... Bem, continue orando, estou interessado na parte que segue na sua oração (há uma pausa)... Vamos, continue.
JOVEM: Estou com medo, senhor,
VOZ: Com medo do quê?
JOVEM: Porque eu sei o que você vai dizer depois.
VOZ: Experimente.
JOVEM: Está bem. "Perdoa nossas dívidas como perdoamos nossos devedores?
VOZ: E quanto a Raul?
JOVEM: Viu!? Eu sabia. Senhor, ele acha que ele é melhor do que eu, ele me critica, ele está dizendo mentiras a meu respeito. Ele não fala comigo e ele zomba de mim com seus amigos quando eu passo.
VOZ: E quanto a sua oração?
JOVEM: Não foi o que eu queria dizer.
VOZ: Bem, pelo menos, você é honesto. Mas não é muito bom ter uma sensação amarga, não é?
JOVEM: Não, mas vou me sentir melhor depois que ele me pagar por tudo que já fez contra mim. Eu já sei o que eu vou fazer. Ele vai se arrepender do que ele fez comigo.
VOZ: Você não vai se sentir muito melhor. Mesmo, eu sei que você se sentirá pior. A vingança não faz ninguém feliz. Pense que se você agora estiver infeliz, como será mais tarde? Mas eu posso mudar tudo isso.
JOVEM: Você pode? Como?
VOZ: Perdoa Raul e depois vou te perdoar. Então o ódio e o pecado serão os problemas de Raul e não os seus. Você pode perder popularidade entre seus amigos, mas você ganhará seu coração e terá paz interior.
JOVEM: Mas Senhor, não posso perdoar Raul.
VOZ: Então não posso responder a segunda parte do seu pedido.
JOVEM: Você está certo. Bem, você sempre está certo. Prefiro estar com você do que me vingar do meu vizinho... Ok, ok, eu o perdoo e eu vou te pedir mais: Ajude-o a dar seu coração a você. E agora que pensando em tudo isso, acho que, se ele continuar agindo assim, acabará mal e isso me deixará triste.
VOZ: Maravilhoso, muito bom. Como você se sente agora?
JOVEM: Hummmmm! Bem, nada de ruim, na verdade. Na verdade, agora me sinto muito bem. Parece que o perdão ocupa o espaço onde uma vez foi ocupado pelo rancor contra Raul.
VOZ: Você tem certeza?
JOVEM: Claro, acho que é a primeira vez, que não estou preocupado com a cama.
VOZ: Mas você ainda não terminou sua oração. Continue
JOVEM: Ok, "Não nos deixe cair em tentação, mas nos livrar do mal..."
VOZ: Excelente, vou fazer exatamente isso, mas você também deve evitar situações que te deixam tentado.
JOVEM: O que você quer dizer com isso?
VOZ: Eu vou protegê-lo, mas você deve evitar de ir para certos lugares que não são recomendados, embora eles estejam muito na moda. Você terá que deixar alguns de seus hábitos e alguns de seus amigos. Aqueles que afirmam ser seus amigos, mas realmente o que eles fazem é machucá-lo. Não se deixe enganar quando eles lhe dizem que vão gastar uma bomba, mas para eles e para você será uma ruína. Depois, não servem como uma porta de fuga.
JOVEM: não entendo.
VOZ: Sim, você entende. Você fez isso muitas vezes. Se mete em situações difíceis, se meteem problemas e depois corre para mim: Senhor, ajude-me, salve-me desse problema e prometo que nunca vou me envolver em outro. Você se lembra desse tipo de negócio que você sempre tenta fazer comigo?
JOVEM: Lembro-me e estou com vergonha, estou realmente envergonhado.
VOZ: Você se lembra de alguém em particular?
JOVEM: Bem, quando um irmão da igreja me viu, saindo da boate. Eu deveria estar em outro lugar. Lembro-me de que eu disse a Você: Senhor, não deixe que os meus pais saibam e irei à igreja sem nunca faltar
VOZ: Essa pessoa não disse nada aos seus pais, mas você não cumpriu sua promessa.
JOVEM: Senhor, perdoe... Até agora eu sempre pensei que orar era dizer algumas frases ou repetir outras e isso era o suficiente, mas nunca pensei que você pudesse responder assim.
VOZ: Bem, termine sua frase.
JOVEM: "Porque o seu é o reino, o poder e a glória, para todo o sempre. Amém "
VOZ: Você sabe o que me daria mais glória? O que realmente me deixaria feliz?
JOVEM: Não, mas eu gostaria de saber. Agora eu quero agradar Você. Agora eu quero viver como um bom filho Seu e seguir fazendo a Sua vontade.
VOZ: Você acabou de responder a minha pergunta.
JOVEM: Sim?
VOZ: Exatamente. O que me dá mais glória é ter pessoas como você ,que realmente me amam e me seguem.
Estou vendo que isso está começando a acontecer com você.
Agora que os antigos defeitos foram esclarecidos e os obstáculos retirados da estrada, ninguém pode imaginar o que podemos fazer juntos.
JOVEM: Senhor, estou ansioso para ver o que você pode fazer comigo a partir de agora.
VOZ: E estou disposto a abençoar ainda mais sua vida.
Texto em espanhol Jovenes Cristianos
DRAMA DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO É a versão mais antiga dexte texto