BASES DE ILUMINAÇÃO

Versão para impressão
Geral Frontal Batida Geral Frontal Cruzada Geral Frontal Mista Geral de Contra Batida Colorida Geral Composta Batida

Geral Frontal Batida

Geral Frontal Cruzada

Geral Frontal Mista

Geral de Contra Batida Colorida

Geral Composta Batida

Produz linhas de expressão uniformes e aproxima os atores e elementos de cena do público, porém tira um pouco da profundidade de palco e algumas nuances das expressões faciais.

Aumenta a profundidade do palco e evidencia as linhas de expressão. Para que o ator pareça mais próximo do público, porém, ele precisa estar na boca de cena (procênio).

 

Dá volume a cenografia sem grande perda das linhas de expressão do ator. Mais indicada para espetáculos sem mudança de planos cenográficos, pois as luzes que compõem a geral  trabalham juntas.

As bases de luz em contra são indicadas para dar mais brilho as cenas, enchendo o palco de luz e atenuando as sombras duras das luzes frontais. Podem ser coloridas, dando atmosfera de noite, entardecer, ou sensações emocionais até. Podem ser brancas, emprestando uma linha brilhante em recorte em volta dos atores, eliminando as sombras projetadas dos spots frontais. Precisa-se tomar cuidado para não "vazar" luz para a platéia, ferindo os olhos principalmente de quem está nas primeiras fileiras

As luzes frontais na direita e esquerda, podem ser usadas separadamente, iluminando "meio palco", ou parte dele, possibilitando recortes de planos cênicos. Também podem ser usadas em resistência para evidenciar uma cena, enquanto outra aguarda progressão dramática.

 

Caso seja necessária mudanças de planos cenográficos (lado direito, esquerdo), em alguns casos, será necessária uma segunda base de luz geral, nem sempre disponível.

Quando se trabalha com mais de uma geral, é recomendável que sejam previamente programadas no máster, afim de poder acendê-las em um único botão, se possível, inclusive, programando bases com focos e composições mais complexas, evitando "riscar" a luz durante a apresentação.

 

O ângulo dos spots ligth acima, em relação ao palco, geralmente é de 45°. Porém, isto vai depender do pé diretor do teatro, da distância entre o procênio e a barra de iluminação, e dos ajustes para cada situação, a fim de iluminar as cenas de um determinado espetáculo.

 

Imagem Principal: