Textos de teatrais para desenvolver o teatro na igreja, peças de teatro evangélico.

O maior conteúdo gratuito para o teatro nas igrejas.


A PORTA DO CÉU

A PORTA DO CÉU, representação do momento que chegam diante de seus destinos eternos.Um Rico, um nobre, uma descuidada, uma crente, uma religiosa e um sábio.Todas as falas em forma de poesia.A mensagem central é; Jesus é o passaporte para entrada no céu.
Há no site mais duas peças homônimas A Porta do CéuIII e também A Porta do Céu II  

Vindo do interior surge a porta pela porta do céu e apontando para dentro diz:A PortaÉ esta porta aqui da cidade eternaé por aqui a entrada ao gozo celestialpois por aqui se vai a glória sempiterna.
A nova jerusalém se vê deste portalÉ o reino feliz da bem aventurançaonde não há pecado e não existe o mal
O céu é sempre azul, o mar sempre bonançaAs ruas são de ouro e jaspe reluzentee sempre a mesma fé os corações alcançam
Ali não haverá aflitos, descontentesAli não entrará nenhuma enfermidadehá na árvore da vida a saúde das gentes
Quanta beleza nova existe na cidadeque melodiosos sons os altos céus percorremque imenso gozo ali por toda eternidade
Hó quão ditosos são os que a carreira correme guardam sempre a fé no eterno salvadorHó quão felizes são os crentes quando morrem
Pois vão da vida ao fim do seu laborouvir de jesus a voz tão doce e terna:Ao gozo vinde já, benditos do Senhoreste é o caminho que vai para a cidade eterna.
(Entra o Rico e diz para a personagem porta:)É bem verdade o que dizeis, senhoraexiste para a alma o gozo eterno?deixai-me entrar, quero-o gozar agoraque já dentro do peito eu trago o inferno
Nunca eu tive na vida um dia ao menos de sossegode paz ou de alegrianunca os meus dias foram serenossempre lutei e vivi em agonia
A sede do dinheiro me queimavaandei vagando em busca de um tesouroem ânsia tornou-se a minha mente escravaeu só queria... eu só amava o ouro
Enriqueci...acumulei riquezasmas nunca adormeci nas ânsias da almaminha vida foi cheia de incertezascheia de sustos sem uma hora calma
Mas rico sou...se além deste portalhá livramento para o cativeiroposso compra-lo com o meu metalquero compra-lo com o meu dinheiro
Deixai-me entrar,quero gozar agoravendei-me a entrada para o gozo eterno(atirando a bolsa)uma fortuna aos vossos pés senhoraabri-me o céu quero fugir do inferno.
A PORTA: ( responde, dirigindo para o rico e impedindo a entrada)A entrada por aqui é proibidaaos que não trazem o justo passaporte,este é o caminho que conduz a vida(apontando para baixo)ali o reino de pecado e morte
néscio,que pretendes comprar o céua custa de ouro em troca de riquezasDeus não se vendea entrada além do véu não se adquire a custa de riquezas.(aparta-se o Rico e entra a DESCUIDADA)
DESCUIDADA (fala para a porta quando esta tenta impedi-la de entrar)mas porque não?que mal eu tenho feitopara assim impedir a minha entrada?nunca na terra eu tive um só defeitoapenas lá vivi despreocupada
Eu vivi como todo mundo viveFui a bailes, teatros, distraçõesporém pecado grave nunca tive
Nunca me afoguei no oceano da paixãonão matei ,não roubei...não falei mal...e não prejudiquei ninguém na vidahó deixe-me passar este portalquero gozar da gloria prometida
A PORTA: (impedindo a entrada diz pra Descuidada)A entrada por aqui é proibidaaos que não trazem o justo passaportequem jamais coagitou na outra vidaa pena sofrerá na eterna morte
DESCUIDADA:Mas Deus que é terno, doce e compassivoimensamente bom e complacentenão mandará um filho, inda que altivopra sofrer no inferno eternamente.
Que pai condenará o filho amado?que pai expulsará de casa o filho?ou vendo o filho desgraçadonão procura livra-lo do mal trilho?
Espero entrar no céu e ser felizde perto quero ouvir o ameno somque vem de lá, pois as escrituras dizque Deus é pai e imensamente bom
A PORTA(responde para a Descuidada)Deus é mais do que bom, Deus é amormas é justiça e santidadenão pode entrar no céu um pecadorainda manchado pela iniquidade
Sim, Deus amou o mundo de tal maneiraque deu seu próprio filho em holocaustodeixando-o numa cruz, sozinho, exaustopra remir a humanidade inteira
O sangue de Jesus foi derramadopra remir o pecador que o aceitamas quem pisa com os pés, quem o rejeitaas penas sofrerá do seu pecado
Que filho mal e louco invocariade sua mãe o amor, para aviltar?é torpe quem no amor de Deus confiae se desculpa assim para pecar
(sai a DESCUIDADA e entra a RELIGIOSA humildemente e diz:)
RELIGIOSANa bem aventurança eu quero entrare quem me impedirá o gozo eterno?pois vivi nas igrejas a rezartal era o horror que me causava o inferno
trazia ao meu pescoço a santa imagemo crucifixo de adoraçãofrequentei as igrejas com coragemquando se falava mal da religião
acompanhei as procissões nas ruasmil vezes comunguei com reverenciae martirizei as minhas carnes nuasnos horrores ilegais da penitenciapratiquei os atos religiososconforme me ordenava o sacerdotedesfiz-me de prazeres bem custososdividi com os pobres os meus dotes
compareci á igreja a cada diajamais abandonei o meu rosáriocumpri na terra tudo o que deviahó deixe-me entrar no eterno santuário!
A PORTA(responde pra religiosa)A entrada por aqui é proibidaaos que não trazem o justo passaportecristo é o caminho que conduz a vidaformalidades só produzem morte
uma alma carmesim será mais alvado que a neve pela fé somentecrê no Senhor Jesus e sera salvaa salvação é gratuita a toda gente
O SÁBIO (entra e diz para a PORTA)Quero entrar por aqui tenho o direitode passaporte vale o meu sabereu fui na terra um homem perfeitoo que sou, o que sei hão de me valer
minha filosofia me dava acessopor onde queria passaras doutrinas que eu sei, o que professosão mais profundas que o profundo mar
a essência continua sempre iguale a mesma hoje que será depoisisto é uma lei garanto-vos, fatale porque é... quero passagem pois
A PORTA(responde)A entrada por aqui é proibidaaos que não trazem o justo passaporteeste caminho conduz a vidaali o reino de pecado e morte
vós não podeis entrar no gozo eternomau agrado e presunção de tal saberés talvez um filosofo modernogrande cientista não há de ver
conheço algo mais profundodas misteriosas leis universaissabeis o peso de diversos mundosenergia, distancia calculais
mas não sabeis que as máximas doutrinassão negadas a sábios doutores?porem as almas simples pequeninaso eterno Deus mostrou seus explendores
O SABIO (diz)A ciência então será um viu labor?não tem valor saber filosofias?
A PORTA (responde)Nada aproveita para entrar no céuo ser versado em muitas teorias(saindo o SABIO entra o NOBRE tentando a passagem)
A PORTA (diz ao NOBRE)A entrada por aqui é proibidaaos que não trazem o justo passaporteeste é o caminho que conduz a vidaali o reino de pecado e morte
O NOBRE diz:A senhora não vê pelo meu porteque nasci numa classe preferida?
A PORTA respondeA entrada é proibidaaos que não trazem o justo passaporte
O NOBRE dizMereço um cetro, um trono, uma coroae tenho privilégio com certezatrago nas minhas veias sangue azulconfio nos direitos da nobreza
A PORTA respondeMeu pobre amigo, é grande engano teupensar que as condições de nascimentofavorece-te a entrada para o céuquem vai livrar-te do eterno tormento?
dum mesmo sangue é toda humanidadeé toda igual perante o eterno Deustoda ela esta coberta de maldadepor fé em cristo os homens vão ao céu
o NOBRE sai e entra a CRENTE
A CRENTE dizeste é o caminho que conduz a vidahá de Jesus estar além do véu?já pode entrar esta alma arrependida?um pecador pode passar ao céu?
A PORTA(impedindo a entrada dela responde)A entrada por aqui é proibidaaos que não trazem o justo passaporte
A CRENTE dizTenho passagem para a eterna vidadeu-me Jesus em sua triste morte
A PORTA respondeMas o que fizeste dos teus negros e tristíssimos pecados?
A CRENTE diz:Eu cri naquele que é Senhor do céusque o sangue de Jesus tira pecadonão me perguntes mais nenhuma coisaa minha vida toda se reduzeu cri, eu creio e minha fé repousano doce nome do Senhor Jesus
A PORTA(abraçando a crente diz)Hó quão ditosos são os que a carreira correme guardam a fé no eterno salvadorhó quão felizes sãos os crentes quando morrempois vão a vida ao fim do seu laborouvir de cristo a voz tão doce e ternaao gozo vinde já benditos do Senhor
(A PORTA entra pra dentro com a CRENTEeste portão conduz a vida eterna e fecha-se a porta.)
 
 

Estilos
Temas
Diversos