O FARDO

Versão para impressão

FARDOTradicional peça usada em evangelismo de rua, praças... personagem carregando um fardo, as oportunidades se apresentam... Jesus se encarrega de livrá-lo do FARDO

Personagens:
Macumbeira; Mulher sensual; 3 drogados; Cigana; Intelectual; Padre; Rapaz que carrega o fardo, segurando um coração e carregando uma mochila aberta atrás; Jesus.

Já vi ser apresentada pela JOCUM

 

 Os personagens entram e se posicionam. Eles só se movimentam quando têm que atuar.

 O rapaz que carrega o fardo entra e Jesus entra atrás dele, observando-o.

 Ele vê o padre. Pega em sua mão e se ajoelha. O padre faz o sinal da cruz vagarosamente. Depois, pega o coração do rapaz e também faz o sinal da cruz, em cima do coração, no alto, para o público. Devolve o coração para o rapaz, que se vira de costas para o padre, que coloca o terço dentro da mochila do rapaz.

 Ele caminha e vê a mulher sensual. Ela o seduz até conseguir seu coração. Ao consegui-lo, beija-o, mas depois joga-o no chão e pisa em cima. O rapaz se abaixa para pegá-lo e ela põe a exarpe dentro da mochila dele.

 Ele caminha e vê os drogados. Eles chamam o rapaz e oferecem drogas e bebida pra ele. Fumam em cima do seu coração. Ele toma o coração deles e se afasta. Eles então colocam as seringas e as latas de cerveja dentro da mochila.

 Ele caminha sentindo a mochila cada vez mais pesada. Até que avista uma intelectual. Ela está lendo um livro, até que nota a presença dele ali. Então, se aproxima dele mostrando o livro que estava lendo. Ele fica entusiasmado e acaba esquecendo o coração no livro, entretido com os diplomas que ela dá pra ele. Ela vai se afastando com o coração e o livro, então, desesperado, ele devolve os diplomas pra ela e pega o livro, até achar seu coração. Ele devolve o livro pra ela e se afasta. Ela põe os diplomas dentro da mochila.

 Depois de andar um pouco, ele vê a cigana. Ela se aproxima dele, dança e pede pra ver sua mão. Ele dá uma mão e depois a outra. Quando, pela terceira vez, ela pede para ver sua mão, consegue roubar seu coração. Dança com ele e amassa-o, jogando-o no chão. Ele se ajoelha para pegar o coração, enquanto ela tira o lenço da sua cabeça e joga na mochila dele.

 Novamente ele caminha, até avistar a macumbeira. Ela vem dançando ao seu encontro, cumprimenta-o e manda se sentar. Ele se senta e ela começa a fazer seu ritual. Joga os búzios e depois pede seu coração. Depois de usá-lo, ela o joga dentro da cesta de búzios. Ele pega o coração apavorado e dá as costas para a macumbeira. Ela põe os búzios dentro da mochila.

 Triste, ele anda, anda. Jesus se posiciona no meio do palco. Nesse momento, entra uma evangelista. Ela vê seu desespero e resolve oferecer a Bíblia. Ele não aceita. No momento que a rejeita, todos os personagens andam ao redor de Jesus. Ao final, deitam-no e crucificam-no, levantando-o depois, com os braços abertos. O rapaz olha a cena e se comove. Se ajoelha aos pés de Jesus. Jesus se abaixa, chama o rapaz e o levanta. Nesse momento, todos os personagens, que estão atrás, se viram de costas, caindo. Jesus tira o fardo (a mochila) das costas do rapaz e lhe dá um novo coração. O rapaz mostra o coração para a evangelista e eles se abraçam. Depois, se posicionam ao lado de Jesus.

Ao final da peça, o pregador toma a palavra e faz o apelo.

Diversos: