JUVENTUDE CORROMPIDA

Versão para impressão

Quatro jovens, dois Cristãos e dois não-cristãos conversam no pátio do colégio. Assunto, problemas do mundo hoje.
Aproveitando para falar sobre arrependimento e apocalipse, comparando a realidade de hoje com a que Jonas encontrou.The Destruction of Sodom and Gomorrah, John Martin, 1852.
Peça de evangelismo, que também desperta os crentes para os dias de hoje!

Personagens: Todos de uniforme de colégio, mala escolar, cadernos na mão estudando, sentados na hora do intervalo conversam.
DUDA: (Moça Cristã- deve estar usando acessórios mais leves);
ANA: (Moça não-cristã- deve estar usando acessórios mais extravagantes, demonstrando rebeldia);
LÉO: (Moço Cristão- deve estar acessórios mais leves e traz uma bíblia na mala do colégio);
NANDO: (Moço Não-Cristão- deve estar usando coisas extravagantes demonstrando rebeldia);
NARRADOR:
INSPETORA:(jaleco branco,óculos e jeito sisudo).
A Peça se inicia com Duda e Léo sentados conversando....
NARRADOR: "Porque eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo" (Malaquias 4:1).
DUDA: Nossa Léo, que show a aula que a gente teve de história e geografia, né?
LÉO: Sim. Eu também gostei, mas me assusta um pouco saber pra onde esse mundo anda! Guerras, pestes, terremotos...
DUDA: É. O amor já não existe mais!
Chegam Ana e Nando.
NANDO: Dae galera! Estudando na hora do intervalo? Vocês são doidos?
ANA: Caraca, vocês são muito certinhos mesmo!
DUDA: Estamos comentando sobre como está o mundo hoje. Guerras, gente passando fome, enquanto outros tem tanto dinheiro, que não tem nem onde colocar, corrupção, terremotos, pestes...
NANDO: Esse mundo tá acabando mesmo!!!
LÉO: A gente estava falando sobre isso. A Bíblia fala sobre isso. Tudo o que esta acontecendo hoje, a milhares de anos já foi previsto e escrito aqui nesse livro(retira a bíblia da bolsa).
ANA: Eu acho a bíblia legal, mas eu não entendo nada quando eu leio, as palavras são muito difíceis.
DUDA: Senta ai então que eu explico pra vocês.
Ana e Nando se sentam ao lado dos outros.
DUDA: Há muito tempo atrás tinha uma cidade chamada Nínive. O povo de lá era terrível, estava como o mundo está hoje. Imaginem o que Deus tem a dizer sobre a imoralidade e a depravação do mundo moderno?
LÉO: O mesmo que tinha a dizer para Nínive séculos atrás: "Chega! Vá a eles e clame contra os seus pecados! Que o fogo da minha ira está prestes a cair sobre eles! Breve haverá uma grande destruição, a menos, que haja arrependimento coletivo!
DUDA:Nínive era uma grande cidade; levava três dias para ir de um lado a outro a pé. Havia 120.000 crianças inocentes, vivendo lá. Mas era tão depravada, tão violenta, tão corrompida pelo pecado e pelos maus hábitos - que Deus não podia mais aceitar. Apenas um pregador foi enviado - Jonas. Ele não alugou nenhum auditório, não tinha músicos, não distribuiu literatura, e não tinha nem mesmo um alto-falante - e muito menos televisão e rádio. Nem programou um acompanhamento posterior.
NANDO: O cara foi corajoso ein!?
LÉO: É, ele teve uns contratempos até chegar lá, pois ficou com medo. Foi engolido por um grande peixe...e...
ANA: Ta...tá. Essa historia nós sabemos... continue o raciocínio sobre a premonição, que tem na bíblia...estou curiosa!!!
LÉO: OK! Jonas era simplesmente um pregador de rua, atravessando direto a cidade, sem parar para falar com ninguém, ignorando os líderes do governo, cruzando os grandes templos e as universidades - passando os bares, os bordéis e as prostitutas - gritando e berrando com toda voz. Ele não estava pregando o amor de Deus. Não estava lhes dizendo que Deus tinha um belo plano para suas vidas. Ele lhes dizia que o fim havia chegado! "Vocês têm só 40 dias. Deus viu a sua perversão, e vai mandar julgamento!"
NANDO: E o povo acreditou?
DUDA: Quando se arrependeram, Deus mudou de ideia e os poupou.
ANA: Ainda bem que Jonas foi sincero..eh ehe. Que tipo de profeta Jonas teria sido se pregasse uma mensagem suave que fosse pra agradar o povo.
LÉO: Por isso Nando. Você esta certo. O Mundo está acabando!
NANDO: Concordo! Por que Deus nos pouparia do julgamento, né? O Mundo só tem pessoa ruim hoje em dia.
DUDA: Será que todos vão se arrepender e se voltar para Deus em humildade? Será que os nossos líderes de governo vão se vestir de saco e se assentar sobre as cinzas em piedosa dor pelas bebedeiras, pelos deboches e pela corrupção?
LÉO: Não me diga que Deus vai nos poupar, porque somos muito preocupados com missões. Gastamos mais dinheiro em comida para cães que para missões. Aquilo que é dado não é dado pela nação, mas por um punhado de crentes. Alguns dizem que Ele vai nos poupar devido à nossas obras de caridade - às nossas doações para os países pobres. Isto é uma farsa! Demos menos para crianças famintas do que gastamos em um único navio de guerra.
ANA: Detesto admitir mas vocês tem razão... se o que tá escrito na bíblia for verdade, nós estamos fritos. A galera hoje faz da violência e da maldade um modo de vida. Todo mundo só pensa em si e no que der prazer pra ele mesmo.
LÉO: (com a bíblia aberta) Zacarias dá uma descrição arrepiante de um holocausto nuclear: "...a sua carne se apodrecerá, estando eles de pé, apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na boca" (Zacarias 14:12). Deus tem uma resposta muito clara quanto ao porquê pronunciou julgamento contra esta era de perversão! É a mesma resposta que deu a Israel. "Quando anunciares a este povo todas estas palavras e eles te disserem: Por que nos ameaça o Senhor com todo este grande mal?
Qual é a nossa iniquidade, qual é o nosso pecado, que cometemos contra o Senhor, nosso Deus?" (Jeremias 16:10). A resposta? "Porque vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após outros deuses... e os adoraram... mas a mim me deixaram e a minha lei não guardaram" (Jeremias 16:11).
DUDA: É verdade que os pais compartilham da culpa. Pecaram de modo ofensivo aos olhos de Deus.
LÉO: Mas ouça a acusação de Deus contra os filhos destes pais corrompidos. "Vós fizestes pior do que vossos pais; pois eis que cada um de vós anda segundo a dureza do seu coração maligno, para não me dar ouvidos a mim... Portanto, lançar-vos-ei fora..." (Jerem. 12:13).
"Mas, jovens, vocês superaram em pecado os seus corruptos pais! São obcecados pelo prazer! Concedem tudo o que o coração deseja! Não querem ouvir. Endureceram o coração e fecharam os ouvidos! Estão ficando tão corruptos pervertidos. Tenho de Me levantar contra vocês! Primeiro lhes prevenirei, e então repentinamente os julgarei!"
DUDA: No caso de Jonas o rei recebeu a mensagem através de terceiros. Alguém lhe disse: "Há um homem andando pelas nossas ruas dizendo que só temos mais 40 dias! Vamos todos morrer!" O rei não riu. Ninguém riu! No seu coração, sabiam que era verdade. Tinham a expectativa de que Deus não iria ficar sentado, e deixar que se matassem e virassem animais raivosos.
LÉO: O rei mandou fechar tudo! Todo cachorro, gato, vaca e cavalo, homem e mulher, menino e menina foram jejuar. O governo inteiro, todos os negócios, todo transporte, tudo parou! Nenhuma atividade!
NANDO: Ahahaha! Isso hoje jamais aconteceria. Todo mundo só pensa em ganhar dinheiro.
ANA: O mundo vai de mal a pior!
DUDA: É Aninha... vocês tem escutado as mentiras do diabo! Ele os levou a achar que Deus não pode lhe ajudar e nem o afligir! Deus não está zangado simplesmente por causa do sexo, das drogas, do álcool, de todas estas coisas pecaminosas. O pecado amaldiçoado, o pecado que precisa ser julgado, é a incredulidade! Isto é corrupção! Isto é depravação! Isto trará o fogo da ira de Deus!
NANDO: Fomos muito longe para voltarmos atrás. Eu mesmo. Só penso em festar, beber e curtir a vida. Pois pra mim era isso que leva-se da vida.
LÉO: Nando. Deus tem muito mais pra você. Esse mundo esta por um fio e como você mesmo disse ele vai acabar. E quando ele acabar o que acontecera com você já pensou nisso?
DUDA: E você aninha?
LÉO: Sabe o que Jesus tem a dizer aos jovens um pouco antes do julgamento?(lendo)"Salvai-vos desta geração perversa" (Atos 2:40).
Pedro pregou esta advertência de Cristo no Cenáculo. Arrependam-se e sejam batizados, e salvem-se desta geração corrupta! Aqueles que a ouviram, alegremente a receberam e foram salvos. Você a aceita?
DUDA: Deus derramou o Seu Espírito há 2.000 anos atrás. Foi derramado sobre toda carne. Os nossos filhos e filhas têm profetizado por quase 2.000 anos. Ocorreram centenas de reavivamentos, despertamentos, atividades e movimentos milagrosos. Mas o Espírito não vai lutar eternamente!
ANA: É. Deus já nos deu chance demais. De todas as formas ele nos cobriu com amor. E essas coisas que aprendemos na aula de hoje, só demonstram que a ira dEle esta se aproximando. E eu acho que não é por maldade, mas sim porque ele quer limpar o mundo de tanto pecado. Por isso precisa destruir tudo e todos acertei?
NANDO: Você entendeu o mesmo que eu Ana! Essa Bíblia e um livro muito legal ein. Poxa! Me surpreendeu mesmo!
LÉO: Já que vocês gostaram, eu quero convidar vocês para irem à nossa igreja no nosso culto de jovens. Lá vocês vão conhecer um pouco mais desse Deus que ama demais vocês dois.
ANA: Eu topo! Se o mundo acabar eu não quero morrer sem ser salva.
NANDO: Nem eu!
DUDA: Passamos pra pegar vocês amanhã as19h
ANA E NANDO: Fechado!
INSPETORA: Ei ei meninos. Já é hora de ir pra sala...a aula de matemática já está começando...bora..bora!!!
Os jovens saem de cena!
NARRADOR: Breve Deus dirá: "A noite se foi; o tempo dos gentios acabou. A obra do Espírito está quase terminada. Chegou a hora do juízo".
INSPETORA: (falando com a igreja): Igreja, o homem mais chocado na eternidade vai ser Jonas! Ele não vai entender nada! Ele pregou um sermão, e uma sociedade inteira se arrependeu e voltou-se para Deus!
Como vamos conseguir explicar a rejeição do evangelho de Cristo por parte da nossa mocidade? Os ninivitas não vão acreditar! Os sodomitas não vão acreditar! Mas quem ficará mais chocado do que todos, será Jonas. Especialmente por termos aquele que é maior do que Jonas ao nosso lado.
Vamos nos arrepender e pregar o evangelho a toda criatura, pois o fim se aproxima!
Baseado na obra de David Wilkerson
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rev. David Wilkerson (Hammond, Indiana, 19 de maio de 1931 - Texas, 27 de Abril de 2011) foi o fundador e presidente do ministério "Desafio Jovem", entidade destinada a recuperar dependentes químicos. Recentemente pastoreava a igreja Times Square Church. Escritor de vários livros dentre eles A Cruz e o Punhal, faleceu em um acidente automobilístico no Texas.

Diversos: