O LADO NEGRO

Versão para impressão

Obi Wan agora é um cristão. Ele enfrenta Darth Vader para que ele deixe o Lado Negro. Darth pensa que é “muito ruim” para ser salvo. A mensagem é que ninguém está além do arrependimento e da salvação.

Personagens

Obi Wan

Darth Vader 

  

 

Script
(Luzes apagadas. Conforme vão acendendo, Darth Vader entra pelo lado direito acompanhado pela “Marcha Imperial”. Obi Wan entra pelo lado esquerdo. Eles se encaram e sacam seus sabres de luz)
Darth Vader: Eu esperava por você, Obi Wan. Nos finalmente encontramos de novo. Agora o círculo está completo. Quando o deixei eu era apenas um aprendiz. Agora eu sou o mestre.
Obi Wan: Somente do mal, Darth. Eu já esperava por este momento desde quando cortei suas pernas no final do episódio 3. (Eles ficam o tempo todo se rodeando e agitando os sabres de luz). Você sabe que há um caminho melhor.
Darth Vader: Você me diverte, Obi Wan. Os Jedi são muito inferiores aos caminhos do Lado Negro.
Obi Wan: Não me refiro aos caminhos do Jedi, Darth – eu descobri que há um caminho incomparavelmente mais poderoso do que o Jedi ou o Sith.
Darth Vader: Você andou bebendo de novo, Obi Wan? Não há nada mais poderoso do que o Lado Negro.
Obi Wan: Você está totalmente enganado, Darth. O deus deste mundo cegou sua mente.
Darth Vader: Seus truques mentais Jedi não funcionam comigo, velho.
Obi Wan: Não é truque mental. É a verdade.
Darth Vader: Verdade? Qual é a verdade?
Obi Wan: A verdade é que eu e você não somos diferentes. Nós dois acreditamos na Força como algo impessoal, uma fonte de poder distante. Eu estava errado. A verdade é que Deus conhece você: pessoalmente, intimamente. Ele ama você, Darth, e quer que você O conheça.
(Eles cruzam seus sabres de luz por um momento, as luzes piscam e depois se segue um silêncio cauteloso).
Darth Vader: Deus não pode me amar. Eu estou no Lado Negro há muito tempo.
Obi Wan: Ninguém está além da redenção, Darth. Nem mesmo você.
Darth Vader: Mas por que eu poderia querer mudar? Eu sou poderoso, respeitado... E os direitos de merchandising da venda da minha capa e máscara me fizeram inacreditavelmente rico.
Obi Wan: Tem algo que você esquece. Há uma coisa que nem mesmo o maior conhecimento do Lado Negro pode lhe dar, e isso é a vida eterna.
Darth Vader: Vida eterna?
Obi Wan: Sim! Vida eterna.
Darth Vader: Como pode ser?
Obi Wan: Deus amou o mundo, Darth, inclusive você, tanto que deu o Seu único filho, para que todo o que cresse nEle não venha a perecer, mas tenha a vida eterna.
Darth Vader: Quem é este Filho de Deus de quem você fala?
Obi Wan: Ele é Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores.
Darth Vader: E o que é um pecador? É algo parecido com um Wookie?
Obi Wan: Não, Darth. Não é um Wookie. Pecado é se rebelar contra Deus: agir contra Suas leis e Seus caminhos. E é parte da natureza do homem se rebelar contra Deus: pecar.
Darth Vader: Eu já testemunhei muitas rebeliões.
Obi Wan: Rebelião contra Deus – pecado – é muito mais sério do que a rebelião contra o Império, porque as consequências são perigosas.
Darth Vader: Mais perigoso do que encarar a mim?
(Darth Vader avança sobre Obi Wan. Cruzam os sabres novamente. As luzes piscam. Obi Wan repele Darth Vader a uma distância segura)
Obi Wan: Ah, sim. Muito pior do que encarar a você. Veja, a consequência do pecado é a morte. Morte eterna no Inferno: isso é mais terrível do que você sequer possa imaginar. Mas a vontade de Deus é que ninguém seja condenado ao Inferno. Nem mesmo você, Darth. Ele providenciou o caminho da redenção através do Seu Filho, Jesus Cristo.
Darth Vader: O que você quer dizer?
Obi Wan: Seus pecados podem ser perdoados, Darth. Você só precisa pedir perdão a Deus e você pode nascer de novo.
Darth Vader: Agora você pirou de vez. Como posso nascer de novo? Você sabe que minha mãe morreu no Episódio 2.
Obi Wan: Eu me refiro ao nascimento espiritual. Jesus Cristo pode entrar no seu coração e regenerar você. Dar-lhe um novo começo, e uma nova vida.
(Balançam os sabres de luz)
Darth Vader: Estou curioso, Obi Wan. Mas eu acho que isso não passa de uma tática de distração para você retardar sua inevitável destruição.
Obi Wan: Eu não temo a morte. Quem tem a vida eterna não teme a morte.
Darth Vader: Agora você está parecendo o velho Mestre Yoda.
Obi Wan: Palavras na ordem errada como ele diria.
Darth Vader: Oh sim, Eu esqueci. Estranho como todos os sábios não conseguem falar direito.
Obi Wan: Mas nem mesmo Mestre Yoda com toda sua sabedoria não faz ideia de como o presente da vida eterna está disponível.
Darth Vader: Então, seu eu estiver interessado em possuir esta vida eterna – o que não estou – mas se eu estivesse – como poderia recebê-la? Eu deveria me tornar um aprendiz, como quando eu era seu aprendiz para ser um Jedi?
Obi Wan: Levaria uma vida inteira de disciplinamento para seguir a Jesus. Mas para receber o perdão dos pecados, para receber a Sua vida, não há nada que você mesmo possa fazer. Você só precisa pedir.
Darth Vader: Você fica falando deste presente sem igual da vida eterna, da maravilha de nascer de novo, e agora diz que eu não posso conseguir isto por meus próprios esforços e tudo o que tenho de fazer é pedir?
Obi Wan: É demais pedir para um homem poderoso e orgulhoso para se humilhar diante do Deus Todo-Poderoso e receber Seu presente grátis da vida eterna através de Jesus Cristo?
Darth Vader: (Apontando para o público) Porque você não pede para eles?
(Darth Vader e Obi Wan saem sob o tema de “Star Wars”. Luzes se apagam)






 

 

Autores: 
Estilos: 
Temas: 
Diversos: