LUA QUE NO CÉU FLUTUA

Versão para impressão

Esquete/ilustração: Uma historinha curta usando uma professora e dois alunos pra explicar a relação nossa com Jesus...

A professora entra em cena e cumprimenta os alunos. Ela exibe um cartaz onde está escrito “Haja luzeiros no firmamento dos céus... e o menor para governar a noite” (Gênesis 1.14 e 16) e pede que uma criança leia. A professora agradece.
PROFESSORA: O que Deus nos deu para que a noite não seja tão escura?
ALUNO: A lua, professora.
PROFESSORA: Muito bem, Mário. Você também já deve ter se alegrado com ela. A lua é menor que a nossa terra. Ela é um satélite da Terra, isto é, sempre gira em torno da Terra. E ela fica muito mais próxima da Terra do que o sol. Com um trem rápido que corresse sem parar a cem quilômetros por hora, nós a alcançaríamos em mais ou menos meio ano. Com os foguetes modernos precisa-se de apenas um dia. Sua superfície é desértica, sem graça. Nenhuma árvore, nenhuma graminha existe lá. Nela não há vida, pois não existe ar e as diferenças de temperatura são grandes demais. Os astronautas, quando a visitam, precisam levar oxigênio consigo para poderem sobreviver. Visto lá não haver gravidade, a gente pode saltar longas distâncias. Então, se a lua não tem luz própria, como também a nossa terra, quem é que a ilumina e a faz brilhar?
ALUNO: É o sol, não é, professora?
PROFESSORA: Isso! Ela é iluminada pelo sol e esta luz reflete para nós. Por isso a lua não nos aquece durante a noite e é menos clara do que o sol.
Nós discutimos isso tudo até agora, porque é uma bela comparação para as pessoas que pertencem a Jesus. Estas são como a lua. Jesus é o sol pelo qual elas se deixam iluminar. Se recebemos a luz de Deus, então nós refletimos a luz que recebemos dele, assim como a lua recebe a luz de deus e com isso nós alegramos os outros e chamamos sua atenção para Jesus. Vamos abrir a nossa Bíblia no salmo 84 e ler o que o Senhor Deus é para nós no versículo 11?
ALUNO: Ah, professora. Aqui diz que o Senhor Deus é sol. Eu quero ser lua para refletir a luz de Deus para dentro da noite escura das pessoas!
Professora. Que bom, Júlio, que você entendeu a mensagem. Isso mesmo! Que Deus nos ajude a ser como a lua.
ALUNO: Ele completa o que a professora diz: Receber de Deus a luz e iluminar o mundo, refletindo o seu amor, não é professora?
OUTRO ALUNO: (dirigindo-se aos membros) E você, entendeu a mensagem da professora? Você é como a lua que recebe a luz do sol Jesus? Pense bem, tá? Se a lua não recebesse a luz do sol, nossas noites seriam bem escuras. Se nós não recebemos a luz de Deus, não vamos achar o caminho que nos conduz a ele.
Deus sabe que ninguém é capaz de achar o caminho sozinho, sem a sua ajuda. Por isso ele nos deu uma luz que nos mostra se estamos no caminho certo ou não. Esta luz é a sua palavra. É ela que clareia a nossa vida e ilumina os nossos caminhos. Ela nos mostra onde e como devemos dar os nossos passos. Peçamos auxílio a Deus para que, por meio do seu Espírito Santo, nos ajude compreender o que nela está escrito. Assim, esta luz nos guiará através de cada dia, cada semana, cada ano.
TODOS: Nós te amamos e agradecemos, Jesus, porque em Ti temos vida e luz.
 
Estilos: 
Idades: 
Diversos: