GARANTIA DESCOBERTA

Compartilhe

Monólogo de um arqueólogo.
Um arqueólogo apresenta, simulando registros de um documentário, as descobertas relativas a Salvação e as garantias de que Deus está agindo.

Cenário: Bíblia, mesa, cadeira, prancheta, outros itens arqueológicos.

(A pessoa entra e dirige-se à congregação como se eles fossem a câmera que está gravando este  documentário.)

ARQUEÓLOGO:  Olá, sou Arizona Jones, arqueólogo, de New Jersey.
Ultimamente tenho relembrado de quando eu estava procurando(hoje eu sei que era uma busca  totalmente ilusória), mas eu precisava encontrar algo mais do que apenas esperança. O que eu buscava era  “A Garantia”.
E eu precisava de provas.
O que me fez pensar assim foi a natureza incrível e intrincada que eu via ao meu redor. Parecia criação!
Em todo lugar que eu ia lá estava, como que sendo jogado no meu rosto.
Eu só sabia que deveria haver algo atrás de tudo o que eu via. Algo que era muito maior do que eu – e maior do que apenas uma coincidência louca.
Então, depois de pegar esse livro de uma biblioteca – lá estava – escrito em palavras – inspirado  por Deus, o próprio  Criador do Universo.

(A pessoa pega a Bíblia, depois lê a partir dela)

ARQUEÓLOGO:  (Lendo) Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;  Romanos 1:20
*
ARQUEÓLOGO:   Não são necessárias palavras. A prova de Deus tem sido visível na natureza o tempo todo.
E isto faz sentido!
Mas eu queria saber mais, então continuei minhas “escavações e achei isso…
ARQUEÓLOGO:  (lendo) Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual Ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos Efésios 1:18
*
a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança…
Riquezas e Glória? Definitivamente era isso que eu queria descobrir.
Então eu continuei procurando e descobri que…
ARQUEÓLOGO:   (lendo) Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual Ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da Sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo. Efésios 1:7-9
*
Então é isso!
ARQUEÓLOGO:   (lendo) “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.
João 3:36
*
ARQUEÓLOGO:   Ok, pronto! Mas da mesma forma que o homem disse para Jesus: “Eu acredito; ajude minha incredulidade ” Eu ainda precisava encontrar essa garantia completa.
Eu queria estar seguro no que eu acreditava.
Então eu aprendi  em Efésios 3:12 que podemos “ter ousadia e acesso confiante através da fé nele “.
Isso é ótimo, mas COMO faço isso?
Bem, em versos, como Romanos 15:4,  nós lemos…
ARQUEÓLOGO:   (lendo) Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. (Romanos 15:4)
*
ARQUEÓLOGO:   Foi escrito em tempos há muito tempo, mas para quê? Foi escrito para nossa instrução, de modo que, através da perseverança, e do encorajamento das Escrituras possamos ter esperança.
ARQUEÓLOGO:  Lá! Você viu? Ganhamos garantia ao estudar a Bíblia.
E em 1 Coríntios 2:16, Paulo diz:
ARQUEÓLOGO:   (lendo) “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2:16)
*
ARQUEÓLOGO:   Aqui aprendemos que Deus, Ele mesmo, está nos guiando através do Seu Espírito Santo.
E, em Filipenses 2: 12-13, nos diz:
ARQUEÓLOGO:   (lendo) Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,
pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. (Filipenses 2:12,13)
*
ARQUEÓLOGO:   Eu estou descobrindo durante meu viver que, quando eu tento fazer as coisas do meu jeito, eu apenas faço uma bagunça de coisas.
Mas, quando eu sigo o caminho de Deus, e na força de Deus, e através de Seu amor; Eu vejo os resultados!
Eu descubro um amor mais profundo, alegria, contentamento, paz, força, encorajamento, maturidade…
Isso é prova para mim, é garantia. Eu também posso.
Veja como Deus trabalha nos outros enquanto eu O adoro e permaneço em comunhão com outros crentes.
ARQUEÓLOGO:  (Lendo) Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.
Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Colossenses 2:2,3
*
ARQUEÓLOGO:   Finalmente, ainda existe uma necessidade de fé, que é uma exigência. Mas quando lutar com isso lembre-se:
ARQUEÓLOGO:   (Lendo) Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele
quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas. 1 João 3:19,20
*
ARQUEÓLOGO:   Como é fantástico! Deus é a nossa resposta pra tudo.
Deus guardará nossos corações.
Quanto mais conhecemos a Deus, mais completa será nossa garantia.
ARQUEÓLOGO: (Enfático) Este é um tesouro que vale a pena encontrar.

* Ao final de cada leitura bíblica o personagem troca a direção do olhar: Olhar para baixo, na Bíblia enquanto lê, e para o publico no comentário que segue. Isso para dar ideia de troca de câmera, já que o formato da apresentação é de um documentário.

Base Bíblica: Rom. 1:20, 15:4; 1Cor .2:16; Ef.1:7-9, 18;  Fil.2:12-13; Col.2:2-3; 1Jn.3: 19-20

Fonte WEB:  Church-Skits

“written by Tanis Harms, edited by Davi Kindlein Romio”

 

 

 

Veja também meu site pessoal, Davi K. R.,
tem mais informações sobre Sabedoria, Casamento e Família …
sempre de uma perspectiva Cristã,
mais algumas coisas minhas e da minha esposa, daqui do sul do Brasil.

Autores:
admin admin