PECADO NA IGREJA: QUATRO CASOS DISTINTOS

Versão para impressão

Teatro CristãoPECADO NA IGREJA: QUATRO CASOS DISTINTOS

Esta turma,
Pastor
Narrador
Esposa
Esposo
Filho 1
Filho 2
Garota 1
Garota 2
Amigo do Jovem
Jovem Rebelde
Irmã Língua Solta
Amiga da Irmã
Namorada
Namorado
Espírito Santo
São 15 personagens.

Pecados, interseção e cura

Entra em cena o narrador.
NARRADOR: Boa noite. Esta noite contaremos quatro historias comuns que acontecem dentro das igrejas. Histórias estas que muitas vezes são deixadas a esmo, mas que prejudicam a vida espiritual pessoal e da própria igreja. Assim como apostolo Paulo diz em: Gálatas 5: 16-26 (abre a bíblia e lê). Sendo assim, apresentaremos esta peça teatral para que todos possam entender os erros de cada um. Porém, assim como diz o senhor: “Não julgueis para que não sejais julgados”. Portanto, gostaríamos que todos assistissem a peça e fizessem bom uso do que vamos aprender para a Glória do Senhor.
O PASTOR: entra em cena e vai se ajeitando próximo ao púlpito, em seguida entra os outros atores (menos GAROTA 2, GAROTA 1, AMIGO DO JOVEM e NARRADOR) e vão se cumprimentando com a paz do senhor sentando em seus lugares.
Começa o culto.
PASTOR: Queridos irmão a paz esteja convosco.
TODOS: Amém.
PASTOR: Meus amados o Senhor Jesus nos ensina muitas coisas em sua palavra. PRIMEIRO é a “obediência” da adoração. Observamos em Dt. 6:13-14 “[... O Senhor, teu Deus, temerás, a ele servirás, e pelo, seu nome, jurarás. Não seguira outros deuses...]. Devemos adorá-lo em espírito e em verdade, dentro e fora da igreja, em qualquer lugar que formos. SEGUNDO devemos amar nossas mulheres como cristo amou a sua igreja e assim se entregou por ela, deve amá-la como ama a seu próprio corpo. As mulheres devem ser submissas os seus maridos, entendam queridos, esta submissão que o Senhor fala é a mesma que a igreja deve ter para com Ele. Deve à mulher ser companheira, auxiliadora, sábia e não escrava. Sabedoria é nosso TERCEIRO item. Deve a mulher ser sábia em seu lar para que este seja edificado. O que adiante você ser uma bênção na casa do Senhor e quando sai, não sabe refrear sua língua. Sua casa fica em completa desordem, vive na bagunça. O nosso Deus é mesmo maravilhoso, não? Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre será. ALELUIA!.
TODOS: Glória a Deus
PASTOR: O mundo pode mudar mas Deus não mudará nunca, sua palavra não mudará, será sempre a mesma. Você pode me dizer: Ah Pastor mas estamos na era da globalização, informatização, século 21, blá, blá ... O que Deus tem a ver com isso? Em QUARTO lugar o Senhor diz exortadamente em sua palavra sobre a “fornicação”, ou seja “sexo antes do casamento”. Ah, sério pastor, mas, eu sou fiel na casa de Deus, estou sempre a disposição, canto, oro, jejuo, dizimo, oferto, evangelizo as pessoas.... Isso é um pecadinho de nada ... Você sabe como é pastor... As condições financeiras são difíceis, precisamos estudar, namoramos há tanto tempo ..  A carne é fraca né? MISERICÓRDIA.
IRMÃ LÍNGUA SOLTA: Fala mesmo Deus.
PASTOR: Cuidado filho, se neste momento Deus entrar por aquela porta saiba que você vai ficar pra segunda chance. Amados, tenho certeza de que Deus falou conosco nesta noite. Ore, pense, reflita sobre a palavra de hoje e concerte sua vida enquanto é tempo. Que Deus os abençoe e os leve em paz.
Todos os atores se despedem com a paz do Senhor e vai saindo um a um.
Entra em cena o Casal e seus filhos.
FILHO 1 e FILHO 2 vão para um canto e ficam brincando.
ESPOSA: (diz calmamente): Viu amor que palavra maravilhosa o Pastor regou hoje?
ESPOSO: Hum!
ESPOSA: Deus diz para o marido amar sua mulher como Ele ama a igreja e a si próprio.
ESPOSO: E a mulher deve obedecer ao marido.
ESPOSA: Ela deve ser auxiliadora, companheira.
ESPOSO (diz grosseiramente): Está louca mulher! Já vi que você e aquele pastorzinho não entendem nada de bíblia. Deus diz para a mulher ser submissa, fazer o que o marido quer e mandar. Isso quer dizer que você deve submissão a mim. Estou com fome e quero comer agora.
FILHO 1 e FILHO 2 olham assustadas para o pai.
ESPOSA: Meu amor, você não entendeu direito
ESPOSO: Como é: Está me chamando de burro? Sua ... (levanta a mão para bater - congela a cena com a mão levantada, a ESPOSA: em posição de proteção, FILHO 1 e FILHO 2 com a boca aberta como se fossem gritar.
Entra em cena o narrador
NARRADOR: Acabamos de ver uma cena não muito rara dentro de uma família cristã. Muitos não entendem o que a bíblia diz, interpretam errado as escrituras, como este homem. Sua esposa apanha sempre vai de contra suas ideias, e não faz o que ele manda. Suas filhas sofrem caladas pela sua mãe.
Apaga as Luzes! Saem todos de cena.
Entra em cena o AMIGO DO JOVEM olhando para o relógio.
Em seguida GAROTA 2 e GAROTA 1 conversando sussurradamente.
AMIGO DO JOVEM acompanha as garotas com o olhar quando chega o JOVEM REBELDE desfazendo o nó da gravata.
JOVEM REBELDE: E ai meu beleza, estou atrasado? (cumprimenta com um toque e já olha para as garotas).
AMIGO DO JOVEM: Ta nada. E ai acabou de sair da igreja?
JOVEM REBELDE: É. Coloca minha bíblia ai na sua bolsa cara.
AMIGO DO JOVEM: Você não tem jeito mesmo meu.
JOVEM REBELDE: He he he. Ei, dá só uma olhada naquelas gatinhas, Meu Deus, que paraíso, vamo chegar junto?
AMIGO DO JOVEM: Demoro. – Congelam a cena os dois sorrindo a caminho das garotas.
Entra em cena o narrador.
NARRADOR: Essa cena é comum pra você? Você já fez isso algumas vezes? Ou ainda faz? Este jovem é dedicado na casa do Senhor, ministra um louvor como ninguém. Mas se acha muito novo e que tem que aproveitar a vida, esta é a forma que ele encontrou de aproveitá-la.
Apaga as Luzes! Saem todos de cena.
Entram em cena Irmã Língua Solta e Amiga da Irmã.
IRMÃ LÍNGUA SOLTA: Você viu que coisa irmã, o Senhor me revelou tudinho o que o Pastor pregou hoje e eu sei exatamente quem é cada um, Deus me mostrou em revelação. Aquele irmãozinho bate na esposa sempre, aquele jovenzinho do louvor, hum, vive na noitada, e aquele casalzinho, só Deus, são uns pecadores e vão pro inferno. E o pastor parece ser cego.
AMIGA DA IRMÃ: É. – Congela a cena a AMIGA DA IRMÃ com cara de desdém olhando para o céu.
Entra em cena o narrador.
NARRADOR: É, a língua não para dentro da boca. Está irmã é usado por Deus, afinal ele dá o dom pra quem ele quer, certo? Tem dom de revelação, profetiza, ora por enfermos, é uma benção. Mas não sabe refrear us língua. Não perde uma chance de envenenar a casa de Deus. Sabedoria é o que ela não tem. Como deve ser sua casa?
Apaga as luzes! Saem todos de cena.
Entra em cena o casal de namorados se beijando e abraçando.
NAMORADA: Ai amor, calma, para um pouquinho.
NAMORADO : Por quê?
NAMORADA: Você não ouviu o que o pastor pregou hoje? Estou com mais remorso do que antes.
NAMORADO : Eu sei querida eu também, mas o que podemos fazer? Não se preocupe logo daremos um jeito nisso. Assim que eu terminar a faculdade será mais fácil para casarmos.
NAMORADA: Hum, até lá ficamos como?
NAMORADO : Ah lindinha a carne é fraca pô.
NAMORADA: Você e suas histórias, eu sei que é, mas.... NAMORADO corta a namorada.
NAMORADO : Esquece um pouco essa historia, relaxa, deita aqui um pouquinho. (NAMORADA: dá um sorrisinho falso – congela a cena com os dois indo se deitar).
Entra em cena o narrador.
NARRADOR: Esta cena é mais comum do que imaginamos. Acontece diariamente, em nossos lares e em outros diversos. Este casal e fiel ao Senhor, louvam, estão sempre dispostos, oram , dizimam, ofertam, conhecem bem a bíblia, mas não sabem se controlar. Possuem duas desculpas “esfarrapadas” a carne é fraca e o dinheiro é curto.
Apaga as Luzes! Saem todos de cena.
Vai entrando nesta todos os atores na ordem das cenas anteriores e se colocam na posição congelada.
Entra em cena o narrador.
NARRADOR (olhando para o publico e apontando para os atores): Deus pode mudar a historia destas pessoas. Primeiro tem que querer mudar, deixar ser tocado pelo Espírito Santo de Deus. Segundo estar debaixo da oração de alguém que conhece o problema é de grande ajuda para o Espírito Santo fluir. (segue em direção ao casal e aponta para a Esposa) A Esposa deste homem ora por ele todos os dias, pedindo ao Senhor que o ensine e mude as ações de seu marido. (segue em direção ao JOVEM REBELDE e aponta para ele). Os pais deste jovem estão com os joelhos calejados de tanto orar por ele. A amiga desta irmã ora por ela todos os dias. Este casal de namorados, mesmo não conseguindo se controlar pede ajuda ao Senhor.
NARRADOR sai de cena.
Entra o ESPÍRITO SANTO passando o manto nos atores na ordem das cenas.
ESPÍRITO SANTO em direção do casal e filhos.
ESPOSA: (GRITA chorando): SENHOR ME SOCORRE!
FILHO 1 e FILHO 2 (GRITAM chorando): PÁRA PAI!
ESPOSO (Paralisado abaixa a mão e abraça a família chorando): Perdão, me perdoe. (Saem de cena).
ESPÍRITO SANTO em direção do JOVEM REBELDE, AMIGO DO JOVEM e GAROTA 2 e GAROTA 1.
JOVEM REBELDE (leva as mãos na cabeça, horrorizado): O que estou fazendo? Meu Deus me perdoe.
(ajoelha chorando – AMIGO DO JOVEM, GAROTA 2 e GAROTA 1 vão a sua direção abraça-o e saem de cena).
ESPÍRITO SANTO em direção da IRMÃ LÍNGUA SOLTA e AMIGA DA IRMÃ.
AMIGA DA IRMÃ: Pare, por favor. Irmã o eu está acontecendo, deixa o Senhor te ajudar, não deixe que seus problemas familiares afetem você. Mantenha a língua quieta, irmã. Peça sabedoria ao Senhor.
IRMÃ LÍNGUA SOLTA (começa a chorar e se ajoelha): Você trem razão, oh Deu me ajude, me dê sabedoria, eu não aguento mais, não quero mais ser assim. (AMIGA DA IRMÃ pega IRMÃ LÍNGUA SOLTA pelos braços lhe a braça e saem de cena).
ESPÍRITO SANTO em direção do casal de namorados.
NAMORADA: (chorando se ajoelha): Perdão Senhor, perdão.
NAMORADO (assustado e preocupado também começa a chorar e se ajoelha – Volta a face de NAMORADA: para ele): Eu prometo querida não faremos mais isso, BASTA!!. Vamos agora mesmo falar com nossos pais e darmos um jeito de nos casar. Vamos... (NAMORADA: concordo balançando a cabeça e saem de cena).
Entra em cena o narrador
NARRADOR: Deus hoje pode mudar a sua historia como mudou a destas pessoas, feche seus olhos e faça comigo esta oração. “Senhor Deus de Isaque, Abraão e Jacó, quero neste momento da minha vida, pedir perdão pelos meus pecados e ajuda para continuar a te servir em santidade. Dê-me sabedoria para entender suas escrituras e sabedoria para agir dentro do meu lar. Ensina-me Senhor e cobre de mim a obediência e adoração em espírito e em verdade. Quero Senhor aprender a manter minha boca fechada, para que não saia palavras torpes, ajude-me oh Pai. Não quero mais pecar e nem viver no pecado. Dê-me ousadia e coragem para enfrentar um casamento, mesmo não tendo condições financeiras. Supra Senhor as minhas necessidades para que eu não peque mais. Quero estar dentro e fora de sua casa adorando-o e o servindo em espírito e em verdade. Obrigada Pai por este momento especial. Em nome de Jesus. AMÉM!!!!!
Todos entram e oram junto.
 
Contatos com a autora

MSN: trabalhos_acad@hotmail.com

Autores: 
Estilos: 
Diversos: