IRMÃO OBJETO

Versão para impressão

IRMÃO OBJETO - Teatro Cristão Objetos são usados como comparativos com o comportamento  dos irmãos.

Há uma crítica as atitudes tomadas na igreja.

Os personagens são Lâmpada, Espelho, Balão, Tambor, Agulha, Ventilador, Tesoura e Vaso.

 

I - Irmão Lâmpada:
APRESENTADOR:  Sexta à noite iremos distribuir sopão para os pobres, você não quer ir?
IRMÃO LÂMPADA:  Não, não vai dar! Tenho andado muito atarefado durante a semana e preciso descansar. Fica para uma próxima vez!
IRMÃ ANIMADA: Gente, eu estou muito empolgada com a distribuição de sopão para os pobres! Tem sido uma benção para a minha vida e mesmo cansada, tenho tido forças e ânimo para realizar o trabalho de Deus. Tem sido tão gratificante... E você Irmão Lâmpada, porque não vai conosco nessa sexta trabalhar para Jesus?
IRMÃO LÂMPADA:  Não, preciso descansar, quero um tempo para meditar na vida!
APRESENTADOR:   Olha, você não devia deixar passar essa oportunidade de demonstrar o seu amor por Cristo.
IRMÃ ANIMADA: É verdade, Deus tem me abençoado tanto que não devo nunca dizer “não” ao trabalho Dele.
IRMÃO LÂMPADA:  Bem, Vocês me convenceram. Mal posso esperar o próximo dia que poderei entregar o sopão com vocês.
NARRADOR: (Mensagem sobre o irmão Lâmpada) Este é o irmão Lâmpada! Nunca está prontamente disposto a fazer o trabalho de Deus, sempre necessitando que os outro o chamem para executar algo para o Senhor. Ele nunca acende sozinho, ele necessita que o interruptor de sua vida seja pressionado para poder brilhar para Jesus.

II - Irmão Espelho
APRESENTADOR:  A programação do culto foi ótima! Você viu como o testemunho foi emocionante?
IRMÃO ESPELHO:  É, foi, mas isso porque eu ensaiei com o pessoal. E tem outra coisa, se eu não falasse com todo mundo eles não viriam assistir o programa! Eu não gosto de me gabar, mas se não é por mim, as coisas não andam.
APRESENTADOR:  Bem, mas mudando de assunto, que bom que aquela menina passou no vestibular, não é?
IRMÃO ESPELHO:  É mesmo, mas isso ocorreu também, porque eu orei muito por ela. Eu pedi a Deus que derramasse essa benção em sua vida!
NARRADOR: (Mensagem sobre o Irmão Espelho) Pois é, este é o irmão Espelho. Quando ele olha uma plateia, vê milhares de reflexos seus! Tudo que acontece, mesmo com a ajuda de muitos, tem a maior (senão a completa) participação dele! Quanto tempo ele perde em refletir a si mesmo, enquanto poderia estar somente refletindo a Jesus!

III - Irmão Balão
IRMÃO BALÃO:  Passei o tarde fazendo esse cartaz. Sei que não está muito bom, mas é o melhor que pude fazer.
IRMÃO(Ã) 1: Nossa, que cartaz feinho, os jovens poderiam ter feito algo melhor...
IRMÃO(Ã) 2: Gente, que letra horrível para colocar num cartaz, será que não tinha alguém melhor para escrevê-lo?!
IRMÃO(Ã) 3:  Que cartaz ridículo, como é que colocam essa cor vermelha pra chamar a atenção de um negócio tão mal feito.
IRMÃO BALÃO:  (sopra a bola até estourar) Parem eu não aguento mais, se não acharam bom, venham fazer vocês...
NARRADOR: (Mensagem sobre o Irmão Balão)  Quantos irmãos na igreja ouvem às duras críticas a eles apresentadas e ficam quietos? A diferença é que o irmão balão, ao invés de pedir que Deus que o capacite a perdoar e esquecer o que lhe foi dito, vai ajuntando em seu coração tudo o que lhe fazem. Chega um momento que a bola estoura
e, ai de quem ficar por perto...

IV - Irmão Tambor
IRMÃO TAMBOR:   Pessoal, tive uma ideia genial para divulgarmos o nome de Jesus. Vamos recolher alimentos, com os irmãos, e distribuir em praça pública com um cartaz enorme da Igreja?
TURMA:   Legal a sua ideia. Quando vamos começar o trabalho?
IRMÃO TAMBOR:   Agora! Vamos em casa buscar os alimentos que podemos doar e pegar com nosso vizinhos.
(Todos saem e voltam com sacos de alimentos)
(O Irmão Tambor volta com as mãos vazias)
TURMA:   Conseguimos ajuntar muito alimento, acho que vamos fazer um bom trabalho. Ei, irmão tambor, onde estão os seus quilos de alimentos?
IRMÃO TAMBOR:  Gente, eu desisti de ir fazer isso com vocês, pois ando muito atarefado com a faculdade e não tenho tempo de acompanhá-los. Mas, sei que tudo sairá bem pois Deus estará ao lado de vocês.
(A turma sai reclamando)
NARRADOR: (Mensagem sobre o Irmão Tambor) O irmão Tambor tem ótimas ideias e faz um barulhão para chamar companheiros para executar a tarefa de Deus. Mas, na hora de executar, sempre inventa uma desculpa e não vai. Faz muito barulho, mas trabalha pouco pra Jesus.

V - Irmão Agulha:
APRESENTADOR:  Gente, vocês não sabem o que os jovens estão planejando... Encontramos um lugar ótimo para fazer um acampamento no Carnaval! Não é demais?!
IRMÃO AGULHA:   Os Jovens e suas ideias... Será que eles vão levar adiante? Será que vai dar certo? Eu acho a direção dos jovens é muito imatura, sem responsabilidade. São até inteligentes, mas acho que eles são muito imprudentes.
NARRADOR: (Mensagem sobre o Irmão Agulha) Acredite se quiser! Este irmão agulha existe e sempre dá suas espetadinhas em todo o lugar que lhe convém. Ele acha que não está fazendo nada demais, por se tratar de uma crítica, mas a forma como ele a apresenta desmotiva as pessoas que estão trabalhando na causa de Deus. Já imaginou quantos irmãos balões não já estouraram por sua causa?

VI - Irmão Ventilador:
IRMÃO VENTILADOR 1:  Olha, tenho algo para lhe contar. É muito triste mas eu preciso desabafar com alguém. Sabe, estou sabendo que nosso primeiro diácono será eliminado da igreja por adultério. Ele é uma pessoa tão importante para a igreja! Com certeza precisaremos orar por ele. Ah! por favor, não conte isso a ninguém, é segredo.
IRMÃO VENTILADOR 2:  Tudo bem, pode deixar. (O 1 sai e entram dois[uas] irmãos[ãs])
IRMÃO VENTILADOR 2:  Olhe, vocês não estão sabendo da última, é quentíssima. Com certeza vai abalar a igreja!
IRMÃO(Ã) 2:E o que aconteceu?
IRMÃO(Ã) 1: Conta pra gente.
IRMÃO VENTILADOR 2:   Ah! Eu já estava mesmo louco para contar a alguém!!! Vocês sabiam que o nosso primeiro diácono, que se faz de santinho, anda traindo a mulher??
IRMÃO(Ã) 1:  É mesmo? Quem diria...
IRMÃO VENTILADOR 2:   Bom gente, já vou indo agora, ainda tenho que contar para outros amigos. Todo mundo precisa saber...
NARRADOR: (Mensagem sobre o irmão Ventilador)  O irmão ventilador vive observando o que está acontecendo ao redor. Ele vai para a igreja apenas comentar a vida dos outros. Sua grande felicidade é encontrar alguém que lhe conte os novos segredos e então espalhar para todo mundo. Esse irmão deve cuidar com sua língua, pois o Dom da fala não nos foi dado para usarmos em coisas vãs. Deus espera que ao encontrarmos um irmão com problemas espirituais, busquemos dar auxílio, ao invés de apenas condená-lo e ainda espalhar a notícia.

VII - Irmão Tesoura:
APRESENTADOR:  Pessoal, estamos planejando fazer um retiro numa fazenda. Vai ser muito espiritual. O pastor vai estar lá e vamos nos divertir bastante.
IRMÃO TESOURA:   Eu acho melhor vocês não fazerem esse programa pois é muito perigoso deixar muitos jovens juntos em algum lugar deserto. Eu não vou me responsabilizar por isso. É melhor vocês desistirem.
APRESENTADOR:  Mas irmão, nós só queremos dar uma opção de lazer aos nossos jovens.
IRMÃO TESOURA:   É melhor vocês terem outra ideia, pois essa eu não apoio, e vocês sabem que sem meu apoio a igreja não aceita.
NARRADOR: (Mensagem do irmão tesoura) O irmão tesoura geralmente se acha o consagrado da igreja. O único que sabe discernir entre o certo e o errado. Para ele, jovem junto só gera problemas. Todas as ideias que surgem ele põe defeito ou diz que não terão resultado. Deus não quer liberalismo na igreja, mas também espera que os nossos jovens tenham possibilidade de escolher entre o certo e o errado. O irmão tesoura acaba sendo o juiz entre o certo e o errado, sendo que esse papel só cabe ao Senhor Deus.

VIII - Irmão Vaso: (Mensagem final)
Queridos irmãos, de todos os objetos que vimos aqui, pode ser que em algum deles você se encaixe. Saiba que ainda existe um objeto que deve ser o nosso ideal. Esse objeto é o vaso. Se formos como o irmão vaso, quando o orgulho, a vaidade, a inveja, o ódio estiver dentro de nós, poderemos pedir a Deus que nos quebre (Nesse momento quebrar o vaso) e nos molde novamente para que sejamos uma nova criatura em Cristo Jesus.
Cântico: “Vaso Novo” (de mãos dadas)

Um Vaso Novo

Eu quero ser senhor amado,
Como um vaso nas mãos do oleiro
Quebre a minha vida e faça de novo
Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo
Como tu queres, senhor amado
Tu és o oleiro, e eu o vaso
Quebra a minha vida e faça de novo
Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo
Eu quero ser senhor amado,
Como um vaso nas mãos do oleiro
Quebre a minha vida e faça de novo
Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo..
 

Fonte WEB JA online

Diversos: