JOSIAS

Versão para impressão

REI JOSIAS - Teatro CristãoSinopse: Narração sobre a história de Josias, enfocando a liderança e fidelidade dos pais Personagens: Narrador, Josias menino, Josias jovem, 3 homens, Hilquias, Rei Ezequias, Rei Manassés, Rei Amom, Jedida,Safã

NARRADOR: A história do povo de Israel teve seu início por volta do ano 2000 AC quando Deus disse a Abraão: Saia da tua terra e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. Assim Deus estava colocando em marcha o seu plano de redenção prometido logo após a queda.
Deus adotou Israel como seu povo e fez uma aliança com ele, mas o povo não era obediente e muitas vezes abandonou o seu primeiro amor¨.
A idolatria atingia não somente o povo, mas também os sacerdotes e reis.
Dos 42 reis de Israel, cerca de 30 foram idólatras e corruptos.
Lembramos nesta noite a história do Rei Josias, começando por sua família.
O narrador fica na frente, no meio e os Reis abaixo sobem em cadeiras quando são apresentados, no meio do povo que está na igreja.
O Rei Ezequias, bisavô de Josias, se apegou ao Senhor, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos. Diante da adversidade disse ao povo:
Não temais, conosco está o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras.
O Rei Manassés, avô de Josias, fez o que era mau perante o Senhor, adorou estrelas, consultava médiuns, adorava ídolos, mas a bíblia relara que diante de um grande sofrimento, manasses orou ao Senhor, cheio de humildade e se arrependeu.
O Rei Amom, pai de Josias, esqueceu quando Deus ordenou... Não terás outros deuses diante de mim, viveu e conduziu o povo ao pecado e não se arrependeu...
(Dá para incluir a mãe do Josias)
Jedida: Que significa Amada de Deus - 2 Reis 22:1
Então seu filho, de apenas 8 anos é coroado Rei. ( Rei pequeno entra pelo corredor do meio na igreja. Se for apresentada a mãe, pode vir segurando-o pela mão.)
Como um menino, com exemplos tão negativos poderia conduzir seu povo?
Josias estava decidido a ser diferente do pai e do avô. Ele ouvira histórias sobre o grande rei Davi e sobre seu próprio bisavô Ezequias, um rei reformista.
Diante de tantas vozes pervertidas, ouviu-se então uma voz corajosa, sincera. (Sai o menino de cena e entra o jovem Josias)
Era a voz de Josias.
Quando tinha 16 anos, começou a adorar a Deus.
Em meio a um povo que adorava e buscava ídolos, o jovem Josias buscou a Deus!
Ele iniciou sua grandiosa obra de reforma religiosa.
( No cenário o bezerro, dinheiro, estrelas que eram adoradas, e numa contextualização, colocamos uma imagem do buda(Três Coroas) e um elefante de costas (BIBELÔ). Ainda duas mulheres de branco, cartomante e lendo búzios. Enquanto narrador lê com muita ênfase esta parte, acontece a retirada de tudo isso.)
Ordenou a Hilquias, o grande sacerdote e seus ajudantes, que tirassem do templo todos os objetos usados na adoração de outros deuses, de baal, das estrelas, de esculturas.
Destituiu sacerdotes infiéis.
Quebrou imagens profanas.
Andou por toda Jerusalém, expulsando médiuns e adivinhos, todos os deuses do lar e objetos de adoração pagã.
NARRADOR: Mais tarde, Josias contratou carpinteiros, construtores, pedreiros para dar início a restauração do templo, que fora profanado por Manasses.
(Entram 3 homens e sacerdote Hilquias)
O Sacerdote Hilquias, era o encarregado.
HILQUIAS: (olhando em roda) Este lugar está a muito tempo abandonado. O rei quer usar o templo para adorar a Deus. Trouxe o dinheiro do pagamento. Vocês terão bastante trabalho. O rei exige tudo da melhor qualidade.
Vejam, o que temos aqui!? O “Livro da Lei”.
Entra safa
HILQUIAS: Safã, veja o que encontrei, o “Livro da Lei”!
SAFÃ: O rei vai gostar de ver esse livro. Vou levar para ele.
(Inclina-se diante do rei)
SAFÃ: Fiz tudo conforme as suas ordens. As obras estão encaminhadas.Tenho aqui comigo um livro que o sacerdote Hilquias encontrou no templo e me entregou.
(O rei pega o livro)
REI: O “livro da Lei”! A muito estava desaparecido. Leia para mim.
(Safã pega o livro e começa a ler)
Vocês despertaram os ciúmes do Senhor com seus deuses estrangeiros e incitaram a sua ira com seus ídolos abomináveis. Sacrificaram a demônios, que não são Deus: deuses que vocês não conheciam, desuses inventados recentemente. Abandonaram a Rocha que os gerou; esqueceram o Deus que os fez nascer. O Senhor viu isso e os rejeitou, porque ficou enfurecido com seus filhos e filhas.
(Josias chora e rasga suas roupas) ( colete de papel laminado dourado para ser rasgado)
Deus está irado conosco porque nossos antepassados não fizeram o que este livro manda. Adoraram deuses falsos, confiaram em mentiras, esqueceram suas promessas e cuidado.
Chame o sacerdote Hilquias e seus ajudantes e, vão consultar a Deus por mim, sobre os ensinamentos deste livro.
NARRADOR: Hilquias e os homens nomeados pelo rei foram consultar a profetiza Hulda sobre as palavras do Livro da Lei. A profetiza mandou dar ao rei o seguinte recado:
HILQUIAS: diante do rei - Assim diz o Senhor no Livro da Lei: Eis que trarei males sobre este lugar e sobre seus moradores. Visto que me deixaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem a ira com todas as obras de suas mãos. O meu furor se acendeu contra este lugar e não se apagará.
Mas para ti rei, visto que ao ouvir as palavras deste livro teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor. Quando rasgaste tuas vestes e choraste perante mim, também eu te ouvi. Por isso, vou deixar que morra em paz e só depois da tua morte vou castigar Jerusalém.
NARRADOR: O rei então mandou convocar todas as pessoas de Judá e Jerusalém, desde as mais importantes até as mais humildes e leu diante deles a Palavra do Senhor.(Todos se aproximam e ficam distribuídos de uma forma bonita, não aglomerado)
JOSIAS: Deus está muito irado conosco, mas, é grande o seu amor. Ele diz: se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu o ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
Confiando nas promessas de Deus faço com ele uma aliança. Eu prometo obedecer e guardar as suas leis e mandamentos, com todo o meu coração e com toda a minha alma. Sei que Deus não quer isso apenas de mim, mas também de vocês. Vocês querem deixar esses outros deuses e adorar apenas ao Senhor?
POVO: Sim. Queremos.
REI: Prometem conhecer e obedecer apenas suas leis e ensinamentos?
POVO: Sim, prometemos.
NARRADOR: O rei então ordenou que todo o povo comemorasse a festa da Páscoa em honra do Senhor, o Deus Eterno.
Mãos erguidas em louvor para cruz
Música do Deus Eterno- Eterno Deus de Amor..lálala...
(Pode ser cantada por todo o povo, nós não tivemos tempo, por isso só todos se voltaram olhando fixo para o nosso altar(no alto), com mãos erguidas, e não deixamos toda música, mas bem cantada, ficaria lindo.)
NARRADOR: A história do menino que cresceu para ser um grande rei, é evidência que a graça habita na pior das famílias. Por causa do amor de Deus, o mal nunca é inevitável. Tudo é possível para os corações abertos para Deus.
Josias foi um grande reformador.
Ele deixou-se transformar.
Ainda que soubesse que Judá sofreria o castigo por causa dos seus pecados, ele não desistiu.
Com o vigor da sua juventude, ao invés de abandonar as reformas, redobrou seus esforços.
Diz a Bíblia que ele não se desviou nem para um lado nem para o outro.
Ele agiu, sabendo que a fidelidade é mais importante que o sucesso, que é crucial fazer o que é certo, ainda que tenhamos muitas dificuldades e nem mesmo consigamos ver a luz no fim do túnel
Deus quer mudar as nossas mentes.
Ele quer que não nos conformemos com as coisas erradas dos nossos dias, ... versículo... não vos conformeis...
Jovens que levantem a voz com coragem para lutar contra a onda do tudo é permitido, porque todo mundo faz
Jovens reformistas!
Que hoje precisam conduzir a Juventude São Mateus.
Amanhã precisarão conduzir a Congregação São Mateus
Depois conduzirão famílias.
Como seu bisneto, como seu neto, como seu filho lembrará de ti?
Qual será o teu testemunho para a tua descendência?
Que o Deus de Ezequias, Manasses, Josias, seja o nosso Deus.
O único Deus verdadeiro.
Que este Deus reforme a nossa mente e incendeio o nosso coração.
Deus nunca exige que sejamos bem sucedidos, apenas fiéis.

 

Fonte WEB ART JELB
Diversos: