TRAVESSIA - Entrevista Coletiva com Josué

Versão para impressão

Esquete onde Josué dá uma entrevista para alguns jornalistas que estão espalhados entre o público.

A notícia da morte de Moisés e a eminente travessia do rio Jordão, a entrada na Terra Prometida e a expectativa para a tomada de Jericó.

É destacada a confiança, a fé no Senhor.

Os Hebreus estão prestes a atravessar o rio Jordão para Canaã

Peça bastante  fácil de ser montada com um número indefinido de repórteres são distribuídos pela plateia.




JOSUÉ: (entra vestindo túnica, turbante, sandálias e uma espada, caminhando pra frente do palco) Bom dia. Meu nome é Josué, sou filho de Num. Eu sou o líder do exército dos hebreus. A razão pela qual eu chamei esta entrevista coletiva é dar dois anúncios: um bom e um ruim.

JOSUÉ: Vou dar-lhes a má notícia primeiro: Moisés, o líder escolhido pelo nosso Deus, o Deus de Abraão de Isaque e Jacó, para ser o nosso libertador e que comandou a saída do Egito, comandou também esta peregrinação de quarenta anos, morreu. E... de acordo com nossa tradição, Moisés foi enterrado no mesmo dia em que ele morreu. Ele era um grande homem de Deus e ele fará muita falta.

JOSUÉ: A boa notícia é que Deus nos deu permissão para atravessar o rio Jordão e tomar posse da Terra Prometida. Graças a Deus, esta é a resposta às nossas orações. Depois de 400 anos em cativeiro no Egito, e mais de quarenta anos de peregrinação no deserto da Arábia, a promessa de Deus será agora cumprida.

REPÓRTER: General Josué, é mera coincidência que Deus lhe deu permissão para entrar na terra prometida no mesmo dia em que Moisés morreu?

JOSUÉ: Não, não é uma mera coincidência. Porque Moisés falhou em seguir os procedimentos exatos de Deus em Cades, Deus prometeu que Moisés não seria autorizado a levar o nosso povo para a terra prometida. Agora que Moisés morreu, estamos livres para ir para tomarmos a terra.

REPÓRTER: O que Moisés fez, ou deixou de fazer em Cades? Porque ele foi proibido de entrar na terra prometida?

JOSUÉ: Não havia água para beber em Cades. Então, Deus instruiu Moisés para falar com uma rocha e esta jorraria água. Em vez disso, Moisés bateu na rocha com sua vara, como tinha feito, com sucesso, antes em Horebe.

REPÓRTER: Então, Moisés fez verter água a partir de uma rocha duas vezes?

JOSUÉ: Correção. Foi Deus que fez o fluxo de água a jorrar da rocha. Moisés simplesmente seguiu as ordens. E porque Moisés não seguiu as ordens exatamente como Deus deu, ele foi banido da terra prometida.

REPÓRTER: Agora, sobre a terra prometida: você disse que iria entrar na terra prometida, atravessando o rio Jordão.

JOSUÉ: Sim, é exatamente isso

REPÓRTER: Mas o Rio Jordão está em fase de inundação nesta época do ano. Não seria mais fácil para marchar com seu povo para o sul e entrar na terra prometida, contornando o Mar Morto?

JOSUÉ: Isso seria mais fácil. Mas isso não é o que Deus nos mandou fazer.

REPÓRTER: Então, Deus colocou o seu povo na mesma posição que quarenta anos atrás, no Mar Vermelho. Não?

JOSUÉ: Exatamente.

REPÓRTER: Então, podemos supor que Deus vai separar as águas do rio Jordão, como fez ao Mar Vermelho?

JOSUÉ: Sim.

REPÓRTER: E você vai estar usando o cajado de Moisés para separar as águas do Jordão?

JOSUÉ: Não.

REPÓRTER: Não?

JOSUÉ: Não. Desta vez, os sacerdotes que levavam a arca da aliança irão entrar na água. A água do Rio Jordão não será interrompida até que toque nos pés e as pernas sacerdotes.

REPÓRTER: Posso perguntar por que Deus escolheu um método diferente para separar as águas?

JOSUÉ: Pelo mesmo motivo que Deus escolheu para fazer o fluxo de água potável a partir de duas pedras diferentes por dois meios diferentes: Deus não quer que as pessoas a pensem que existe algum poder mágico no cajado. O poder vem de Deus e de nenhum outro lugar. Deus quer que todos saibam e que não tenham nenhuma dúvida. Se Deus tivesse feito o milagre da mesma forma duas vezes, as pessoas estariam inclinadas a adorar o cajado em vez de adorar aDeus.

REPÓRTER: Por que você escolheu este local especial para atravessar para a terra prometida? Posso assumir que Deus escolheu este local também?

JOSUÉ: Sim, Ele escolheu a localização, pois fica em frente de Jericó.

REPÓRTER: Sabe dizer porque a escolha desta localização? Em frente e cidade de Jericó.

JOSUÉ: Jericó será a primeira cidade que nós conquistaremos depois da travessia para a Terra Prometida.

REPÓRTER: Mas logo Jericó? Ela é a cidade mais altamente fortificada em Canaã. Jericó é cercada por duas muralhas que têm mais de nove metros de altura e mais de três metros e meio de espessura. As paredes são separadas por um intervalo de quase quatro metros. Ninguém jamais conquistou a cidade de Jericó. Você não está sendo um pouco presunçoso?

JOSUÉ: Se fosse “eu” que estivesse planejando esta travessia, “eu” teria feito diferente. De maneira nenhuma "eu" me atreveria a conquistar uma cidade invencível. Mas, felizmente, "eu" não estou fazendo o planejamento nem estou fornecendo o poder.
Deus é quem planeja e quem da a força. Tudo o que eu estou fazendo é seguir as instruções de Deus ao pé da letra, sabendo que, no passado, Deus honrou nossa obediência com a vitória após a vitória.

REPÓRTER: Então, você acha que, com a ajuda de Deus, você pode realmente conquistar a cidade invencível?

JOSUÉ: Vou lembrá-los que, quando atravessaram o Mar Vermelho, todo o exército egípcio era invencível. Mas eles foram conquistados e nós nem sequer levantamos um dedo. Estou confiante de que tudo o que temos a fazer é seguir as instruções de Deus e Deus nos dará a vitória.

REPÓRTER: Mas, Jericó é a primeira cidade acima do rio. Eles vão ver vocês vindo a milhas de distância. Além de muito fortificada como o colega falou, eles terão a vantagem por estarem preparados para a batalha.

JOSUÉ: Quando o povo de Jericó olhar para nós e ver o que Deus acabou de fazer com o rio Jordão, que vai ter parado de fluir durante a fase de inundação, eles saberão que não estão enfrentando um inimigo comum.
Acredite em mim, quando eles virem dois milhões de hebreus que acabam de cruzar o rio Jordão em terra seca, o coração deles vai derreter assim como a sua vontade de resistir. Verdadeiramente, essa batalha pertence ao Senhor.

Obrigado a todos por terem vindo. (saindo)

Fonte WEB  Christian Scripts FREE


©2013 Bob Snook. Conditions for use: Do not sell any part of this script, even if you rewrite it. Pay no royalties, even if you make money from performances. You may reproduce and distribute this script freely, but all copies must contain this copyright statement. http://www.bobsnook.org email: bob@bobsnook.org

Estilos: 
Diversos: