QUE TIPO DE CRISTÃO VOCÊ É?

Versão para impressão

Que Tipo de CristãoQUE TIPO DE CRISTÃO VOCÊ É?

Uma vidente colocou sua tenda, onde faz consultas exotéricas, bem próximo de uma igreja.

Pra surpresa de todos, alguns “clientes” que apareceram lá, são membros da igreja. A vidente estava vendo muito mais do que eles esperavam...

Personagens: Vidente, Interesseiro, Acomodado, Liberal, Fanática e a Verdadeira.
(Cenário: Uma mesa com alguma coisa imitando uma bola de cristal e uma mulher vestida de cigana, se for possível armar uma tenda, fica mais caracterizado).
1º Ato - ABERTURA -
NARRADOR : Efésios 4: 4,17,18 e 32: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança. Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios na verdade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Entra INTERESSEIRO, um Cristão todo orgulhoso, cheio de si: Que belo sermão fiz hoje, consegui emocionar a muitos. O ruim foi ter que aguentar aquelas pessoas chorosas e cheias de problemas, pedindo para eu orar por elas. Graças a Deus eu não sou assim, estou tão bem com Deus, que nem preciso ficar o tempo todo suplicando e me humilhando, me sinto justificado pelas minhas obras, também, faço tanta coisa pela obra de Deus.
(Passa em frente à tenda, olha curioso e lê em voz alta –
INTERESSEIRO: “MADAME FULANA, LEIO SEU FUTURO”
(olha de um lado e de outro, para trás e entra. Fica gesticulando como se estivessem conversando)
(Enquanto isso)
NARRADOR: “Cada um de nós, como filhos de Deus, devemos viver em unidade na fé, fazendo as mesmas obras, produzindo os mesmos frutos e caminhando na mesma direção. Seguindo os passos de Jesus. Durante este programa serão apresentados vários tipos de Cristãos, observe com atenção, reflita e conclua sinceramente a que tipo você pertence”
1º CRISTÃO – Interesseiro.
INTERESSEIRO: Bom dia, você é realmente capaz de ver meu futuro?
VIDENTE: Bom dia jovem, sim, eu posso ver seu futuro...
INTERESSEIRO: Então fale, mas não demore pois não quero que ninguém da igreja me veja aqui.
VIDENTE: Então, concentre-se ........ ( Som da música, a luz da bola acende-se )
INTERESSEIRO: O que vê? O que vê?
VIDENTE: Vejo que você é um bom trabalhador, é eficiente na igreja, ajuda a quem precisa.
INTERESSEIRO: Isso eu já sei..
VIDENTE: Mas ...
INTERESSEIRO: Mas o quê? Fala logo !
VIDENTE: Falta algo, que por vezes incomoda você, tudo que faz é apenas uma capa, você ora apenas quando precisa de ajuda, vai à igreja ou lê a bíblia apenas interessado nas bênçãos de Deus.
INTERESSEIRO: Isso é problema meu, sermão basta o que ouço do pastor, quero saber se serei rico?
VIDENTE: Não, você terá alguns bens, mas serão corruptíveis e passageiros, como a vida neste mundo, se continuar assim perderá a verdadeira riqueza, que aguarda os sinceros. Recomendo que procure conhecer a Jesus verdadeiramente e assim se torne um cristão sincero
INTERESSEIRO: Você é uma péssima Vidente, não sabe o que fala (Joga algumas moedas na mesa e sai furioso).
2º CRISTÃO – ACOMODADO - Ficar o tempo todo com o braço cruzado e falar pastosamente.
ACOMODADO: Quero saber o que me reserva o futuro e a origem dos meus fracassos.
VIDENTE: Em que ano você nasceu?
ACOMODADO: (Responde o ano do nascimento).
VIDENTE: Amigo, vejo aqui que você sempre promete coisas ao Senhor, sempre faz votos.
ACOMODADO: Sim, como você sabe disso?
VIDENTE: Você muitas vezes recebe o solicitado, não é?
ACOMODADO, (despontado)– Sim, mas no final dá tudo errado, eu não entendo o porquê !!
VIDENTE: Você tem uma doença espiritual muito grave, faz votos ao Senhor, mas se acomoda depois que recebe as bênçãos, e nunca cumpre. Quando convidam você para fazer algo na igreja, ou algum trabalho missionário, você sempre diz que não é capaz ou que está muito cansado, com Deus não se brinca. Você não fracassaria se mantivesse sua palavra e fosse fiel...
ACOMODADO: O que devo fazer? Eu não quero continuar assim, mas não tenho forças para mudar.
VIDENTE: Enquanto continuar Acomodado e passar a vida se lamentando, ela será um eterno fracasso. Busque forças em Cristo e descruze os braços! (ACOMODADO joga algumas moedas na mesa e sai falando para si “Descruzar os braços”).
3º CRISTÃO – LIBERAL.

LIBERAL: Oi, Madame Fulana!! Qual é a previsão do tempo para hoje?
VIDENTE: Oi, jovem, espere um momento ... (Vai até a janela e olha para fora e de acordo com o tempo responde): Vai chover (Ouvir estrondo de trovão no teclado)
LIBERAL (cínico ) Como você conseguiu isso? É incrível !!
VIDENTE: Isso é meu segredo, mas o que você quer saber?
LIBERAL: Adivinhe ...
VIDENTE: O seu futuro?
LIBERAL, cínico – Você é realmente boa nisso! Estou admirado!
VIDENTE: Então se concentre.
LIBERAL: Estou concentrado... E então?
VIDENTE: As coisas não estão nada boas pra você.
LIBERAL (desesperado) – O que você está vendo?
VIDENTE: Vejo que você é um falso cristão e dá um péssimo testemunho do seu Deus.
LIBERAL (alterado) Desta vez você se enganou.
VIDENTE: Não, não. Eu estou vendo que você se veste como as pessoas do mundo, fala de qualquer forma e frequenta lugares onde um cristão não deve ir
LIBERAL (furioso) – De novo essa lorota, não! Os FANÁTICOS da igreja vivem me dizendo isso, mas a roupa não importa, o importante é que sou sincero no coração, até que às vezes falo coisas erradas, mas se eu não falar meus amigos, vão me chamar de careta, e aí você sabe, não dá e quanto às festinhas, é que não tem nenhuma diversão na igreja, eu enjoei daquele horário social, é sempre a mesma coisa. Preciso de algo mais emocionante, pois sou jovem. Deus não deseja que eu fique me sacrificando e infeliz e depois, o importante é que meu coração está com Deus, eu não preciso ficar o tempo todo na igreja como os outros.
VIDENTE: Você pensa assim porque não conhece e nem ama a Jesus, você apenas o conhece pelo que ouve os outros falarem...
LIBERAL: É claro que eu conheço Jesus, se não conhecesse, eu não teria me batizado e nem estaria na igreja,
VIDENTE: Se você realmente conhecesse Jesus, você o amaria de todo coração, e se você o amasse se vestiria de forma diferente para refletir o caráter puro de Cristo, falaria palavras belas e justas para mostrar o quanto Cristo é belo e justo, frequentaria apenas lugares bons porque ali estaria Jesus e tudo isso por amor a um Deus que deixou tudo para te salvar e isso não tornaria você infeliz, ao contrário, você viveria em paz e realizado.
LIBERAL (duvidoso) – Você viu tudo isso aí? O que devo fazer?
VIDENTE: Vá até Jesus, converse com ele, abra seu coração e ele te responderá através da sua palavra e do Espírito Santo.
LIBERAL (joga algumas moedas na mesa e sai de cabeça baixa, pensativo.)

4º CRISTÃO – FANÁTICA.
FANÁTICA: (agitada, assustando VIDENTE) Hei, o que você pensa que está fazendo? Você vai queimar no fogo do inferno por armar uma tenda perto do templo do Senhor. Por que não arranjou outro lugar? Isso é uma afronta!
VIDENTE: Boa tarde, senhora, fique calma, respire e sente-se um pouco. Deseja um pouco de água?
FANÁTICA: (nervosa) – Não sua, perdida, quero uma resposta ...
VIDENTE: (ironicamente) – Tudo bem, não estou aqui para afrontar ninguém, não. Escolhi o lugar porque é muito movimentado e por isso tenho mais chance de conseguir clientes. Existe uma igreja perto também, então eu deduzi que seria um lugar tranquilo, por causa do bom testemunho dos membros da igreja. Acho que me enganei ...
FANÁTICA: Não tente desconversar, aqui é um lugar tranquilo, sim, mas não para pessoas como você, uma perdida, servidora do diabo, o que vão pensar da minha igreja se verem uma Vidente acampada perto?!
VIDENTE: Eu não estou tão perto assim da igreja e a rua ainda é pública, além do mais eu pensei que a missão dos cristãos fosse resgatar os perdidos em nome de Jesus.
FANÁTICA: É verdade, mas você não tem mais jeito, está perdida ...
VIDENTE: E quem é você para me julgar? Acaso conhece meu coração?
FANÁTICA, (convencida) – Eu sou uma serva fiel do Senhor, faço boas obras, oro muito, ajudo os necessitados, tenho o Espírito Santo. Por isso, conheço as pessoas só de olhar, não preciso conhecer seu coração para dizer que você está perdida...
VIDENTE: Tudo bem, serva do Senhor, já que você chegou até aqui cheia de pedras nas mãos, pegue mais essa (segura uma pedra na mão e estende para Fanática),,,
FANÁTICA (assustada e segura a pedra) Para quê?
VIDENTE: Não tenha medo, não vou te enfeitiçar, apenas segure ...
FANÁTICA (olha desconfiada para ela e depois para a pedra)
VIDENTE: Já que você é tão justa, tão santa e sem nenhuma fraqueza ou pecado, atire em mim a pedra que está em sua mão e faça a sua parte ...
FANÁTICA: (Olha com os olhos arregalados para a VIDENTE) Você ficou louca?
VIDENTE: Louca é você que está me apresentando um Deus cruel que faz de seus adoradores pessoas sem amor, quem vai querer conhecer seu Deus depois de conhecer você? Vai, faça sua parte, atire logo essa pedra .
FANÁTICA, assustada – Você é louca (deixa a pedra cair e sai correndo)
5° CRISTÃO – A VERDADEIRA (VERDADEIRO)
O VERDADEIRO passa em frente à VIDENTE com uma bíblia e cantarolando baixinho, discretamente. Para como se estivesse esperando o ônibus perto da tenda.
VIDENTE: Ei, você, venha cá, deixa-me ler seu futuro.
VERDADEIRO: Não, obrigada, eu já sei meu futuro...
VIDENTE: Você sabe seu futuro? Mas como? Você não parece ser uma Vidente!
VERDADEIRO: É verdade, não sou uma Vidente, sou uma Cristã!
VIDENTE, irônica – Cristã, há, há, hoje vieram vários desses me procurar, veio um hipócrita, um interesseiro, um acomodado, um liberal e até uma fanática. Estou curiosa para saber de que tipo é você, pois não parece ser diferente.
VERDADEIRO: Eu não sou de tipo nenhum, apenas sou uma cristã e os cristãos são todos iguais, com um mesmo objetivo que é viver para espalhar o amor de Cristo às pessoas.
VIDENTE: Mas e quanto às pessoas que vieram até aqui me procurar?
VERDADEIRO: Eu não sei quem foram, mas eles não são cristãos, ou por algum motivo se afastaram de Deus, pois, do contrário, não procurariam uma vidente para revelar o futuro, pois todo cristão conhece seu futuro, através da palavra de Deus, diante do qual derramam suas deficiências, ansiedades e dúvidas .
VIDENTE: Então eles estão tão perdidos e condenados como eu?
VERDADEIRO: Perdidos sim, porque estão longe de Deus, condenados não, pois Jesus em sua palavra nos diz que veio salvar os perdidos.
VIDENTE: Eu me enganei! Você é muito diferente dos outros, pois não está me julgando ou se lamentando, você transmite confiança e paz. Gostei de você! Não quer que eu leia seu futuro? Cortesia da casa !!
VERDADEIRO: Muito obrigada, mas não precisa, porque já conheço meu futuro!
VIDENTE: Você me disse, mas como?
VERDADEIRO: Você já leu a bíblia?
VIDENTE: Não.
VERDADEIRO: Então leia, ela fala de fatos que já aconteceram, que estão acontecendo e que acontecerão, e tudo de forma precisa e verdadeira
VIDENTE: Sério !! Então já que a bíblia revela o futuro, o que diz sobre o meu futuro?
VERDADEIRO: Se você andar no caminho do Senhor, deixando tudo que é errado, seu futuro será belo, feliz, próspero e eterno.
VIDENTE: E como eu faço para saber mais detalhes sobre esse futuro?
VERDADEIRO: Venha à igreja amanhã à noite, e eu te darei uma bíblia e falarei mais sobre o futuro que Deus preparou para você ...
VIDENTE: Mas Deus se preocupa comigo, uma vidente, uma perdida?
VERDADEIRO: Muito, pois sua vida vale o preço do precioso sangue de Jesus..
VIDENTE: (emocionada) Nunca me falaram palavras tão lindas, sempre me apontaram o dedo. Eu irei.
VERDADEIRO: Fico feliz, então até amanhã, estarei orando por você. Pegue esse folheto e leia.
VIDENTE: Obrigada por suas palavras e até amanhã. (Fica pensativa, e depois que a pessoa se afasta diz): Vou encerrar meu expediente por hoje, e se eu me sentir bem na igreja amanhã, eu encerrarei para sempre!
- MENSAGEM FINAL -
Que tipo de cristão você é? Um interesseiro, um acomodado, um liberal ou um fanático? Se você se encaixou em algum desses tipos que foi mostrado durante o programa, não temas, porque ainda há esperança para você. Jesus pode transformar você num Verdadeiro cristão. Faça como a mulher pecadora. Sente-se aos pés de Cristo e derrame suas lágrimas, frustrações, derrotas e incapacidade. Com certeza, Jesus tem uma benção especial reservada para você. Mas, saiba que somente Jesus tem o poder de transformar sua vida. Faça sua entrega hoje, com sinceridade porque Jesus quer falar a você como falou com a mulher pecadora.
“Vai em paz, porque a tua fé te salvou”
“Vai em paz, porque essas marcas nas minhas mãos e em meus pés, fizeram verter o sangue que te traz paz e salvação”.
Amém.

 

Fonte WEB

Diversos: