CONSELHOS A UM JOVEM PAI

Versão para impressão
Pai, filho e um telescópio...

Um pai experiente, e um pastor orientam um jovem pai a educar e orientar os filhos de acordo com os ensinamentos bíblicos. Mostram ao jovem a necessidade de dar o exemplo, e não apenas dizer o que os filhos devem fazer.
Jogral dramatizado para 5 pessoas

 

Os personagens ficam à frente da congregação: Jovem pai - Pai experiente, mais velho -Mãe - Menino - Menina - O pastor também participa da apresentação.

PASTOR:  Você, jovem pai, alegrou-se com o nascimento dos seus filhos. Quando Deus lhos concedeu, certamente você sentiu que grandes responsabilidades lhe estavam sendo impostas, não só a de sustentar e proteger a vida das crianças, mas, também, a responsabilidade de orientá-los e guiá-los no caminho do Senhor.

JOVEM PAI:  Sim, é verdade. E que farei para sair-me bem dessa incumbência?

PASTOR:  Escute o conselho do rei sábio Salomão:
TODOS:  “Dize à sabedoria: tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta''.

PAI EXPERIENTE:  Jovem pai, sabedoria e prudência SÃO companheiras inseparáveis, principalmente no que diz respeito à educação dos filhos.

PASTOR:  Mas, lembre-se de que a sabedoria não consiste na cultura secular que você adquiriu. A sabedoria é filha da consciência cristã, do convívio com a Palavra de Deus, da atitude de oração.

PAI EXPERIENTE:  A prudência não significa ceder, mas agir na hora certa, e sem deixar-se dominar pela ira.

PASTOR:  Não castigue os seus filhos pelo valor do prejuízo que ele causou, por exemplo, quando um deles quebrou o lindo jarro da sala; isso seria imprudência. Castigue-o pela responsabilidade que lhe coube no incidente.

TODOS:  A sabedoria e a prudência não decepcionam os filhos ao receberem a disciplina.
PASTOR:  Não se descuide, jovem pai, de ensiná-los a serem honestos e verdadeiros.

MÃE:  Um dia desses, alguém que você não desejava receber, bateu à porta. Aborrecido, você mandou uma das crianças dizer que você não estava em casa.

PASTOR:  Se você ensinar seus filhos a mentirem, só porque não quer receber certa visita, eles logo aprenderão que a mentira é a maneira mais fácil para sair-se bem de alguma dificuldade, até mesmo para encobrir os próprios erros. Assim, você poderá estragar a formação do caráter deles.

JOVEM PAI:  Que o Senhor me livre de contribuir para a má formação de meus filhos. Quero educá-los nos Seus santos caminhos.

PASTOR:  Pois os ensine, desde os mais tenros anos, a amar a casa do Senhor. Aqui, eles receberão preciosos ensinamentos da Palavra de Deus e terão um convívio sadio.

MÃE:  Certo domingo, pela manhã, você disse aos seus filhos: “vão à igreja, meus filhos, hoje é domingo”. Mas você mesmo não foi!

MENINA:  Eu fui sozinha com meu irmão. Fiquei muito triste!

MENINO:  Por que você não foi, papai?

JOVEM PAI:  Ora, meu filho! Nem sei...

PAI EXPERIENTE:  Você, jovem pai, deve dizer:”Vamos à igreja” e ir com eles. O exemplo é a lição mais eficiente. Somente palavras e teorias os cansarão.

JOVEM PAI:  Ensina-me, Senhor, a sentir como Davi quando exclamou:”Alegrei-me quando me disseram:Vamos à casa do Senhor”. Que eu possa transmitir essa alegria aos meus filhos.

PAI EXPERIENTE:  Lembro-lhe, também, Jovem Pai que, tanto quanto possível, seja companheiro deles, não apenas nas horas de lazer, mas em todas as circunstâncias da vida, aconselhando-os com amor. É verdade que seus filhos terão amiguinhos que lhes serão companhia agradável e alegre. Ninguém, todavia, o substituirá junto deles. Seus filhos lhe sentirão a falta e se queixarão.
Escute as queixas deles agora mesmo:

MENINA:  Por que você, papai, não conversa comigo?

MENINO:  Por que você não me leva a passear nos feriados?

PASTOR:  Se você não for o companheiro e o conselheiro dos seus filhos, eles também não o procurarão quando ingressar na vida. Buscarão os amigos que lhes estenderem a mão quando se sentirem sozinhos. E o que essas pessoas aconselharão?

TODOS:  Como é grande a sua responsabilidade Jovem Pai?

JOVEM PAI:  Direi como o rei Salomão:”Dize à sabedoria: tu és a minha irmã e à prudência chama tua parenta”. Rogo a Deus que me faça sábio e prudente para poder dar sólida educação cristã a meus filhos.

PASTOR:  Que seja esse o propósito de todo pai cristão.

TODOS:  Sim, Senhor. Que assim seja!

 

Datas: 
Estilos: 
Diversos: