ESCOLHAS

Versão para impressão

ESCOLHAS - Teatro Cristão As escolhas trazem consequências!
Vivi fez algumas escolhas contrariando algumas orientações;
Contrariando alguns sinais;
Contrariando algumas evidências...
Hoje, Vivi sofre algumas consequências.
História que se repete muitas e muitas vezes...

PEÇA REGISTRADA!

 

 

Há direitos autorais, por este email thaisbelo_12@hotmail.com poderás ter autorização para usá-la  É SÓ ENVIAR UM EMAIL COM O NOME DA PEÇA.

OBS 1: PARA ADQUIRIR O ÁUDIO ENVIE EMAIL - thaisbelo_12@hotmail.com
OBS 2: Caso seja feito vídeo das peças, colocar o nome da autora.

ESCOLHAS

Personagens
Marcos
- Viviane
- Beto
- Paula
- Pastor
CENA 1
Paula e Viviane acabaram de sair do cursinho e estão entrando numa lanchonete. Paula está muito empolgada com as aulas e diz:
PAULA: - Amei a aula! Esse ano eu passo no vestibular Vivi.
VIVI: - É! bom pra você. Já eu acho meio difícil...ai amiga, eu não parei de pensar no Beto.
PAULA: - No Beto? Eu não vou com a cara daquele menino, não sei por que?
VIVI: - Ah! Paulinha, fala sério! O Beto é o mais lindo da sala. Ele só tem um defeito: não é evangélico. Não sei porque você não gosta dele. Ele é gente boa! Além de lindo, claro!
PAULA: - Pronto! Lá vem você com essa história de o Beto é isso...o Beto é aquilo. Dá pra parar! E você falou: ele não é evangélico. Seus pais jamais vão aceitá-lo.
VIVI: - É eu sei. Não precisa ficar me lembrando. Mas eu queria tanto namorar com ele.
PAULA: - Sonhar não custa nada! Ah! amiga, quer um conselho: esquece esse garoto. É melhor você namorar alguém da igreja.
VIVI: - Ah! não. Lá da igreja? Nem pensar. São todos meus amigos. Fora que o Beto é...
PAULA: - Sei o Beto é blá,blá,blá! Eu já vou indo. Me liga mais tarde. (*se despede da amiga e sai de cena*)
Viviane fica estudando um pouco, enquanto toma um suco. (Depois sai de cena).
Mais tarde...
CENA 2
Vivi liga para Paula contando uma novidade...
VIVI: - Alô! Amiga?
PAULA: - Oi Vivi! Eu já ia te ligar...o que aconteceu? Você demorou a ligar.
VIVI: - Ah! Desculpa amiga! Você não sabe quem eu encontrei...
PAULA: - Fala! Peraí, deixa eu ver...
VIVI: - O próprio: Beto!!! Aqui no shopping.
PAULA: - Sei, e aí...
VIVI: - Eu chamei ele pra ir lá na igreja. Ele topou! (fala entusiasmada)
PAULA: - Na igreja? Olha amiga, tô impressionada!
VIVI: - Ai Paulinha! Tô tão feliz! a gente conversou sobre tanta coisa...aí eu aproveitei pra chamar ele pro culto jovem.
PAULA: - Vai devagar amiga! Você nem conhece esse menino. Mas foi bom você ter convidado ele, quem sabe assim ele se converta.
VIVI: - Ai amiga! Tomara!!!
PAULA: - Já que você tá no shopping, vamos fazer compras?
VIVI: - Já tô voltando pra casa. Desculpa. E você quando vai lá na igreja? O Beto vai.
PAULA: - Vou ver tá Vivi. Não dou certeza, vou fazer o possível. Lá tem muito gatinho?
VIVI: - Você quer dizer, garotos bonitos...tem! Mas não é esse o motivo de ir a igreja tá?
PAULA: - Eu sei. Só tava brincando...se puder eu vou. Mas só se você me apresentar um amigo. (risos)
VIVI: - Tá bom Paula! Vou desligar. Beijo!
CENA 3
Vivi chega na igreja com Beto. Paula chega atrasada e procura lugar junto de sua amiga e de Beto, que já estão sentados na primeira fileira. Paula senta ao lado deles. A igreja está lotada (cena com algumas cadeiras e figurantes para dar impressão de culto). Eles prestam muita atenção à pregação do Pastor (palavra curta e improvisada - evangelística antes do apelo). Em seguida ele diz:
PASTOR: - Queria saber quem quer aceitar Jesus como seu Senhor e salvador?
Paula levanta a mão. Sua amiga não consegue acreditar...ela fica feliz pela decisão de Paula. As amigas vão até o Pastor, que faz Paula repetir a oração de confissão aceitando Jesus. Em seguida as duas se abraçam. O culto termina.
Vivi está conversando com Paula e Beto. Quando Marcos se aproxima e diz:
MARCOS: - Paz Vivi! tudo bem? Tava querendo falar com você sobre a programação do próximo sábado.
VIVI: - É! Eita Marquinhos acho que não vou poder vir sábado. O vestibular tá chegando tenho tanta coisa pra estudar...
MARCOS: - Tudo bem! Falta pouco mesmo. Também tô me preparando.
VIVI: - Deixa eu te apresentar...esse aqui é o Beto, do cursinho. Essa é Paulinha, minha melhor amiga e também estuda no cursinho. Ela aceitou a Jesus hoje!
Paula e Beto cumprimentam Marcos. Imediatamente os quatro começam a conversar. Marcos e Paula trocam olhares... simpatia e amizade surgem. Beto e Vivi conversam, mas ele não demonstra muito interesse em Vivi. Então ele diz:
BETO: - Já vou Vivi. A gente se vê segunda no cursinho. (ele beija o rosto dela e sai de cena). Tchau pessoal!
MARCOS e PAULA: - Tchau!
Vivi fica frustrada, pois achava que seu"pretendente" ia demonstrar algum interesse por ela. Ela fica no meio da conversa de Marcos e Paula (que estão super empolgados no maior papo). De repente Paulinha percebe a expressão frustrada de Vivi e diz:
PAULA: - Ô amiga! Que foi?
VIVI: - Quero ir pra casa. vamos?
MARCOS: - Eu levo vocês. Já é tarde.
Os três saem de cena. A conversa de Paula e Marcos continua...e Vivi fica sobrando (sai com ar de tristeza).
CENA 4
Voz Oculta: Anos depois...
As amigas se reencontram (figurino para dar impressão que estão mais velhas. Ex: óculos, cabelos presos e roupas formais).
PAULA: - Eu não acredito! Vivi é você? Paz!
VIVI: - Paulinha! se você não tivesse me chamado eu não te reconheceria...Como vai?
PAULA: - Tô bem amiga! Graças a Deus. Lembra do Marquinhos?! pois é casamos. A gente congrega numa igreja lá perto de casa. Me formei! estamos pensando em ter um filho. Tá tudo uma bênção! E você? Soube que casou com o Beto e aí como estão?
VIVI: - Eu...tô indo! (fala desamimada). Pensei que ele era o homem da minha vida, mas me enganei. Nos primeiros anos de casamento foi tudo lindo! Jantares, flores, declarações e tudo mais...depois ele mostrou quem realmente era. Amiga tô tão triste! Eu pensava que ele ia se converter...meus pais demoraram tanto pra aceitar nosso casamento, e quando o aceitaram tudo foi ficando ruim. Ele não deixa eu ir à igreja, está diferente comigo. Tô tão infeliz amiga! estou frustrada da escolha que fiz. Por que não esperei em Deus? Por que não ouvi seus conselhos e os da minha mãe? Tenho vontade de sumir.
PAULA: - Amiga, deve ser difícil. Mas não desista dele. Vem, vamos lá pra casa orar um pouco.
As duas saem de cena.

 

BLOG DA AUTORA Thais Belo Mamede

Diversos: