A LISTA DE CANDIDATOS

Versão para impressão
Formosos são os pés dos que anunciam...

Na igreja a necessidade e oportunidade de fazer missões é vista por diferentes personagens, de diferentes maneiras. Alguns querem ter proveito próprio, vêm .

Vão ao encontro do pastor se apresentando com suas propostas. Um quer aproveitar pra se promover, outro para ganhar dinheiro(desviar dinheiro). Um cantor que perdeu a popularidade e vê no “mercado de música cristã” uma forma de retomar os tempos de sucesso.

Personagens:

Pastor (esperançoso e assim como um pai quer ver os seus no caminho certo, por isso é forte em suas palavras)
Egoísta (como o próprio nome diz, uma pessoa fria, sem sentimentos de amor pelo próximo)
Oportunista (egoísta ao ponto de querer seus próprios interesses, esquecendo do principal que é a salvação de almas)
Rico (Filhinho de papai, nunca sofreu na vida, não sabe o valor de nada)
Puxa saco (aproveitador, pensa que só porque anda com um rico, tem o direito de status, mas não passa de um pobre de liderança)
Cantor (um ex cantor secular que estava em declínio de fama, com isso decidiu virar cristão para dar noticia, porque ele acredita que o movimento gospel esta em alta)
Missionário verdadeiro (um garoto que não tinha esperança de futuro, mas que teve coragem de dar uma virada na vida)

O intuito dessa peça é mostrar que acontece em nosso meio alguns deslizes por conta de não notarmos que estamos acomodados, com isso o inimigo entra com uma sujeirinha em nossas vidas e vai nos cegando, ao ponto de esquecermos os principais mandamentos que Jesus nos deixou, que é amar a Deus acima de todas as coisas e a o próximo como a nós mesmos, estamos perdendo a sensibilidade de amar, estamos colocando as nossas vontades na frente de tudo esquecendo que o que temos que fazer é agir pela direção de Jesus, Ele morreu na cruz por nós e as vezes esquecemos disso, as vezes até entregamos nossa vida a ele, mas quando bem queremos a pegamos de volta como se não dessemos importância as vontades Dele, a maioria das falas aqui escrita, infelizmente eu já escutei ou já falei, é triste isso, vamos botar a mão na consciência e vamos continuar trabalhando pra Ele com Ele.

 

Cena 1 – Personagens Pastor e o Egoísta

 

PASTOR: Graças a Deus o Congresso de Missões que aconteceu nesse final de semana, foi maravilhoso, e hoje é segunda-feira e eu abri a agenda para o alistamento de candidatos para missionários, se Deus quiser vai ser uma benção!

(o Egoísta faz como se estivesse querendo entrar na sala do Pastor)

EGOÍSTA: com licença Pastor, posso entrar?

PASTOR: Claro jovem entre, a Paz do Senhor, veio se alistar?

EGOÍSTA: Sim pastor, eu acho que tenho chamado pra missão e estou aqui hoje pra dizer que estou pronto, mas quero já dizer que... o senhor sabe, sou formado em arquitetura e tenho uma cultura superior aos demais irmãos aqui da igreja.

Quero ir a lugares com meu nível social, porque lá também tem almas, e fala sério, imagina eu formado em arquitetura morando num barraco e fazendo missão na Angola hahahahaha.

PASTOR: Mas...(sem palavras) e se você tivesse que ir em hospitais, você iria?

EGOÍSTA: Deus me livre Pastor!!! Ave Maria!!! imagine não sirvo pra entrar em hospitais, semana passada mesmo, estava meio doente ai tive que ir no hospital, eu entrei lá dentro e comecei a ver os doentes, as crianças chorando, os velhinhos, me deu um mal estar maior do que estava, sai de lá correndo, agora imagine eu indo nos hospitais pra orar, nem doente pra me tratar eu vou, imagine que eu vou entrar lá sem sem estar doente.

PASTOR: Eu vou chamar a Júlia, pra que vocês conversem sobre o que podemos fazer, você pode começar...(o Egoísta corta a fala do Pastor)

EGOÍSTA: Nem me fale nesse nome Pastor, todo mundo sabe que eu não falo com ela, ela é muito falsa, não quero nem chegar perto, quanto mais longe essa pessoa estiver de mim eu agradeço.

PASTOR: Filho, o que falta em você é amor!!! vamos fazer o seguinte, vai orar, pedir pra Deus que Ele tire tudo que não é Dele na sua vida, e que nesse espaço que ficará vazio pela limpeza que Ele encha de Amor, Compaixão, Caridade, eu vejo que você é esforçado, mas a salvação não vem só das obras mas sim da Graça e Amor de Deus nas nossas vidas, e depois a gente conversa.

(o Pastor indica com a mão o caminho da porta e o egoísta sai de cena)

 

 

Cena 2 – Personagens Pastor e o Oportunista

 

(O Pastor continua sentado ai entra o Oportunista no telefone)

OPORTUNISTA: Licença Pastor – (senta e continua no telefone, para se despedir da pessoa) Beleza cara vê o que você pode fazer por mim ai, não quero perder dinheiro, ok? Falou mano um abraço.

(desliga o telefone e começa a falar com o Pastor)

Pastor eu vim aqui me alistar também, eu vi a oportunidade grande de mudar de vida, tipo me veio uma revelação igual como se eu ganhasse na Mega-Senna, dá pra gente ganhar muito dinheiro com isso, pense comigo.

O Senhor me manda lá pro México por exemplo, ai eu tiro umas fotinhas com as crianças carentes, vou no hospital publico de lá e tiro umas fotinhas apertando a mão de um médico de lá, tipo, só pra dar a sensação para os membros daqui que estamos trabalhando duro.

Pense pelo lado espiritual da coisa Pastor!!! a gente iria arrecadar fundos que em vez de ir pra lá a gente usaria aqui mesmo, dá até pra reformar essa salinha aqui, tá precisando em Pastor.

PASTOR: Mas e as pessoas de lá? Missão é feito pra ajudar as pessoas carentes, não para o beneficio próprio.

OPORTUNISTA: Pastor tem várias igrejas que vão pros mesmos lugares, já tem muita gente ajudando, e quem nos ajuda? Eu não vejo ninguém fazendo campanha pra nos ajudar! O Senhor pede oferta na igreja e em vez disso a turma gasta tudo nas pizzarias ou lanchonetes,é verdade ou não?

PASTOR: É sim, mas eu creio que isso vai mudar, e que Deus vai transformar cada um aqui dentro pra que me ajude nessa caminhada,´eu oro a Deus todas as noites para que Ele coloque no coração principalmente desses jovens o amor por essa igreja igual eu tenho, o amor em melhorar essa igreja, o amor em ofertar, não preciso fazer falcatruas pra que a igreja ganhe dinheiro, por favor vá orar e que Deus mude sua vida garoto, depois a porta da minha sala estará sempre aberta pra você.

(saio o Oportunista meio sem graça tentando entender o erro)

 

Cena 3 – Personagens Pastor, o Rico e o Puxa Saco

 

(Entra primeiro o Puxa Saco, ele arruma a cadeira para o Rico sentar)

RICO: A Paz Pastor tudo bem com o senhor?

PUXA SACO: Tudo bem, Pastor?

PASTOR: A Paz do Senhor jovens! Não imaginaria que vocês estariam aqui também pra se alistar.

RICO: é Pastor... Meu Pai fica me atormentando pra que eu faça alguma coisa da vida, ele acha que eu vou gastar todo o dinheiro dele e ficar pobre hahahahahha.

PUXA SACO: hahahahahah imagina pastor, ele pobre, nunca!!! hahahahhahaha

RICO: Ai eu vim hoje aqui pra gente conversar pra ver o que o senhor pode fazer por mim, tipo não quero me envolver muito, Deus me livre eu cuidando de crianças ranhentas hahahahahhahah

PUXA SACO: hahahahahah imagina Pastor, ele cuidando de crianças ranhentas, nunca!!! hahahahahhahah

RICO: Eu pago quanto o senhor pedir, pra que eu faça algo que me de status de missionário, meu pai ia ter orgulho de mim.

PUXA SACO: É pastor, o pai dele ia ter orgulho dele! Cara (olha pro rico) você é demais, olha que chique “doutor Paulo o missionário”, bonito ein!!!

PASTOR: Não é tão simples assim jovens, não é pagando que se ganha cargo na igreja, tem que valer por merecer, se esforçar de verdade, começar de baixo.

RICO: Pra que começar de baixo se eu tenho dinheiro pra começar de cima! Hahahahhaha

PUXA SACO: hahahahahah É Pastor, pra que começar de baixo, ele pode pagar hahahahhaahh

RICO: Além do mais eu já viajei por vários países do mundo eu sei como ninguém a cultura de outros povos

PUXA SACO: É Pastor ele sabe mesmo! Sou seu fã cara!!! (tenta abraçar o rico, mas ele esquiva do puxa-saco)

PASTOR: E vocês estudam? O que vocês fizeram na escola que fosse útil para a evangelização dos seus amigos?

RICO: Eu estudo sim Pastor, estudo lá no Monteiro Lobato!

PUXA SACO: E eu estudo na Theodora Pastor.

RICO: Mas lá na escola, ninguém sabe que eu sou crente, imagina a zoação que seria, eu tenho que manter meu status de cara legal, entendeu? Fora que eu estou afim de uma menina lá, e sabe como que é né Pastor, a menina ia me achar com cara de careta!

PUXA SACO: É Pastor olha o vexame, careta não!!!

PASTOR: Primeiro, garoto pare de ser mimado, cresça, tem tantas pessoas que fariam de tudo pra ter condições de ser alguém na vida, estude, queira ser alguém, não um garoto mimado, filhinho de papai que tem medo de enfrentar a vida.

Você é tão inteligente, eu sei que você pode ser alguém muito importante no futuro, o dinheiro que seu pai tem é dele, e você? o que você conquistou para falar isso é meu, eu consegui com minhas próprias mãos? Vá correr atrás dos seus sonhos, você tem sonhos? Vá orar pedir pra Deus que Ele mude sua vida, que transforme esse coração cheio de conflitos em um coração cheio do Espirito Santo, cheio da coragem de querer ser alguém, igual seu pai que lutou tanto pra ter o que tem hoje.

E você (olha para o puxa saco) não foi feito como cauda e sim como cabeça, fique a frente das suas próprias decisões, não queira ser oportunista se escondendo atrás de quem tem algo para lhe oferecer, seja homem o suficiente para ter o que é seu e fazer o que você tem vontade, não queira conquistar aquilo que já foi conquistado.

PUXA SACO: É não quero mesmo, cara (olha pro rico) você é um babaca, cresça, seu mimadinho.

RICO: vocês tem razão.... (liga pro pai) Pai, me perdoa, não quero mais seu um zero a esquerda.... quero ser alguém que o senhor se orgulhe de mim.... me ajuda a eu seguir um caminho na minha vida.... ok... estou indo ai, tchau...

(sai o rico chorando... e o puxa saco abraçado a ele agora não mais como puxa saco, mas sim como amigo)

 

Cena 4 – Personagens Pastor e o Cantor

 

(entra em cena o cantor sendo assediado pelos fotógrafos, umas fãs, repórteres)

CANTOR: E ai camaradinha, firmeza? (faz um toque de mão confuso)

PASTOR: Opa, primeiramente A Paz do Senhor!

CANTOR: Desculpa Pastor, A Paz do Senhor, é que é... muita gente em volta ai as vezes eu fico meio confuso... sabe né?

PASTOR: Quem é você?

CANTOR: Não me conhece Pastor? Eu sou famoso, sou o MC Friboi, opa é... caramba sempre esqueço..(revoltado de ter errado o nome) agora sou o MC Ovelha, ostentando o reino de Deus!

PASTOR: Veio se alistar também?

CANTOR: Claro Pastor, se acha que eu ia perder essa oportunidade na minha vida, eu tenho um chamado, o sangue missionário está nas minhas veias (o pastor olha feliz, orgulhoso querendo acreditar na conversa do cantor) e é claro vai ser muito bom pra minha carreira (o pastor perde as esperanças...) eu estava ficando sumido na mídia, precisava me reerguer, imagina as noticias nos jornais dizendo MC ovelha viajando ao mundo para pregar o evangelho de Deus! Ai eu posto umas selfies no meu facebook,exemplo com o Barak Obama, imagina que louco Pastor eu postar uma selfie com o Papa! Seria muito bom pra minha carreira!

Eu ir pra Africa ver os leões, tenho tanta vontade de ver leões, ir pra Autraliaa ver cangurus, ir pra Walt Disney, (canta a musica do rei leão, e o pastor com a cara fechada) e ai Pastor curtiu?

PASTOR: Assim não jovem, em nenhum momento você falou nas pessoas, você só falou dos lugares, a missão não é para a própria edificação, mas sim para salvar almas perdidas, a igreja não local para ficar famoso, a igreja é local para sermos diminuídos, para que o único que seja engrandecido seja o nome de Jesus Cristo!

CANTOR: Mas Pastor eu tenho um nome a zelar, tenho fãs que me admiram, como fica isso?

PASTOR: você não vê que a soberba está te cegando? Quem merece ter fãs é Jesus que morreu na cruz por mim e por você... meu filho vai orar, Deus precisa muito de você ele te deu dons para que você use na obra dele, depois a gente conversa..

(sai o cantor, agora com cabeça baixa e com o óculos de sol na mão)

 

Cena 5 – Personagens Pastor e o Missionário verdadeiro

(o pastor está triste, desanimado, decepcionado, ai ele fala com sigo mesmo quase uma oração)

PASTOR: Deus! Coloca a chama das missões nesse mundo, que nós não sejamos egoístas ao ponto de perder o amor pelo próximo.... eu comecei o dia esperançoso, acreditando que o ser humano ainda pode te amar de verdade.... mas olhando pelo que vi até agora, só vejo orgulho, soberba, mentira, egoismo, se eu estou triste aqui, imagina o Senhor que nos observa todos os dias e vê o quão errado somos, e mesmo assim nos ama.... Deus muda esse país, muda essa nação...

(entra o verdadeiro missionário)

MISSIONÁRIO VERDADEIRO: A Paz Pastor!!! tudo bem com o senhor?

PASTOR: Sim filho, pode se sentar, eu estou lembrado de você, você não é aquele moço que fica sentado lá no fundo com os outros garotos?

MISSIONÁRIO VERDADEIRO: Sim Pastor, mas quero dizer que, eu era aquele moço, pois Deus falou comigo, e quero mudar, eu percebi que eu perdi muito tempo sendo tímido, perdi muito tempo deixando que os meus medos me dominassem, que a vergonha fosse a trava da minha vida... mas hoje estou aqui, com coragem para dizer que eu quero sair das quatro paredes da igreja e falar do amor de Jesus cristo, e mostrar ao mundo que Ele muda as nossas vidas, que Ele nos refaz, quero mostrar aos meus amigos e aos que não conheço também, que Deus nos ama, que deu seu filho unigênito para morrer naquela cruz por amor a nós.... esse mesmo Deus é nosso amigo, porque eu vivi muito tempo com meus sentimentos guardados pra mim, mas um dia eu revelei meu sentimentos a Deus e Ele me consolou, agora eu quero retribuir esse amor, mostrando aos que não o conhecem...

PASTOR: Meu filho, eu quero orar por você, mas por vocês também (olha para o publico) eu sei que ai no meio de vocês tem alguns que o Espirito Santo está tocando, para que você seja uma pessoa nova, que as mentiras que o inimigo colocou na sua vida, que você não é capaz, que você é sujo, que você não tem coragem, caia por terra agora, e em nome de Jesus eu profetizo dons para os que querem servir de verdade, eu profetizo amor para os feridos no coração, que o amor de Deus, cicatrize as feridas da sua vida, (volta a falar com o Missionário verdadeiro) Filho, quero te ajudar, você é o que eu pedi a Deus, uma pessoa com amor, não ao cargo mas sim amor as pessoas, que queira seu usado, se entregando de corpo e espirito.

(o pastor fala com a igreja) Meus amigos presentes esse teatro foi pra mostrar o quão errado nós somos, e com a permissão do Pastor eu quero orar por todos nós para que Deus faça uma mudança nessa igreja, para o que foi dito aqui, seja de inspiração a todos nós, que a chama da missão seja acesa em nossas vidas.

“Pai primeiramente muito obrigado pela oportunidade de estarmos aqui para te louvar, de termos saúde, de termos condições de chegar até aqui hoje, agora te peço, muda nossas vidas, se for preciso nos quebra e nos refaz de novo, para que o nosso eu seja diminuído e seu nome seja glorificado, venha entrar com provisão em nossas vidas, nos capacita, e nos da Amor e que seu Espirito Santo encha- nos abundantemente ao ponto de transbordar de unção, e que sirvamos de testemunho as nações pelo o que Deus faz na vida de uma pessoa, abençoa e dá esperança as não alcançados, que eles venham a te conhecer assim como nos te conhecemos, e se for preciso nos envia até eles, é tudo que te peço, e já te agradeço por tudo, Amém”

 

FIM...

Temas: 
Diversos: