NOVO GRUPO DE TEATRO - Dicas

Versão para impressão

DICASDicas práticas para um melhor funcionamento do grupo de teatro

Um Grupo Fechado

Ladroes do Tempo

Divida o Tempo

Combinação de penalidades

1) Um Grupo Fechado. Anuncie/divulgue que pessoas interessadas em participar devem estar no encontro que haverá__/__/____, é a data final de entrada no grupo. Após esta data o grupo estará fechado, e assim trabalhará por 6 meses.
PORQUE:
a) Valoriza o grupo;
b) Mostra/exige responsabilidade;
c) Possibilita criar “espirito de grupo”;
d) Permite saber com quem pode-se contar;
e) Quem perdeu a oportunidade TEM que esperar...

 

2) Ladroes do Tempo. Fale sobre “ladrões do tempo”. (imaginando um grupo de 10 pessoas)
a) ATRAZOS: Um indivíduo chegou no ensaio 10 minutos depois da hora marcada, assim sendo FURTOU 10 minutos de cada participante; Não precisa saber muito de matemática 10 minutos de cada uma das outras 9 pessoas = 90 minutos, conhecido como 1h 30min.
b) FALTAS: As faltas consomem tempo, prejudicando o trabalho de todos os outros que participam das cenas do faltante.
c) DISPERSÕES: Qualquer coisa que faça o grupo dispersar durante o encontro deve ser considerada como roubo, está todo o grupo ali dedicando o tempo para crescimento como grupo e vem alguém e tira o grupo do caminho para seu objetivo.

3) Divida o Tempo Os itens “a” e “b” devem estar presente nos inícios dos encontros(Imaginando 2h 30min de encontro), o “c” no final.
a) ORAÇÃO; Não é momento adequado para aquela oração interminável, mas deve ter a Gratidão, Consagração(Tempo, Vozes, Corpos...), Pedido(sabedoria, discernimento, habilidades)...
b) 05 minutos de conversa, Dê ao grupo 5 minutos para colocar toda a conversa em dia com os demais, informando-os que após este tempo é proibido conversas colaterais e que não sejam relativas ao trabalho teatral, cronometrado.
b) Obs. 1 - Nas experiências que tive logo, logo todos chegavam mais cedo pra bater papo. Deixei de ter este tempo fixo.
b) Obs. 2 – Este recurso dos 5 minutos de conversa livre pode ser usado noutro momento do encontro se houver dispersão coletiva.
c) O tempo final deve ser dedicado a uma avaliação do encontro:
O que funcionou, o que não funcionou;
O que precisa ser feito para melhorar;
O que foi mais fácil e o mais difícil;
Obs. TODOS devem falar, respondendo as perguntas. Não vale dizer o mesmo que o fulano, se pensa igual, fala igual...

4) Combinação de penalidades, peça para o grupo trazer sugestões, no próximo encontro, de penalidades para as pessoas que: Chegarem atrasadas; Faltarem; Perturbarem o andamento do encontro...
Ex. Todo grupo sentado em círculo, quem prejudicou o grupo, no meio do círculo, terá de pedir desculpas e explicar os motivos de sua falta ou atraso, ou...

 

Diversos: