TEMPO DE DECISÃO

Versão para impressão

No mundo atual, com todo o seu chamariz, deleites, MARTA, uma pessoa fiel a Deus, tenta mostrar aos seus colegas de faculdade, que só há futuro ao lado de Jesus, que as demais coisas são passageiras e não trazem felicidade.
Também traz um alerta; O perigo da má influência sobre os adolescentes, que procuram alguém, em quem se espelhar.
Mostra que nada acaba aqui, e se você morrer, que destino há de ter a sua alma?

Personagens:
GARÇOM
MARTA
6 COLEGAS (1 deles é uma moça, os outros ficam a critério)
3 ADOLESCENTES
ANJO
DIABO
 
CENA I
GARÇOM:: (serve bebidas, latas de cerveja cheias com água para ficar mais real)
Os amigos sentados riem muito e pedem mais bebida, já com ar de embriagues, fazem brincadeiras como o vira-vira.
Contam vantagem: um diz que foi ao motel com uma mulher famosa, outro que ficou com muitas mulheres, usou todas as drogas da moda, bebeu até entrar em coma.
Brigam entre si.
(Chega MARTA com livros na mão, pede um suco, bebe e vê seus colegas de faculdade, aproxima-se e tenta um diálogo).
MARTA: Senti a falta de vocês na aula, que por sinal foi muito interessante!
1º COLEGA: (A repreende) Mais interessante do que a nossa conversa eu sei que não foi (todos riem)
MARTA: E o futuro de vocês? Pensem um pouco!
2º COLEGA: Que futuro que nada!! Nós só temos o presente tá legal!!! Carpe diem, aproveitamos o dia, vivemos o hoje!!!
MARTA: Não é verdade, Deus sabe do nosso tempo, eu me preocupo com o tipo de vida que todos vocês levam, como se Deus não existisse. Vejam bem esta vida pode ser emocionante, mas o que farão depois? Para aqueles que seguem a Jesus há uma vida eterna com ele!
3º COLEGA: Já vem você de novo com esse papo careta de Deus, Jesus, Salvação, será que você não se cansa (ar de zombaria).
MARTA:: (pausa) Eu tenho me preocupado muito com suas almas, ainda há tempo de se voltar para Jesus, pois ele morreu para te salvar!
4º COLEGA: (zombando) A minha Salvação sou eu que faço, agora eu vou me salvar! (bebe a cerveja, todos riem muito, menos o 5º e o 6º colega, que ficam cabisbaixos)
5º COLEGA: (levanta-se e diz:) A MARTA: tem razão, o que estamos fazendo com nossas vidas? Desta maneira não tenho mesmo futuro, bebidas, drogas. Estou só acabando com minha. MARTA:, eu quero conhecer Jesus, mas acho que não sou digno de me por na presença desse Deus de quem você tanto fala.
MARTA:: É claro que você pode conhecer Jesus, ele é Maravilhoso e perdoa seus pecados, te restaura, faz de você uma pessoa nova, Jesus te ama muito!
5º COLEGA: MARTA:, você é uma boa amiga, eu aceito Jesus como meu único Salvador.
6º COLEGA: (levanta e aproxima-se de MARTA:) Ouvindo tudo isso sinceramente algo tocou o meu coração (pausa) MARTA: você sabe da minha vida (pausa) vida de prostituição, de drogas, tem hora que eu quero mesmo é acabar com minha vida, para mim MARTA:, não há mais esperança, eu não contei para ninguém, sabe por que estou aqui enchendo a cara? Hoje saiu o resultado de um exame que fiz, eu estou com Aids! (todos se afastam com medo) este é meu fim, acho que nem mesmo Deus que você diz ser maravilhoso pode me ajudar, agora ninguém pode, para mim não há mais Salvação, MARTA:.
MARTA:: Você está enganada, se for da vontade de Deus, ele pode te curar, saiba que se você se entregar nas mãos do Senhor ele pode, ainda que não te cure, salvar sua alma. Sabe tem muita gente que está preocupada com a cura do corpo, doenças como a Aids, o câncer, voltar a andar, mas estão preocupados só com a matéria! Mas Deus pode muito mais que isso, pode curar sua alma e te dar a vida eterna, basta você amá-lo e fazer sua vontade.
6º COLEGA: Eu te digo MARTA:, não sei quanto tempo me resta, mas eu quero de todo coração, neste tempo servir a Deus, me jogar aos pés de Jesus, pedir perdão por todos meus pecados (pausa) olhe mesmo sabendo que estou doente eu sinto uma alegria tão grande, uma paz que nunca havia experimentado e é Maravilhoso!
5º COLEGA: Pois eu também sinto o mesmo é muito bom sentir a paz interior que alegra o coração.
MARTA:: Eu tenho que ir, já é tarde, vejo que estão sem carona, seus amigos já foram embora.
5º COLEGA: Ora MARTA:, já não são mais nossos amigos, nosso amigo verdadeiro é Jesus, mas nós vamos testemunhar a eles, que o bom mesmo é servir a Jesus.
MARTA:: Então vamos, eu te dou uma carona (saem de cena)
CENA II
Os 3 adolescentes que estavam observando a cena, sentam na mesa e começam a imitar os adultos, fingindo beber.
1º ADOLESCENTE: Eu quando estiver maior, quero ser como eles: Aí cara, é muito legal, você viu só com quantas mulheres ele fica, eu quero ser assim!
2º ADOLESCENTE: Pô, eu quero ter aquele carrão que ele tem, você viu o celular do cara, meu, eu com um carrão daquele e um celular na mão, um pouco de grana, não quero mais nada to feliz, to no céu, isso é que é o céu.
3º ADOLESCENTE: Puxa cara, você não ouviu o que aquela moça disse? Ela ta com a razão, Deus tudo vê, e pode nos dar tudo de bom, muito mais que tudo isso!
1º ADOLESCENTE: Você pode ficar com tudo, porque o que eu quero é isso aqui, só pra mim!
2º ADOLESCENTE: Eu também, eu quero fama, dinheiro, muita comida, muita bebida, ser popular!! (ri)
3º ADOLESCENTE: Acho que não é bem isso que quero (levanta e sai)
CENA III
Chega um RAPAZ e diz ao GARÇOM:: - Ei, aconteceu um acidente quase em frente ao seu bar, você não ouviu o barulho?
GARÇOM:: não ouvi nada, o som está muito alto e mesmo porque aqui sempre acontece acidente, mas diz aí como foi esse?
RAPAZ: Os caras estavam bêbados e bateram numa moça coma mais dois no carro, só sei que estão muito feridos e vão trazer para cá pra desobstruir o trânsito, e para serem atendidos melhor, então vamos lá ajudar (saem o GARÇOM: e o rapaz de cena).
CENA IV
Chegam os feridos, agonizando, todos acabam morrendo, após começam a se levantar e a se olhar
1º COLEGA: Puxa o q aconteceu?
2º COLEGA: Sei lá, não vi nada só tudo escuro
3º COLEGA: Rapaz acho que batemos o carro
4º COLEGA: Sei lá o que aconteceu, só sei que estamos de volta no bar.
CENA V
Aparece um ANJO, que acolhe MARTA e seus amigos, colocando neles uma capa branca (ficarão num canto do palco de mãos dadas como em oração, mostrando alegria)
Aparece o DIABO e pega todos os demais que gritam, choram e pedem socorro para MARTA que não os ouve (saem de cena, primeiro o DIABO e logo após o ANJO)
 
Augusta Sabião e-mail

 

Autores: 
Estilos: 
Temas: 
Diversos: