ESTÁ CONSUMADO!

Versão para impressão
ESTÁ CONSUMADO! Texto bíblico

ESTÁ CONSUMADO !!!!!

Peça Musical, remonta os últimos momentos da vida de Jesus, antes de Sua crucificação.

A primeira páscoa Cristã.

A peças é baseada em passagens bíblicas.
 

1a. Cena - A ceia

Cenário: Ceia da Páscoa montada no chão, pois naquela época não se utilizava mesa e cadeiras.

Música de fundo- instrumental do hino TU ÉS FIEL!! -

Observações 1: Há um certa tensão nessa cena, pois nessa passagem do evangelho, JESUS indica o traidor que come a mesa com ele, fala da traição de Pedro e anuncia os acontecimentos que está por vir. Levando também em consideração que na última ceia de JESUS, apenas ELE sabia o que criteriosamente estaria por vir. Quando ele abençoa o pão e vinho e diz aos apóstolos ser ser SEU CORPO E SANGUE que será entregue por muitos, os apóstolos por sua vez não conseguem assimilar, mesmo pq as pessoas daquela época (e da nossa época tb :):):) ) não entendiam colocações no figurativo, tanto que JESUS, explicava em particular aos apóstolos o significado de sua parábolas. Mas JESUS não se preucupa com isso, pq sabe que lá frente eles irão encaixar todos os acontecimentos com os préditos DELE.

O que os apóstolos entendem, é que algo ruim está para acontecer e sentem a tensão de JESUS e ficam preocupados e cheio de dúvidas sobre o que realmente JESUS está tentando dizer.

Então o que era para ser uma comemoração alegre, acaba sendo desconsertante e tensa.

É esse o drama que os atores tem que compor. Aconselho os atores a estudarem juntos e individualmete esta passagem dos quatro evangelhos, focando nos detalhes e diferenças de cada descrição, analisando os fatos para melhor composição da cena.


 

Personagens entram no palco devagar e se posicionam no cenário, sendo que JESUS se posiciona no meio entre os apóstolos.Inicialmente estão felizes de estarem com JESUS, comemorando a ceia, mas no decorrer na cena, os sentimentos mudam para preocupação, incertezas e tristeza.

- JESUS - Ergue um pão (pão sírio) para cima o abençoando, depois parte e dá a seus discípulos e em seguida ergue um cálice de vinho para cima o abençoando vai passando ao seus discípulos, e de braços abertos olha um a um com grande amor.

Mt 26, 30

"E tendo cantado um hino, subiram ao monte da Oliveiras."

Todos os personagens se levantam e se dirigem a frente do palco e cantam (com reverência) o hino TU ÉS FIEL.

Enquanto isso, discretamente os auxiliares de palco retiram o cenário da 1a. cena.

Terminado o Hino todos se retiram do palco.


 

2a. cena - GETSAMANI

Cenário : Getsemani - Pesquisar e analisar.

canção (solo ou coral - verificar melhor colocação) sinultânea com a cena.

Salmo 43.

Faze-me justica oh DEUS

E pleiteia minha causa

Contra a nação contenciosa;

Livra-me do homem fradulento e injusto

Pois TU és a minha fortaleza.

Envia Tua lua e a verdade

Para que me guiem e me levem

Ao Teu santo monte

Então irei ao altar de DEUS

Que é minha alegria,

Ao som da harpa, eu TE louvarei...

JESUS e os discípulos entram no palco. JESUS faz um gesto para alguns sentarem e esperaram (No canto do palco) e leva mais três consigo até o outro lado , JESUS faz um aceno para que os três fiquem ali px DELE, e ele se distancia um pouco e começa a orar ajoelhado e abaixando a cabeça ao chão, numa atitude de clemência ao PAI.

Os dícipulos todos, adormecem (sentam-se no chão, e encenam dormir encontasdos uma no outro, alguns escotstados na parede). JESUS volta ao três px DELE abaixa e toca-os e acena para fiquem acordados vigiando e volta a orar, novamente ele volta aos três px DELE que se levantam e se dirigem ao meio do palco.

Simultanemante entra pelo lado que ficaram os outros apóstolos, os personagens Judas e os perseguidores de JESUS (uns 12) com espadas e porretes. Os discípulos acordam e se levantam abruptamente enquanto Judas entra com os outros, mas estes ainda ficam posicionados no mesmo lugar encenando medo, confusos e surpresos diante do ocorrido.

(Imaginem vcs acordando diante do word trade center caiando na sua frente!, É mais ou menos isso.)

Judas vai até JESUS e o beija na face.

A partir daqui inicia-se a encenação do tipo câmera lenta, movimentos tipo Tai chi chuan. Qual o objetivo de ser assim? Para que esta parte da cena não fique tão grosseira, agressiva e confusa para os que assistem e tb rápida demais.

Observaçóes 2: Seria muito bom se os atores pudessem fazer uma oficina de tai-chi-chuan (arte das artes de lutas marciais - Karatê e Judô - em movimentos lentos, com o objetivo de trabalhar a concentração, percepção, equilíbrio e além dos benefícios á saúde), para melhor composição das 2a. e 3a. cenas, partes em que os movimentos são compostos do tipo câmera lenta.

Observação 3 : Esta parte da cena, de modo algum poderá ter ações combinadas, dependentes, como se atores tivessem na fila esperando a sua vez para atuar. Além de ser uma pressão para todos, a cena fica artificial. Os atores estarão livres para atuar com o objetivo de movimentar a cena, independentes da ação dos outros colegas. As expressões corporais e facias serão de extrema importância, portanto queridos, nesse momento vcs terão que perder a vergonha na cara.. (literalmente) :):):). Nos ensaios o que será aperfeiçoado, será a espontainedade e o realismo, portanto cada ensaio até a apresentação oficial, esta cena nunca será igual.


 

Todos os que estão com Judas vão pra cima de JESUS e os discípulos tb se aproximam; um dos discípulos arranca a espada da mão de um dos que estão com judas e encena como se tivesse agredindo um deles. JESUS, mesmo tendo alguns o segurando, toca com a mão a espada que está na mão do discípulo e abaixa-o e fica fitando-o. Então JESUS é levado pelos seus perseguidores para um lado do palco e seus discípulos fogem para o outro lado do palco.Finaliza esta cena.

3a. Cena - Crucificação.

Maquiagem - JESUS - Manchado de sangue,com marcas rochas, com a coroa de espinhos, roupas rasgadas e sujas.

"Querido ator JESUS,está parte é muito importante, vai exigir muito de vc. Lembre-se que vc está representando o SENHOR JESUS, na parte crucial de sua missão aqui na terra. Ore constantemente por esse seu trabalho (nós tb estaremos orando) , agradecendo a DEUS por essa oportunidade abençoada e pedindo que o ESPIRITO SANTO o dirija e faça segundo a vontade de DEUS.

Tenho certeza que próprio JESUS estará ali, levando a cruz com vc. Digo isso pq meu marido, já fez esta cena, sem óculos e ele não enchergava nada, só vultos duante o percurso e crucificação. E segundo ele, foi um momento marilhovo espiritualmente falando, enquanto ele carregava a cruz, ele sentiu a presença de JESUS o direcionando, ele descreveu como uma força espiritual muita grande, foi momento único pra ele. Amém?"

Sugiro vc fazer uma pesquisa científica sobre a crucificação de JESUS, as dores que ele sentiu, como seu corpo humano e psciclológico se comportou diante de tanta agressão física e moral. Isso o ajudará a interagir com a cena.


 

No corredor da igreja para o palco, entra JESUS carregando a cruz com mais um ajudante (Simão), estes demonstrando grande cansaço e sofrimento.Também junto com JESUS e Simão, entram os discípulos e mais umas dez atores representando os cristãos , entre eles, pelo menos uma cinco mulheres e tb ao perseguidores de JESUS, incluindo tb mulheres.

Perseguidores de JESUS caminham a frente com de JESUS.

Seguidores de JESUS, vem atrás.

Durante o trajeto tanto os seguidores como os perseguidores de JESUS intercalam estrofe de música até a chegada no palco que é a crucificação:

- Seguidores - LOUVAI O SANTO SENHOR, GLORIFICA NOSSO REDENTOR!!!!

- Perseguidores - (entoam de foma debochada e provocativa)

- SALVE O REI DO JUDEUS, CRUCIFICA O FILHO DE DEUS!!!!

Chegando px ao palco - Inicia -se simultanâneamente com a cena a px música (coral ou solo)

Por amor de mim! - ***Nota1. rodapé

Não há valor que possa pagar

o preço que JESUS pagou por mim.

Nem mesmo mereci.

Senhor, o que posso LHE oferecer ,

senão somente a minha vida a TI

Que foi resgatada.

Da escuridão pelo TEU FILHO JESUS.

O sangue derramado, escorrido em meio a dores, por amor de mim!

(bis)

Fazer a parte da crucificação tb em câmera lenta conforme obervação 3, bem devagar, calmo. JESUS demostrando ter muita dor. Os guardas romanos encenam pregar com força as mão de JESUS. Todos os personagens se movimentam na cena, os cristão demonstrando trizteza, abraçando uns aos outros e chorando e os perseguidores escarnecendo de JESUS.

Após a crucificação, termina a música, faz-se um minuto de silencio, apagam-se todas as luzes do palco apenas a voz de JESUS (play back -) - ELI,ELI, LAMÁ SABACTÂNI? e logo em seguida toca-se um som de terremoto, as luzes se ecendem de uma vez, perseguidores correm de um lado para outro assustados e em seguida se retiram do palco. Inicia-se a música instrumental de fundo - TU ÉS FIEL enquanto a cena é finalizada. Os cristãos descem JESUS, olham-o, choram sobre ele e o levam para fora do palco, apagam as luzes e todos se retiram.

Os apóstolos não participam dessa finalização, ao apagarem as luzes, vcs se retiram e já vão se preparando para a px. cena.

3a. e ultima cena - Aparição de JESUS!!!

JESUS estará com vestidão de cetim branco (este pano, além de ter brilho ,reflete luz), com mangas generosas. Acredito que será preciso outro ator para representar JESUS nesta parte da cena, pois não dará tempo para o primeiro JESUS, se limpar e se trocar. Os dois atores terão que ter características semelhantes.

Os apóstolos tb estarão com vestidões, da mesma cor todos. (esta troca de veste e mesma cor irá representar o renovo e unificação de JESUS sobre a igreja.)

Todos os apóstolos entram no palco e JESUS entra depois com uma iluminação mais forte sobre ELE destacando-o, e os discípulos se posicionam em grande circulo, deixando JESUS ao centro.

 

E começa a música:

JESUS : Está consumado!

Está consumado!

O Filho do Homem padeceu e foi crucificado!

Mas ao terceiro dia ressuscitou

para a honra e glória de DEUS!


 

DISCÍPULOS: Morreu por nós

Para nossa salvação

Somos livres. Livres em JESUS!

TODOS: Está consumado!

Está consumado!


 

DISCÍPULOS: O amor de nosso PAI

Nos deu nova vida.

Cantamos a TI, OH SENHOR!

Cantamos a TI, OH JESUS!!!

Entram tb os seguidores e se posicionam ao redor do circulo e continuam a música:


 

TODOS: Louvado seja o SENHOR!

Que mudou a história da nossa vida.

Morreu por nós, para nossa salvação.

Somos livres, livres em JESUS!

Está consumado!

Está consumado!

O Amor de nosso PAI

Nos deu nova vida.

Cantamos a TI, OH! SENHOR

Cantamos a TI, OH JESUS!


 

Todos bem fortes, como se fossem derrubar o muro de Jericó, cantam duas vezes esta estrofe.

TODOS: GLÓRIA! GLÓRIA A TI OH PAI!

GLÓRIA! GLÓRIA A TI JESUS


 

Finaliza - se a peça.


 


 

Nota1 : Testemunho - Elaboração da música "Por amor de mim"

Uma certa noite, quando não tínhamos ainda nossos filhotes, eu dormia profundamente e meu marido como era de praxe, ficava acordado até tarde tocando seu violão.

Então ele após compor uma melodia, foi até o nosso quarto, me acordou, eu resmunguei ... e ele então me disse - Olha essa melodia que acabei de fazer!

Eu educadamente ouvi, mas não ouvi nada, pois estava bêbada de sono, só lembro que lhe pedi um papel e uma caneta, escrevi umas palavras e logo ja caí na cama adormecida de novo.

No outro dia (que vergonha), meu marido já estava acordado com seu violão, tocando uma linda música, elogiei e perguntei se era do Diante do Trono, ele me chamou a atenção e disse que a música era nossa. Fiquei surpresa, como era nossa? Então ele me explicou que escrevi a letra da música dormindo.

Então confiantes no SENHOR, acreditamos que ela foi inspirada pelo ESPÍRITO SANTO. Amém?


 

Paz a todos.
 

A peça está registrada.
A autora é da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Datas: 
Estilos: 
Temas: 
Diversos: