UMA ESPERANÇA

Versão para impressão

ESPERANÇA - Teatro CristãoAs pessoas têm sonhos, expõem estes sonhos ao público em forma de pequenos monólogos.
O Diabo se apresenta para a plateia e espalha um ar de incerteza e dúvidas sobre os personagens sonhadores.
Jesus aparece para restabelecer a esperança

NARRAÇÃO: hoje vivemos em uma geração, onde a concretização dos sonhos para algumas pessoas são impossíveis. Sonhos estes que o Senhor Jesus prometeu que os cumpriria, pois a sua Palavra nos diz em Eclesiastes 3.1 que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. E como o Senhor Jesus determinou que há tempo para tudo, também há tempo de sonhar e de conquistar o que se sonhou.
CENA I
UNIVERSITÁRIO: Ah! Como gosto de estudar. O estudo é a minha vida, pois ele permitirá que o meu maior sonho se concretize.
Eu almejo através dos meus estudos poder conhecer o mundo inteiro e ser reconhecido pelas grandes instituições de ensino. E eu sei que vou conseguir, pois sou um aluno aplicado e me esforço para conseguir minhas conquistas.
GESTANTE: (chega sorridente) Quanta alegria! Vou ser mãe! Tudo o que sempre quis, finalmente vai se realizar. Quanto tempo esperei por este milagre. Vou ser mãe! E estou ansiosa para a chagada do meu bebê.
JOVEM PREGADOR: Eu sou um simples pregador, mas eu tenho certeza que um dia o meu Deus vai me honrar, e eu irei pregar em grandes congressos, para multidões que estão sedentos por uma palavra de esperança.
(semblante de imaginação) Ah! Posso até imaginar, eu num grande palco pregando para multidões e vendo pessoas se rendendo aos pés do Senhor!
JOVEM CANTOR: Sou um levita na casa do Senhor. Adoro louvar e exaltar ao Príncipe da Paz. Meu sonho é gravar o meu próprio CD em uma dessas gravadoras famosas.
Ah! Mostrar o talento que Deus me concedeu e tocar muitas vidas por meio dos louvores e ministrações que almejo gravar em meu CD! (expressão de pensamento) Eu creio que a minha vida será um canal de bênçãos para muitas vidas.
CENA II
(os personagens permanecem em cena, porém como estátuas. Em seguida aparece o diabo [destruidor de sonhos])
DIABO: Olá! Vocês me conhecem? (feição de ironia) Não? Sou o inimigo de vossas almas.
Estão vendo estas pessoas? Elas são os fúteis sonhadores. (gargalhadas)
Eles pensam que Deus vai realizar os sonhos deles! Pobres sonhadores.
Agora irei plantar neles a semente da incerteza e eles jamais irão acreditar nos seus projetos. (ironia) Adeus sonhos! Esperança? Acabou!
CENA III
O diabo sai de cena e cada um por sua vez se movimenta e fala o seu roteiro.
UNIVERSITÁRIO: (feição de preocupado) Não sei se me tornarei reconhecido pelas grandes instituições e também não sei se vou conseguir concluir minha faculdade. Acho melhor parar, pois sei que não vou conseguir mesmo!
GESTANTE: (feição de preocupada) Será que conseguirei dar a luz a este bebê. Não sinto ele se mexer, acho que estou perdendo o meu bebê. Eu sabia que este sonho era impossível, e eu como uma tola acreditando que iria ser mãe.
JOVEM PREGADOR: Duvido que me tornarei um grande pregador, quanto tempo estou aqui, e ainda sou simplesmente um jovem de boa palavra. Todos me dizem que jamais serei um pregador de nome, e eu já estou quase concordando com essas pessoas. Meu sonho é impossível mesmo!

JOVEM LEVITA: (feição de medo) Tenho medo! Muito medo, pois não sei se vou conseguir realizar meu sonho. E se por acaso eu conseguir realizar e o povo não gostar da minha música. Estou insegura! Acho melhor esquecer meu sonho!

CENA IV
Todos os personagens permanecem estatuas e Jesus entra em cena olhando no rosto de cada personagem.
JESUS: Universitário! Acredite nos seus sonhos, pois eles vão acontecer e na cruz eu já garanti a sua vitória e você será reconhecido nas grandes instituições de ensino.
JESUS: Gestante: Acredite no nascimento do seu bebê. Este foi o presente que concebi a você assim como eu fiz com Sara, e creia que a mulher estéril será mãe de filhos.
JESUS: Jovem Pregador! Não ligue para as afrontas de satanás, pois sempre estive contigo! Jovem, as suas pregações sempre foram inspiradas pelo meu espírito e muitas vidas foram restauradas e eis que eu vos escolhi dentre as multidões para levar a minha palavra de cura, libertação e restauração.
JESUS: Jovem Levita! Eu tenho ouvido os seus louvores e recebido a sua adoração! Creia tão somente em mim, pois eis que o seu sonho está prestes a se realizar e o seu CD alcançará muitas vidas!
JESUS: Igreja! Não desista dos seus sonhos, pois lá na Cruz eu paguei um alto preço para que eles se concretizassem, por isso tão somente confie em mim...!
CENA V
Jesus sai de cena e os personagens voltam a se movimentar, porém com uma expressão em seus rostos de que eles retornaram a acreditar em seus sonhos.
SUGESTÕES: antes de iniciar a peça pode ser exibido um vídeo de Ludmila Ferber intitulado “OS SONHOS VOLTARAM” e o final com outro vídeo intitulado “ESPERANÇA” do Diante Do Trono.
 
O autor é Líder do Ministério de Art's Ágape
Diversos: